sexta-feira, 23 de maio de 2014

Simples, saudável e saboroso

As estações quentes têm aquela alegria das refeições ao ar livre. Uma bebida fresca e um petisco entretêm enquanto a carne ou o peixe grelham e se compõe uma mesa alegre. A solução para evitar os patés calóricos que normalmente surgem nestas alturas é ter à mão alternativas saudáveis. Esta ou esta, por exemplo. Ou a que vos trago hoje, ainda a tempo de a testarem já este fim de semana :)

Baba ghanoush


Ingredientes:
2 beringelas médias
1/4 chávena de tahini
1/2 colher (de chá) de cominhos
sumo de 1 limão
1 cabeça de alho
sal e pimenta
azeite, para servir

Preparação:
Numa tigela média, misture o tahini, os cominhos e o sumo de limão. Guarde a pasta no frigorífico.
Corte as beringelas ao meio, e leve-as ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante 25 a 30 minutos, ou até estas estarem tenras. Juntamente com as beringelas, coloque uma cabeça de alho inteira, embrulhada em papel de alumínio. 
Com uma colher, retire a polpa da beringela para um robot de cozinha, junte-lhe o alho assado, descascado, e a pasta que guardou no frigorífico. Triture tudo, até obter um puré. Tempere com sal e pimenta. Regue com azeite e sirva com palitos de cenoura, aipo ou outro legume a gosto ou pedaços de pão pita.


Bom fim de semana!

9 comentários:

  1. Gosto muito desta trilogia: simples, saudável e saboroso. Às vezes, as coisas saudáveis parecem só sensaboronas. E é mesmo bom fazer o caminho contrário, nesse registo. Vou experimentar esta receita com nome exótico. Tenho é de substituir os cominhos, que o Vasco não gosta nada e identifica-os logo:)

    Um beijo grande. Um fim-de-semana feliz:)

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos últimos tempos, tenho procurado receitas assim: saborosas e pouco calóricas. E existem muitas, felizmente :) E estes patés saudáveis são muito de ter à mão para evitar os outros. Ontem, jantei em casa de amigos e "enchi-me" de hummus e palitos de cenoura. E gostei :)
      Os cominhos para o Vasco devem ser como os coentros para o Paulo ;)

      Um beijo. E uma boa semana.

      Ilídia

      Eliminar
  2. Mesmo saudável e com óptimo aspecto!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom, gosto tanto!!
    Este ano só me faltou plantar beringelas, se calhar ainda vou a tempo.
    Adoro este tipo de dip, saudável e delicioso.
    Um beijinho.
    (os teus animais como vão?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plantei beringelas ontem. De várias espécies e cores :) Já as estive a regar. Agora é fazer figas para que cresçam saudáveis :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      PS: Adotei hoje uma gatinha. Numa ida às compras, encontrei um grupo da Associação dos Amigos dos Animais da Terceira, com animais para adoção. Esta gatinha, que ainda mal tem os olhos abertos, tinha sido deixada, de manhã, num contentor de lixo. Veio connosco. Um ser muito frágil, que precisava tanto da mãe... Andamos a limpar-lhe os olhos e a alimentá-la, com muito cuidado. Espero que se safe, pobrezinha. Qualquer dia, "apresento-a" :) Os outros estão bem, felizes e comilões :)

      Eliminar
  4. Bons recursos para ter disponíveis para as refeições ao ar livre. Melhor mesmo só seria se o tempo ajudasse mais um bocadinho. Depois da chuva veio o frio... socorro!!!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje esteve um dia lindo. De primavera, mesmo. Parece que estamos com mais sorte por cá :) Deixa lá, vai chegar a vossa vez :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Adoro adoro beringela, mas nunca experimentei o paté mas à muito tempo que o ando para fazer ver se penso como usar o paté numa receita e dou asas a tua receita:)

    Grande beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.