segunda-feira, 11 de agosto de 2014

De volta

De volta à ilha. De volta à escola. De volta a casa.
Depois de três semanas de descanso, regressei. E sabe bem regressar. E é bom quando sabe bem regressar. É sinal de que se está bem com a vida de sempre, a de todos os dias. Não sou de chegar de umas férias a sonhar com as próximas. Nada de andar trezentos e tal dias a suspirar por meia dúzia deles. Sou mais de aproveitar estes e os outros. De maneiras diferentes, igualmente saborosas. E, sinceramente, nem sei o que me sabe melhor: ir ou voltar. Ir e voltar. Gosto tanto de um verbo como do outro. 
Voltei às coisas de sempre, às pessoas de sempre, aos meus animais, à minha horta, à minha cozinha, aos jantares no jardim, a ver as silhuetas das vacas no alto do Pico do Capitão. E voltei aqui, que já tinha saudades. E é bom ter saudades. É sinal de que se gosta.






Deste restaurante, trouxe um livro que me permitirá prolongar um bocadinho estes dias no Alentejo. Hoje, deixo um molho para  churrasco, simples e muito saboroso, ingredientes principais da gastronomia daquela região.



Molho barbecue 
(Adaptado de Saborear Azeite Dom Borba, Tiago Kalisuaart, Caminho das Palavras)

Ingredientes:
1 kg de carne de porco preto (secretos, plumas...) - não tinha porco preto; usei costeletas do cachaço (de porco rosado, creio :)
1 colher (de sopa) de massa de alho
1 colher (de sopa) de massa de pimentão
1 dl de óleo
sumo de duas laranjas
sal e pimenta preta
1 folha de louro

Depois de bem arranjada, grelhar a carne com sal na brasa, até ficar bem passada. À medida que vai grelhando, pincelar a carne com o molho barbecue, preparado previamente. Basta juntar numa tigela todos os ingredientes e obter-se-á o molho.

(No livro, esta receita é acompanhada com migas, regadas com muito azeite Borba. No entanto, depois dos excessos próprios das férias, resolvi acompanhar a nossa carne com salada de tomate e arroz de espinafres. A receita das migas terá de ficar para outra ocasião :)

6 comentários:

  1. Estou contigo, também gosto tanto de ir como de voltar. E gosto muito de estar e aproveitar os dias conforme são :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é essa a receita, Ondina. Aproveitar o que está ao nosso alcance. Todos os dias :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Eu sou como tu, gosto de ir, mas adoro voltar :)
    Neste momento sinto que preciso de férias, ando cansada, mas mesmo que não vá, fico bem onde estou, com o mar à beira e dias de preguiçar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não entro em desespero se fico por casa. Sabe bem mudar de ares, claro, conhecer lugares novos e viver novas experiências. Mas férias por casa também sabem bem, se as soubermos aproveitar. Passei as férias do ano passado na Terceira e gostei. Fui turista na minha própria terra :) Há sempre tanto a descobrir no sítio onde moramos.

      Umas boas férias, na Figueira ou fora dela :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Bem-vinda de volta:) muito lindas, as tuas imagens. E com luzes de contos de fadas e tudo. Como ficam bem, aí na tua ilha. Dias bons, Ilídia!

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As férias fizeram-me muito bem. E sabes, fiquei cheia de saudades do blogue. Andava cansada e a precisar de férias dele também :)
      São lindas as luzes, não? Encontrei-as no ebay e apoderei-me logo. Parecem physalis :)

      Continuação de dias felizes.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.