segunda-feira, 7 de abril de 2014

Noite de pizza

Gosto daquela azáfama que antecede uma refeição de pizza. Massa a levedar, molho de tomate a fazer, ingredientes que são picados por várias mãos que querem ajudar. Alguém enche copos de vinho, que vão circulando de mão em mão. Todos contribuem. Até o Manel quer participar. E a piada destas noites é que, como somos muitos, serão várias as pizzas, para os vários gostos. Desta vez, arrisquei e fiz uma base diferente: chutney de cebola roxa em vez do tradicional molho de tomate. Achei que a acidez das alcachofras combinaria bem com o adocicado do chutney. Às vezes, engano-me. Desta vez, tive razão. Mais dois ingredientes apenas: uns farrapos de pancetta e uma bola de mozzarella fresca. O forno fez o resto. No fim, umas fotografias rápidas, sem tempo para grandes produções, que os convivas queixavam-se de fome.

Pizza de alcachofras, pancetta e chutney de cebola roxa
Fiz a base de sempre. Sobre esta, dispus umas colheradas deste chutney, alcachofras em conserva, fatias de pancetta e uma bola de mozzarella, desfeita. Levei ao forno e servi, com um copo de vinho tinto.

 

12 comentários:

  1. Pois eu também vou ter uma noite destas:) o meu filho está sempre a lembrar-me que é mesmo importante que uma mãe faça pizza. Por isso, li bem as coisas e hei-de fazer massa para pizza e um recheio como ele gosta. Ainda hoje ouviste o repto dele, enquanto falávamos e ele espremia limões acabados de vir do jardim.

    Um beijo. Tinha saudades das tuas actualizações de informação:)

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fizeres pela primeira vez, vicias-te. É que sabe mesmo bem :) E ver as caras de felicidade, mais ainda :) E vais ver como te vai saber bem aceitar a ajuda dele. E fica bem com limonada ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      PS: Vou tentar ser mais assídua ;) Obrigada.

      Eliminar
  2. que bela pizza!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana. Gostámos muito :)

      Beijinhos,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Querida Ilídia,
    Cá em casa, quando fujo do convencional na pizza, recebo reclamações ;) Querem sempre com molho de tomate... nada de pestos e afins. Mas sabes, vou fazer uma individual para mim com os teus ingredientes! Afinal a vantagem da pizza é essa possibilidade de várias alternativas.
    Foi bom atualizar a conversa ;)
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também só inovo quando tenho convidados. Os meus rapazes gostam delas tradicionais, com molho de tomate. Experimenta esta, em versão mini, só para ti. E depois diz-me se gostaste :)
      Também gostei muito de atualizar a conversa. Tinha saudades :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Uma pizza é sempre um sucesso para uma boa refeição, bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Olha, é uma boa ideia instituir a noite da pizza cá em casa. vocês fazem todas as semana ou é só de vez em quando? Estou a pensar intercalar entre noite da pizza e noite do hamburguer, ao domingo à noite, eh eh eh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temos propriamente uma noite instituída. Acontece quando apetece ou quando há pedidos :) Não sou pessoa coisas muito programadas :) Noite do hamburguer também me parece bem. Hoje foi noite da salada (para mim, que eles comeram massa à bolonhesa :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Realmente as cozinhas ficam um bocado caóticas, nas noites de pizza ;) Esta combinação de ingredientes pareceu-me deliciosa ;) quem sabe um dia destes? um beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é um caos bom :) E se for o marido a limpar a cozinha, melhor ainda ;) Experimenta a combinação. Um contraste que correu bem :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.