quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

É Natal!

Para mim, é este o dia mais bonito. Com todos os clichés de postais de Natal. Luzes a piscar, família à mesa, doces calóricos, músicas quentinhas, velas pela casa, lareira acesa e cheiro a especiarias. Acho que só me falta a camisola garrida com renas e flocos de neve. É assim que vivo o meu Natal. Com as coisas e as pessoas que me são certas. As presentes e as memórias das que já não estão cá, que, nestes dias, estão mais vivas do que nunca. 
Ontem, a tarde foi passada na cozinha, a fazer doces. A juntar aos de sempre, a primeira experiência de pudim Abade de Priscos, esta receita da Mar. Daqui a pouco, farei a aletria do meu marido. É a única coisa que me pede, do Natal dele. E, mais uma vez, teremos uma mesa que mistura a Terceira, o Norte de Portugal e uma ou outra influência das Américas, ou não tivesse eu crescido ao lado da Base das Lajes. 
Apesar da azáfama própria do dia, não podia deixar de vir aqui desejar um Natal muito feliz a todos quantos me leem e deixar a receita de um chutney bem natalício, do último livro da Nigella Lawson.

Um feliz Natal, junto das pessoas que vos são mais queridas. 

Agora, a receita:

Chutney de figos e azeitonas
(Ligeiramente adaptado de Nigellissima, de Nigella Lawson)





Ingredientes:
325 g de figos secos, macios, cortados em quartos
220 g de azeitonas pretas, descaroçadas (usei em vácuo), cortadas em pedaços
100 g de açúcar mascavado escuro
1 colher (de chá) de sementes de funcho
1 colher (de chá) de canela em pó
uma pitada de cravinho em pó
60 g de marsala (substituí por vinho do Porto)
150 ml de vinagre de vinho tinto
100 ml de água

A preparação não podia ser mais simples: colocar todos os ingredientes numa panelinha com 17-18 cm de diâmetro, deixar levantar fervura e, quando começar a ferver, colocar a tampa, baixar o lume e deixar cozer mais 15 minutos. 
Retirar do lume, destapar e deixar arrefecer durante cerca de 5 minutos. Deitar na trituradora e triturar até ficar bem picado (omiti este passo, uma vez que cortei os figos e as azeitonas antes de irem ao lume). Deitar o chutney em frascos limpos e quentes, deixar arrefecer cerca de 3 horas e levar ao frigorífico.

NB: Segundo a autora, este chutney não se conserva muito tempo, por isso, parece-me perfeito para fazer nesta altura, quando há muita gente com quem o partilhar.



5 comentários:

  1. Feliz Natal para ti e família. Lindas fotos. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida.

      Continuação de boas festas :)

      Beijinhos,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Partilho do espírito. É, realmente, o dia mais encantador. A noite. Já reparaste que a noite de Natal é a mais silenciosa de todas?

    Já falámos hoje. Muito, como de costume:) Mas já te disse que fiquei bem feliz por teres feito esse pudim tão especial. E também já te disse que fiquei com raiva ao meu homem por ele ter comido quase todas as queijadas maravilhosas feitas pela tua amiga Lídia. Gosto dele na mesma, mas fiquei-lhe com aquela raiva:) Obrigada outra vez.

    Um Natal assim como tu gostas, querida Ilídia.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde manhã que paira no ar uma doçura especial. Os preparativos para a grande noite sabem-se sempre muito bem. E sim, gosto muito da noite. Do silêncio de depois da festa, quando o Manel já dorme e só resta o silêncio e os papéis de embrulho :)
      O pudim ficou mesmo bom. Tenho as fotos e aparecerá por aqui um destes dias. Não fiques com raiva ao teu homem. Não vale a pena, por causa de umas queijadas ;)

      Um beijo e continuação de boas festas.

      Ilídia

      Eliminar
  3. Festas felizes Ilíada! Um dia faço-te uma visita!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.