domingo, 27 de abril de 2014

Uma tarte de queijo para o almoço de domingo

É sempre nestas alturas que me apetece sobremesas. Sempre que decido deixar os doces por um tempo, estes tornam-se, aos meus olhos, mais irresistíveis do que nunca. E dou por mim a olhar para os livros de culinária com cobiça, a ver com outros olhos programas que nunca me pareceram particularmente apelativos. Eu, que gosto muito mais de salgados do que de doces, sou invadida pela gula. 
Felizmente, mais do que comer doces, apetece-me fazê-los. Não para mim. Mas para a família e amigos. O prazer que sinto enquanto os confeciono compensa o momento em que todos os provam enquanto eu tomo café. E ver as caras de felicidade e os huns depois de cada degustação sabem (quase) tão bem como saboreá-los eu própria.
Este cheesecake foi feito para o almoço de hoje, em casa dos meus pais. E o resto serviu de lanche a uns amigos muito queridos, depois de uma tarde no parque com as crianças. Fazer os outros felizes sabe bem!

Tarte de queijo fundido 

Ingredientes:
200 g de bolacha Maria
80 g de manteiga, à temperatura ambiente
500 g de leite gordo
4 ovos
150 g de queijo fundido (em triângulos)
2 latas de leite condensado

Preparação na Bimby:
Coloque no copo as bolachas e rale 10 segundos/ velocidade 5, aumentando progressivamente até à velocidade 10. Adicione a manteiga e programe 5 segundos/ velocidade 5. Espalhe a mistura no fundo de uma forma de fundo amovível (com 26-28 cm de diâmetro), alisando a massa.
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Coloque no copo o leite e o açúcar e programe 7 minutos/ 90 graus/ velocidade 4. Adicione os ovos e programe 1 minuto/ velocidade 4. Adicione os triângulos de queijo fundido e o leite condensado e programe 1 minuto/ velocidade 5. Deite na forma sobre a base de bolacha.
Leve ao forno a 180 graus, durante 30 minutos. Verta o caramelo líquido sobre a tarte e coloque-a no forno mais 30 minutos (para verificar a cozedura, espete um palito; quando sair seco, a tarte está pronta).

Preparação sem Bimby (não testada):
Num robot de cozinha, triture as bolachas. Adicione a manteiga e triture novamente, até obter uma massa homogénea. Espalhe a mistura no fundo de uma forma de fundo amovível (com 26-28 cm de diâmetro), alisando a massa.
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Leve ao lume o leite e o açúcar até este estar dissolvido. Coloque a mistura no liquidificador, adicione os ovos e bata, numa velocidade média, até estes estarem incorporados. Junte os triângulos de queijo e o leite condensado e triture-os, até que estejam completamente desfeitos. Deite a mistura na forma, sobre a base de bolacha.
Leve ao forno a 180 graus, durante 30 minutos. Verta o caramelo líquido sobre a tarte e coloque-a no forno mais 30 minutos (para verificar a cozedura, espete um palito; quando sair seco, a tarte está pronta).

Fonte: O Melhor @ Mundo de Receitas Bimby, Vorwerk 
 

10 comentários:

  1. Estava divinal! Obrigada pelo lanche e pela companhia ;)
    Vai ao FB ver as fotos que te enviei.
    Beijos.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Obrigada nós :) As fotos estão lindas :)

    Beijos,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Tarte de queijo de forno. Sabes que uma das minhas experiências culinárias mais "tenebrosas" foi com uma tarte deste género? Ficou bem horrível e deu um trabalho de que não gosto nada de me lembrar:) Mas estive a ver (muito atentamente:) a preparação desta e parece-me que talvez dê para dar uma outra hipótese às tartes de queijo. As tuas receitas são infalíveis.

    Quanto a isso dos doces. Faz parte. Confesso que não me custa muito. Nunca consigo servir-me mais do que uma vez, das partes finais das refeições. E fico saciada com muito pouco. Como é óbvio, não recusava uma fatia desta tarte, Ilídia:) És uma resistente:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo adjetivo "infalível" :) Tento colocar no blogue aquelas receitas que me parecem possíveis de pôr em prática sem que resultem em experiências "tenebrosas" :) E esta é fácil. Experimenta.
      Também não sou daquelas pessoas que se perdem por doces. Os conventuais são aqueles a que me custa mais resistir. Há dias uma colega, tua vizinha, trouxe-me pastéis de Vouzela. Lembrei-me de ti, claro :)
      Mas resisto a doces com alguma facilidade. Provei a tarte e achei-a saborosa. Uma colher foi o suficiente :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Que engraçado, usar o queijo fundido para fazer uma tarte. Gostei da ideia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei curioso! Conhecia tartes com queijo-creme, mascarpone e queijo fresco. Com queijo fundido, nunca tinha visto :)

      Eliminar
  5. Ilídia, percebo-te bem :)
    Eu sou muito doceira e gulosa, mas confesso que me dá mais prazer folhear um livro de doces, fazer um bolo e partilhar com a família e amigos do que propriamente me deliciar sozinha com uma receita.
    Mas quando não quero comer doces, é sempre quando apetece mais!
    E esta tarte de queijo parece daquelas bem tentadoras e capaz de dar uma facadinha na dieta.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou assim tão "doceira" :) Sou muito mais de petiscos salgados antes das refeições. Enquanto cozinho, adoro ir trincando qualquer coisa. Curiosamente, quando decido cortar calorias, a vontade de doces aumenta. O fruto proibido é mesmo o mais apetecido :)
      Apesar de tudo, resisti à tarte e não dei "facadinha na dieta" :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.