domingo, 1 de março de 2015

Março

Gosto muito desta época. Pelos dias maiores, que se esticam pela tarde dentro. Pelo céu, que cada vez é mais azul. Pelas flores que tomam conta das estradas e dos jardins. Pela natureza que se renova.
Esta manhã, uma caminhada à beira-mar. As pessoas, saudosas de primavera, sairam das tocas. Pais a passear bebés, casais a passear cães, grupos de surfistas a apanhar ondas, um grupo de reformadas a comentar os surfistas que apanhavam ondas. Gatos a espreguiçar-se ao sol. 
Uma energia boa numa ilha toldada pela incerteza, esta manhã. Não levei câmara, pois o objetivo era fazer exercício, não fotografar. Mas não resisti. O mesmo aparelho que me deu música tirou as fotos. O meu marido ainda refilou por eu estar sempre a parar. Depois de cada disparo, uma corrida para o apanhar. 






Depois do almoço, uma visita ao pomar do meu pai. O limoeiro, carregado, esperava por nós. O resultado foram três cestos de limões bem amarelinhos e uma ou outra picadela das urtigas. 



Ao chegar a casa, fui à minha horta, semi-abandonada, ver o que havia. No meio das ervas daninhas, descobri alfaces, de alguma semente perdida desde o verão passado, e um cantinho de espinafres. Estas descobertas soam-me sempre a milagre. Colhi cenouras e erva-limão. Acendemos a lareira, que as  noites ainda são frias. E fiz uma sopa de inspiração tailandesa para o meu jantar. Uma sopa bem perfumada, que conforta só de olhar. 







Sopa de camarão e cogumelos shiitake


Ingredientes para duas doses generosas:
1 talo de erva-limão, sem as camadas exteriores, picado
1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm), picado
1/2 malagueta, picada
2 spring onions, picadas 
3 colheres (de sopa) de azeite
3 colheres (de sopa) de molho de peixe tailandês
1,5 l de água
1/2 chávena de miolo de camarão
1 chávena de cogumelos shiitake frescos
noodles de arroz
sal
1 ramo de coentros 

Num tacho, fazer um refogado com as spring onions, a malagueta, a erva-limão, o gengibre e o azeite. Acrescentar a água e o molho de peixe e deixar ferver. Adicionar o miolo de camarão e os cogumelos, temperar com sal (não se deve colocar muito, uma vez que o molho de peixe é salgado) e deixar ferver cerca de 5 minutos. 
Entretanto, cozer os noodles, segundo as instruções da embalagem. Se necessário, juntar mais sal ou molho de peixe. Dividir a massa pelas tigelas e cobri-la com o caldo. Polvilhar com coentros, picados, e servir.

Deixo-vos uma das músicas que me acompanharam esta manhã, daquelas que dão vontade de correr.


8 comentários:

  1. Querida Ilídia!
    Que dia delicioso... As imagens me dão uma noção dele,lindas,e um texto tão delicioso quanto,a ponto de me permitir quase acompanhar vocês. ... E o limoeiro,carregadinho,o tom amarelo ouro a anunciar a nova estação, encheu-me os olhos! Diante tudo isso,só nos resta agradecer por tantas bênçãos. ..
    A receita me parece deliciosa,mas ao contrário de vocês, por aqui o calor anda tinindo...Vou esperar o outono,que adoro,para experimentar essa delícia, depois conto como me saí...
    Um Março muito feliz e abençoado para vocês, beijinhos para o Manel e para ti,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.

      Foi um domingo mesmo bom :) O tempo esteve lindo e a primavera já se fez notar. Daqueles dias de carregar energias para a semana. Resultou. Está a chegar ao fim e sinto-me mesmo bem, apesar de estar a ser uma semana cheia.
      Quando o tempo arrefecer, não deixe de experimentar a sopa. Muito reconfortante, cheia de aromas ricos.
      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. O mês de Março tem mesmo aquele quê de renovação. Impossível ficar indiferente à maneira como a Natureza nos recorda esse dado. Este fim-de-semana senti isso. E foi de repente, por me ter apercebido que os jacintos e os narcisos do meu jardim já tinham despertado do Inverno. É assim que eu sei que é Março. Há o calendário e todos os outros factores exteriores, mas aquelas flores dizem que é Março. E eu gosto bem disso:)

    Um beijo para ti, que também partilhas dessa e de outras alegrias ditas pequenas.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui está tudo tão bonito :) Flores por todo o lado. Mesmo nas bermas das estradas. Também já vi os teus narcisos e os teus jacintos, as tuas flores da primavera. Lindos, lindos! Estas coisas fazem-nos bem. Também nós ficamos mais floridas :)

      Um beijo,

      Ilídia

      PS: Temos de falar um dia destes. Já tenho saudades :)

      Eliminar
  3. Olá Ilídia,

    Hoje, finalmente, permiti-me ter um bocadinho de tempo para expressar o que senti ao ler o seu post.

    Acho que deve ter passado um mês sem eu dar sinal de vida. Tenho estado a trabalhar por dois, literalmente. Há uma colega que está grávida e já foi para casa.

    O seu post fez-me bem. Recorda que em tudo na Vida há ciclos. Hibernação e renovação. Inverno e Primavera. Bom e mau.

    Também neste mês que passou houve disso: stress, muito trabalho e, pelo meio, 4 dias no paraíso.

    Quis dar-lhe conta da nossa estadia no Monte de Santa Catarina. Aqui, não por e-mail.

    Para poder ser lido por quem segue o blogue.

    Porque ficamos simplesmente encantados! O monte é muito bonito, as pessoas são muito simpáticas ( a Susana lembrou-se logo da senhora do blogue!) e o serviço mesmo o que estávamos a precisar: simples e genuíno.

    Também gostamos do passeio. Não conhecia aquela parte do Alentejo e adorei. Descobrimos o projecto "Dark Sky". No domingo passado, no jornal da manhã no Canal 1, foi notícia uma exposição que está no Planetário em Lisboa, de fotografias do céu da zona do Alqueva, no âmbito desse projecto.

    Espero ter conseguido transmitir a ideia de que gostamos muito! Vale a pena conhecer o que é nosso.

    Ontem, enviei um encomenda. Só um mimo para agradecer a sua atenção. Tem dois produtos lá da zona e um daqui, algarvio. Espero que goste (m).

    Diga-me depois, por favor, se recebeu.

    Um beijo do Algarve,

    Sandra Martins

    PS - Que saudades que eu já tinha de "conversar" consigo, aqui neste cantinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Já me tinha perguntado se sempre teria ido ao Alqueva. Ainda bem que sim e que gostou do Monte. Muito especiais, aquele lugar e aquelas pessoas. Comeu o bolo de azeite da Susana? Uma delícia.
      Vi no Expresso qualquer coisa sobre o "Dark Sky". E deram um passeio no barco do Tiago Kalisvaart, presumo. Acho que é incontornável :)

      Obrigada pela visita, Sandra. Não tem nada que agradecer. Fico feliz que a minha partilha vos tenha proporcionado dias bons. E sim, quando receber a encomenda, informo-a. Muito obrigada :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Ao ler-te pensei exactamente o mesmo, os dias começam a estar maiores, mais azuis, mas flores, mais boas energias no ar, e isso sabe tão bem!
    À noite ainda sabe bem a lareira acesa sim, não digo não a isso, mas digo sim a essa sopa bem exótica! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem-nos tão bem estes dias, não é? Eu ando mais bem disposta. Os dias maiores permitem-nos fazer mais coisas, depois do trabalho. E há as flores. E como eu gosto de flores :) E de lareiras acesas :) O melhor das duas estações, em março :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.