sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Sexta-feira. Memórias. E uma tarte salgada.

Sexta-feira à noite. Acabámos de jantar. O meu marido arruma a cozinha. Eu e o Manel fazemos o bolo do fim de semana. Estava pedido deste a semana passada. Bolo vegan, mãe! Tenho saudades! E hoje, quase no fim de um dia de trabalho, pensei naquele bolo. E no momento em que estaria, finalmente, em casa, com eles. Já estou. O bolo está no forno. E ele está aqui, ao meu lado, a lamber a espátula. E eu penso que é destes pedaços de vida que são feitas as memórias. E que daqui a uns anos, quando o meu Manel de agora seis anos for um homem, há de lembrar-se de estar na cozinha, com a mãe e o pai, a fazer bolo de chocolate, ao som desta música, e de, com a cara lambuzada, lamber a espátula suja de creme de chocolate e dizer, feliz, Tão bom!

A receita do jantar foi esta. E o acompanhamento foi esta tarte tatin de tomate cereja, uma receita de um dos blogues mais inspiradores que conheço.

Tarte tatin de tomate cereja


Ingredientes:


600 g de tomate cereja (ou o suficiente para preencher a tarteira)
1 rolo de massa folhada
2 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (de sopa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 colheres (de chá) de orégãos
Tomilho fresco q.b.


Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200 graus.
Numa frigideira larga, derreter a manteiga e o açúcar. Quando começarem a caramelizar, juntar os tomates e deixar cozinhar 5 a 8 minutos. Polvilhar com orégãos e uma colher de açúcar. Temperar com sal e pimenta. Juntar o vinagre balsâmico e deixar reduzir cerca de 2 minutos. Colicar os tomates numa tarteira. Cobri-los com a massa folhada, aconchegando-a. 
Levar a tarte ao forno e deixá-la cozer 25 minutos ou até a massa folhada estar dourada. Findo esse tempo, retirá-la do forno e deixá-la descansar 5 minutos. Virá-la para um prato e guarnecê-la com folhas de tomilho. 


15 comentários:

  1. Ilidia,momentos com estes aquecem nossos corações e ficam para sempre em nossa memoria,fazendo os momentos futuros mais doces e felizes. Aproveita,querida,cada minutinho com o teu Manel,passa tão rapido e logo,logo estara mesmo um lindo rapaz a te encher de mais alegrias.
    A tarte ficou linda! Tenham um lindo e feliz final de semana,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Kátia. Principalmente quando diz "fazendo futuros mais doces e felizes". Tento aproveitar, sim. Apesar de ter uma vida muito ocupada, faço questão de aproveitar bem os momentos que passamos juntos.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Sabe mesmo bem ler-te, com estas coisas da vida que são o que nos enchem os dias de alegria.
    E que criam memórias, boas e de ternura. É um gosto ler o que escreves sempre.
    Um beijinho e adoro essa tarte ainda com tomatinhos da horta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida :) São estes momentos que nos dão alento nos dias em que as coisas estão mais cinzentas. Antecipar momentos como este animam-nos e dão-nos força para continuar.
      Foram os últimos tomates da horta da minha cunhada. Os da minha há muito que acabaram.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Olá Ilídia,
    A minha cozinha também tem sido cada vez mais assim, com elas a colaborar! E sabe bem. E sim, acho que quando fores crescidas terão boas memórias deste pedaços de tempo.
    Também segues o manger? Adoro. Acho que não queria viver numa casa tão rústica, mas adoro a hstória daquela família, as fotos, as receitas, os cenários...
    Abraço de bom fim de semana,
    guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe muito bem. Tanto os momentos na cozinha como a tal certeza de que estamos a ajudá-los a construir as tais memórias que os ajudarão a ser pessoas melhores.
      Gosto muito do "Manger". Fico sempre sem saber se estou a ver um blogue de comida ou uma produção fotográfica da Vogue :) Tudo ali é lindo. Acho que também não viveria numa casa tão rústica, mas que resulta nas fotos, resulta :)

      Um beijo para ti também. E boa semana.

      Ilídia

      Eliminar
  4. Muito assim. Eles ficarão com estes fragmentos, tal como nós ficámos com os nossos. Não consigo beber café quente de cafeteira sem me lembrar de uma bisavó amorosa que era aquilo que nenhuma das minhas avós foi: afectuosa.

    Muito lindo, esse blog. Estive a ler e perdi-me um bocadinho. Mas encontrei-me logo a seguir, que a realidade de mulheres como nós chamou-me. O meu filho esteve doente a semana inteira. Já passou, felizmente. E sim, fiz coisas de comer carinhosas. As preferidas dele, para ficar feliz.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que também tenho memórias da cafeteira de café de esmalte azul da minha avó? Das duas, a minha avó materna era a afetuosa. Muito. Com o Manel na primária, a aprender a escrever letras, lembro-me tanto dela! Muitas vezes, era ela a orientar-me nos trabalhos de casa. Tenho saudades.
      O blogue é lindo, não é? Aquelas produções fotográficas são tão perfeitas!
      Ainda bem que o António está melhor. Essas mazelas deles custam-nos tanto! E as comidas carinhosas são a melhor forma de os mimarmos nesses momentos. E resultam sempre.

      Um beijo de boa semana,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Comentei a referência deste blog lá na minha Festa. Gostei mesmo de o descobrir. Que bom que há mais memórias construídas de vós os 3. Um beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobri-o há algum tempo, através da Ondina, do Coentros e Rabanetes. E nunca mais o larguei. Recentemente, a autora publicou um livro. Deve ser igualmente lindo.

      Memórias de coisas simples que, no fundo, são as melhores ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Olá Ilídia,

    Que coincidência!

    Esta manhã andava justamente a pensar que tenho que passar uma tarde com os meus afilhados a fazer um bolo ou bolachas.

    São gémeos, um rapaz e uma rapariga e têm oito anos.

    Construir memórias, sem dúvida! E na cozinha que eu gosto tanto!

    O meu maior orgulho é chegar e eles me perguntarem: "o que é que vamos fazer hoje, madrinha?".

    Também gosto muito de coisas rústicas, por isso gostei do blogue. É fácil perder a noção do tempo...

    Um beijinho do Algarve e votos de uma boa semana,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, acho que esta vontade de cozinha, e, principalmente, de bolos e bolachas, tem muito a ver com o outono. É uma estação que convida a este recolhimento e a estas tarefas caseiras. E sim, as memórias ligadas à cozinha são as melhores. Há cheiros e sabores que ficam para sempre.


      Um beijo para o Algarve,

      Ilídia

      Eliminar
  7. Ambas somos fãs da Mimi... ai ai, uma verdadeira inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não é? Acho que não é possível ficar indiferente àquele blogue e àquela família :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  8. UAU ficou linda e apetitosa a sua tarte!!! Também tenho um blog de comidinhas, quando puder apareça!!! Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.