terça-feira, 22 de abril de 2014

XL

Depois dos coelhos fofinhos do post anterior, um animal bem menos gracioso. Principalmente se vier em tamanho XL, como foi o caso deste. Uma lula que, antes de arranjada, pesava cerca de 2 kg e nem cabia na tábua de cozinha. Uma espécie a fazer lembrar um daqueles seres alienígenas que povoam alguns filmes americanos. 
Primeiro, pensei em recheá-la. Porém, a ideia de enfiar todo o braço dentro do bicho para lhe retirar as entranhas dissuadiu-me. Assim, cortei-a ao meio e tirei-lhe as miudezas, que de miúdas tinham pouco. Cortei-a às tiras, aproveitei os tentáculos e improvisei. E se há improvisos que não correm bem, esta mistura improvável de ingredientes, entre os quais molho de peixe tailandês e chouriço bem lusitano, resultou muito bem. Foi elogiadíssima pelos homens da casa, que até se esqueceram do ser de aparência assustadora que pouco antes jazia sobre a bancada da cozinha.


Lula XL guisada à minha moda
Ingredientes:
1,5 kg de lula, arranjada (cortada em tiras e os tentáculos em pedaços)
6 cebolas de rama (com a parte verde), cortada em rodelas (se não tiver, use uma cebola grande, picada)
6 dentes de alho, picados
4 colheres (de sopa) de azeite
1 pedaço de chouriço (com cerca de 5 cm), cortado em pedacinhos
200 g de miolo de camarão
400 ml de vinho branco
1 colher (de sopa) de molho de peixe tailandês
2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
1 colher (de sopa) de farinha
sal e pimenta q.b.
salsa

Preparação:
Refogar a cebola de rama, o chouriço, o alho e o azeite. Juntar as lulas e o miolo de camarão. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos. 
Misturar o vinho branco, o molho de peixe, a polpa de tomate e verter sobre o preparado de lulas (reservar o equivalente a uma chávena de café, misturar a farinha e adicionar ao preparado). Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar em lume brando, com o tacho tapado, até as lulas estarem tenras. 
Polvilhar com salsa e servir com arroz ou batatas cozidas (ou fritas em cubinhos, na Actifry, como foi o nosso caso) e salada.

12 comentários:

  1. Uau, que maravilha de lula mas, juro que faz um pouco de impressão, assim tão grande.
    Ainda bem que todos gostaram. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita impressão, realmente :) Mas o resultado valeu a pena.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Olá Ilídia,

    Mulher de coragem! Conseguir "domar" um bicho desse tamanho!

    E depois das calorias gastas, o acompanhamento foi uma salada? Pareceu-me ver um morango a espreitar, ao lado da lula!

    Nos meus "miminhos" para a Páscoa inclui o chutney de manga.

    Obrigada pela participação!

    Um beijo do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti-me um bocadinho corajosa, sim :) Acompanhámos com batatinhas fritas na Actifry (eu e as minhas máquinas :) e salada, com morangos e pétalas de boninas.
      Fico feliz por o "meu" chutney estar a ser disseminado por terras algarvias :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Que coisa assustadora!!!!! Nunca tinha visto uma lula gigante na minha vida, parece mesmo cena de filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que me pareceu. Uma coisa parente do "Alien" ;)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Por momentos pareceu-me regressar ao mercado de peixe de Tóquio, em que vi lulas desse tamanho, mexilhões quase da minha altura e uma ostra que parecia um Continente. Afinal não precisaria de ir tão longe para ver tamanha raridade. Corajosa ;) Eu ao vê-la acho que fugia e só aparecia para almoçar. A lula, claro ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viste as coisas boas que temos nos Açores, tão pertinho de ti? Tens de pensar numa visita em breve ;)
      Confesso que a lula também me intimidou um bocadinho, mas nada que se compare a um frango do campo com crista ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Que grande lula! Nunca vi tal coisa na minha cozinha :)
    Mas sim, rechear ia dar algum trabalho e depois era complicado ir para o tacho!
    Acho que foi um delicioso improviso.
    Um beijinho,
    e espero que a vossa Páscoa tenha sido boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a primeira vez que entrou uma na minha :) E ainda não desisti de rechear uma lula destas (se cozer no forno, o problema do tamanho fica ultrapassado :)

      Um beijo,

      Ilídia

      PS: Foi uma Páscoa doce, sim.

      Eliminar
  6. Eis uma experiência que ainda não tive:) Nem sabia que existiam lulas desse tamanho. O mar das tuas ilhas é mesmo especial. Seja como for, tive uma vontade enorme de fazer lulas guisadas. Creio que já te disse que o Vasco adora. O problema é que aqui em S. Pedro nunca consigo arranjar frescas. Só congeladas. E descongeladas. Tenho de arranjar maneira de ir ao mercado da Costa Nova este fim-de-semana, parece-me:)

    Obrigada pela partilha. E um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito especial, o nosso mar. Tens de conhecer algumas das nossas especialidades :) As lapas continuam prometidas ;)
      Agora deixaste-me a sonhar com o mercado da Costa Nova. Como gosto daquele lugar, com aquelas casinhas lindas de morrer :) Andei por lá há dois anos. Quem sabe não repito a visita este verão ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.