domingo, 13 de abril de 2014

Flores. Ovos. Cor.

Gosto de flores. Dentro e fora de casa. Em vasos, em jarras e no jardim. Nesta altura, mais ainda. Apetece-me encher a casa de primavera. Quando saio da escola, passo no senhor Moisés, a caminho de casa. E compro um ramo colorido. Vou a um quintal muito familiar e, com a autorização do dono, colho jarros e lírios. Do meu jardim, lavanda e boninas. Gosto de chegar a casa com toda esta cor. 
Olho para a charrette que o Manel trouxe do colégio, para nos oferecer como presente de Páscoa. Parece-me perfeita para transportar um molhinho de boninas. Coloco-a na mesa. E ele fica feliz.

 



E assim se compôs uma mesa, à qual este prato de ovos deu um ar bastante pascal. 

Ovos recheados 
com atum e alcaparras


 Ingredientes: 
1 dúzia de ovos 
1 lata de atum
2 colheres (de sopa) de alcaparras, picadas
1 cebola pequena (ou cebola de rama), picada
1 raminho de salsa, picada
6 colheres (de sopa) de maionese
Umas gotas de molho inglês

Preparação:
Cozer os ovos. Cortá-los ao meio, no sentido longitudinal. Com cuidado, retirar as gemas, colocá-las numa taça e reservar as claras. Desfazer as gemas, juntar-lhes o atum, também desfeito, e os restantes ingredientes. Temperar com sal e uma colher de café de paprika fumada. Com as mãos, formar "gemas" e colocá-las nas claras. Polvilhar com paprika fumada.



10 comentários:

  1. Adoro flores! Mais em vasos, do que em jarros. E as tuas são lindas.
    Os ovos estão fantásticos!
    Hoje foi em pleno, duas paixões, ovos e flores!

    Beijinhos e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu gosto delas por todo o lado. Em vasos, são as orquídeas que mais abundam cá por casa. E gosto do ritual de colher flores e pô-las em água. É daquelas coisas que me fazem bem :)

      Um beijinho e uma boa Páscoa para os três.

      Ilídia

      Eliminar
  2. Também gosto muito de flores em casa mas foi um hábito que fui perdendo, agora só mesmo em alturas festivas. A tua mesa está linda, Ilídia! Os teus ovos devem ser uma delícia e fiquei aqui a pensar que mesmo só como paté devem resultar muito bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu cada vez mais cultivo esse hábito. Tenho sempre flores pela casa. Sempre na mesa e na bancada da cozinha. Se tiver cor em casa, fico mais bem disposta :)
      Sim, os ovos devem resultar como paté, mas, já que temos de os cozer, recheamos as claras :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Os tais ovos recheados que me fizeram lembrar os ovos verdes das histórias de criança. Muito no espírito de Páscoa. Mas a dar para ser de todo o ano. Os ovos e as flores à mesa. Muito bonita, a propósito. Suponho que do teu jantar de ontem:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os tais ovos para o tal jantar. Todos gostaram dos meus ovos :) Experimenta, com os ovos que te costumam oferecer ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Lindos ovos e lindas flores! As fotos estão fantásticas com tanta cor!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela visita e pelas palavras simpáticas, Márcia. Já a fui visitar e fá-lo-ei mais vezes :) Muito diversificado, o seu blogue. Parabéns!

    Um beijinho,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  6. Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa ou "Pessach" é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, Páscoa é Amor.
    Desejo a você e sua família muitas bênçãos nesta Semana Santa.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://www.decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.