sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mais uma entrada de verão: bruschettas de figos, queijo da ilha e nozes


Todos os anos, a mesma alegria quando chegam os figos. O primeiro foi mesmo ao pé da figueira, descascado à mão. Não há nenhum que saiba como aquele primeiro figo do ano. Talvez seja a sazonalidade deste fruto que o torna tão especial. Maçãs, peras, bananas, há-as todo o ano. Figos, não. Só mesmo nestes dias quentes do fim do verão.
Depois de um dia de trabalho, não apetece muito ir aos figos, confesso. Mas quando penso na figueira carregadinha de bonitos exemplares pingo de mel, a preguiça dá lugar ao entusiasmo. É muito bom chegar a casa e dispô-los num prato, prontos a serem consumidos quando nos apetecer. E ver as caras de felicidade dos amigos quando lhos oferecemos. 
Quando a abundância é muita, faço umas experiências. Estas bruschettas foram feitas num dia em que fui aos figos, com o meu pai, depois do trabalho. A seguir, passei no talho de sempre e comprei carne e ovos frescos. Mais um daqueles jantares simples, de verão, em que os ingredientes fazem tudo. Sobre a ilha da cozinha, havia pão caseiro e queijo de S. Jorge, daquele bem picante. Achei que ficaria bem com o doce dos figos. 

Juntei os ingredientes do seguinte modo:
Num tabuleiro, dispus fatias de pão e levei-as ao forno, a tostar ligeiramente.  Retirei-as do forno, e perfumei-as com um dente de alho (é só cortar o dente ao meio e esfregá-lo contra o pão). Cobri cada fatia com queijo da ilha, cortado fino e, sobre este, fatias de figo. Juntei umas nozes, picadas de forma grosseira, e temperei com flor de sal. Levei ao forno até o queijo derreter e servi. Simples, não?



12 comentários:

  1. Gosto tanto de figos, é a minha fruta preferida! Gosto tanto que na hora ee os comer vao sempre simples. Bem que quero experimentar alguns doce ou salgados mas nao.consigo resistir a eles frescos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre comento - na verdade, quase nunca - mas este é um dos meus blogs favoritos.
      Achei a ideia fabulosa!
      Bom fim de semana.
      Beijo da Nina

      Eliminar
    2. Cozinha100segredos, também gosto muito. E simples também é a minha forma preferida. Mas quando há muitos, dá para umas extravagâncias :)

      Um beijinho

      Nina,

      Muito obrigada pelas suas palavras simpáticas :) Também não comento muito, mas também gosto muito de a visitar. Gostei especialmente de viajar consigo pela Europa e agora pelo Norte de Portugal ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Adoro bruschettas. Excelente aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/bolo-de-leite-condensado-e-licor-de.html

    ResponderEliminar
  3. Bem fácil e parece ser delicioso.

    Pinta

    ResponderEliminar
  4. Que saborosa combinação. E que saudades dos figos pingo de mel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto, Ana. Dos meus preferidos. E a visão do "pingo" a escorrer é maravilhosa ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.