domingo, 23 de agosto de 2015

Dois petiscos de verão

É muito bom, o verão nesta terra. Mesmo quando as férias acabaram e se regressou ao trabalho. Nos dias grandes, parece caber tudo o que lhes quisermos juntar. Não perdemos horas no trânsito caótico e não chegamos a casa irritados, a pensar que o tempo se esgotou. Mesmo que nos acompanhe alguma irritação, é mais fácil afugentá-la em dias de sol. Aqui, aproveitamos o verão. Cada um à sua maneira. Há os que saem do trabalho e correm para as touradas. Há os outros, para quem o verão é praia e esplanadas. E há quem prefira vir para casa já a pensar na preparação do jantar.  Flores do jardim, guardanapos e louça colorida. Não é preciso muito, no verão. Uns petiscos, uns grelhados e uma salada. Vinho branco fresquinho e o festim está completo. O resultado é quase sempre o mesmo: jantares que se prolongam pelo serão, entre gargalhadas e os cânticos dos grilos, que este ano perderam a timidez e resolveram cantar mesmo ao pé de nós. No dia seguinte, custa um bocadinho acordar, mas vale a pena.





Azeitonas temperadas
com alho, tomilho e louro

Num saco de plástico, coloca-se 200 g de azeitonas pretas, de boa qualidade, 1 folha de louro, cortada em pedacinhos, 6 dentes de alho, fatiados, tomilho fresco, a gosto, e 5 colheres (de sopa) de azeite. Tempera-se com sal e pimenta, agita-se o saco e deixa-se marinar algumas horas (fiz as minhas na véspera).




A receita das lapas está aqui, escrita pela minha amiga Maria. Costumo servir as minhas regadas com umas gotinhas de sumo de limão, pão de trigo e vinho branco.



6 comentários:

  1. As belas das Lapas! E as azeitonas tambem sabem bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão boas, as nossas lapas. E umas azeitonas temperadas são sempre uma opção muito de verão.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Não conhecia lapas! Acabei de aprender aqui. Estou curiosa quanto ao sabor. Vou procurar se tem aqui no Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.