sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Depois da festa

Estes dias são de descanso. Os filmes de sempre, que o Manel vê pela primeira vez. Gargalhadas com as quedas aparatosas dos ladrões do Sozinho em Casa, silêncio comovido quando o E.T. se despede do Elliot, muitas perguntas enquanto vê O Príncipe do Egipto. Mantas e meias de lã. Brinquedos pela casa. Lareira acesa. Gatos que ronronam, com uma preguiça condizente com a dos donos. Na mesa, ainda há doces. Bolo Meia Idade e Donas Amélias. No frigorífico, muitos restos da consoada, que serão aproveitados nos próximos dias. 
Cansada dos excessos das festas, apeteceu-me comida fresca. Uma busca pelo google levou-me a esta salada exótica, feita com restos de peru da consoada. E agora, pretendo intercalar filmes, leitura, mimos e quem sabe uma sesta. Continuação de festas felizes.

Salada vietnamita de peru 
(Ligeiramente adaptada daqui)



Ingredientes para 3-4 pessoas:
2 chávenas de peru, às lascas
150 g de noodles de arroz
1 cenoura pequena, cortada em tiras, com o descascador
1/2 pimento vermelho, cortado em tiras
1/2 cebola roxa, cortada em meias luas muito finas
1 chávena de rebentos de soja
1 chávena de folhas de coentros e/ou hortelã (usei apenas coentros)
2 colheres (de sopa) de sementes de sésamo, tostadas


Para o molho vietnamita:
1/4 chávena de molho sweet chilli
1/8 de chávena de vinagre de arroz (ou de vinho branco)
1 colher (de sopa) de molho de peixe tailandês
raspa de 1 limão (ou lima)
1 colher (de sopa) de sumo de limão (ou lima)
1/4 colher (de sopa) de 5 especiarias (como não tinha, usei uma pitada de canela, uma de cravinho em pó e uma de sementes de funcho)
sal e pimenta preta a gosto

Colocar o peru numa tigela grande.
Fazer o molho vietnamita, colocando todos os ingredientes num frasco e agitando bem. 
Verter metade do molho sobre o peru.
Cozer os noodles, de acordo com as instruções do pacote. Escorrê-los, misturá-los com o peru, bem como os outros ingredientes e o molho restante. Servir de imediato.



6 comentários:

  1. Adorei esta tua hipótese pós-Natal. Mesmo. Sabes que este ano, aquilo que me apetecia incompreensivelmente, no dia depois, era um caril? Vá-se lá perceber. Mas sim. Acabei por satisfazer essa vontade de exotismo em Lisboa, no fim-de-semana.

    Os rituais de Natal de cada família são-me sempre muito. Esses filmes. As memórias associadas. A vida é mesmo um fósforo. Não tarda nada, os nossos filhos são adolescentes, com aquele ar vagamente entediado dos adolescentes. Durante algum tempo, negarão estas coisas todas, muito provavelmente. Mas passa-lhes:)

    Dias felizes.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje fiz outra salada, com as sobras do fiambre. Percebo o teu desejo de exotismo. Depois de dias de comida tradicional portuguesa, como a que comemos no Natal, apetece pratos de outras paragens. Ainda bem que pudeste satisfazer o teu desejo.

      Adoro os rituais de Natal. Depois de muitos anos, rever estes filmes, com o Manel, que os vê pela primeira vez, tem um sabor especial. E, tal como tu, de vez em quando lembro-me que dentro de alguns anos ele não vai querer passar os serões com a mãe, enroscado numa manta, a ver filmes. Por isso, há que aproveitar :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Olá Ilídia!

    Com a azáfama do Natal e a minha falta de assiduidade por estes dias não tive oportunidade de lhe desejar um Feliz Natal.

    Espero que tenha corrido tudo bem, cheio daquele calor reconfortante e magia que existe quando se

    junta toda a família!

    O comentário também é para dizer que isto da Internet e da partilha é uma coisa engraçada!

    Na minha mesa de Natal (na casa da minha irmã mais velha) houve bombons de farinheira e requeijão, partilhados pela Ilídia da Ilha Terceira!

    Um beijo do Algarve e votos de boa semana!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Pelos Açores, o Natal foi muito bom, no quentinho da casa, com a família reunida :) Espero que o seu também tenha sido especial. Fico feliz por os "meus" bombons terem estado presentes numa mesa do Algarve. Os blogues têm destas coisas. Na minha mesa, tive o Abade de Priscos da Mar. Trocas virtuais que acabam por ser bem reais :)

      Continuação de uma boa semana.

      Um beijo dos Açores,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Querida Ilídia,
    o teu programa para estes dias é ivejável (também quero). E a tua comidinha também. Mas por aqui não há sobras de perú para replicar a receita. Terei de improvisar porque fiquei a salivar com esses sabores asiáticos que tanto aprecio.
    Uma semana boa para ti com os teus.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida.

      Este programa já acabou, infelizmente. Regressei hoje ao trabalho. Foi apenas uma semaninha. Queria mais... Mas as saladas mantêm-se. Ainda hoje jantei outra, menos exótica, mas também bem saborosa.

      Uma boa semana para ti também.

      Um abraço,

      Ilídia

      PS: Vamos ver se falamos ainda em 2014 ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.