quarta-feira, 14 de maio de 2014

De tarde

Enquanto sujo as mãos no canteiro das cenouras, limpo a cabeça. Depois do jantar, um bocadinho de terapia, ao entardecer. O cheiro da terra molhada pela chuva da véspera. O ruído da enxada do meu pai, no canteiro da batata-doce. A pintar o céu, o papagaio do Manel. Ouço, ao longe, as suas exclamações entusiásticas: Vê, avô, como está alto! Quase noite, recolho-me. Antes, apanho um molho de espinafres, para o jantar do dia seguinte, e folhas de acelgas, para o Serafim. E entro em casa, suja e feliz.

 

 Conchiglione com espinafres e três queijos

Ingredientes:
250 g de conchiglione
300 g de folhas de espinafres
340 g de requeijão 
50 g de queijo roquefort
50 g de queijo parmesão
sal, pimenta e noz moscada

Para o molho de tomate:
2 latas pequenas de tomate pelado
4 dentes de alho
3 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de cá) de açúcar
sal, pimenta e orégãos
Preparação:
Escaldei os espinafres, em água a ferver (deixei-os ficar na água alguns minutos, até amolecerem, e depois passei-os por água fria, para parar a cozedura). Aproveitei a água dos espinafres e cozi a massa al dente.
Ralei o queijo parmesão e o roquefort e misturei-os com o requeijão. Espremi os espinafres e juntei-os aos queijos. Temperei com sal, pimenta e noz moscada.
Com uma colher de chá, recheei os conchiglione e dispu-los numa assadeira. 
Depois, dediquei-me ao molho:
Piquei os alhos e levei-os ao lume com o azeite. Juntei o tomate, picado, o sal, a pimenta e o açúcar. Deixei cozinhar cerca de 10 minutos.
Espalhei o molho de tomate sobre as conchas e polvilhei com orégãos. Levei ao forno, a 200 graus, mais ou menos 10 minutos.

12 comentários:

  1. Sempre criativa e inovadora ;) Muito bom aspecto!
    Um beijo para ti.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto ;)
    Espinafres e queijo são ingredientes que combinam tão bem! Ficaram lindos nesses Conchigliones :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, mesmo! E são ingredientes saudáveis, o que é muito importante.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Que delicia! ÓTIMA RECEITA!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  4. Tu queres ver que ainda te tornas uma verdadeira camponesa!? ;)
    Gosto tanto de te ler Ilídia! Gosto mesmo! Pode ser um post por dia para animar aqui deste lado?
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tempo inteiro, não. Gosto de calçar as botas e as luvas mas não me estou a ver com essa indumentária o dia inteiro :) Só mesmo uns bocadinhos, ao fim de semana e depois do trabalho. Quanto à frequência de posts, minha querida, impossível satisfazer-te o desejo. Estes dois ou três por semana já me dão que fazer ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Gostei mesmo destas coisas associadas. Finais de tarde assim. E comida de casa. Reparei num pormenor que raramente vejo, nas receitas com espinafres. Pouco tempo. Só escaldados e depois, muita água fria. A minha mãe também me ensinou assim, que dizia que os espinafres faziam mal, se ficassem muito cozidos. Bem que o Vasco diz que a tua comida deve ser assim como a minha:) E eu também acho que sim.
    Lindo que o teu filho seja capaz de manobrar um papagaio. Eu nunca fui:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes finais de tarde têm sido frequentes. Depois deste inverno tão duro, sabem especialmente bem. Quanto aos espinafres, não gosto de os cozer muito. Um bocadinho em água, para amolecerem, e ficam prontos para o que vier a seguir. Complicar para quê? Creio que é a este espírito prático na cozinha que o Vasco se refere, não? E ao gosto por ingredientes frescos, e ao gosto por todo o ritual que envolve a preparação das refeições... No fundo, quase tudo :D
      O Manel tem uma habilidade com o papagaio que eu também nunca tive (e continuo a não ter). Consegue mantê-lo no ar com pouco vento e tudo :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.