domingo, 30 de março de 2014

Primavera?

O calendário diz-nos que estamos na primavera. A estação das temperaturas amenas, dos dias soalheiros e dos pássaros a chilrear. Olho pela janela e acredito estarmos em dezembro ou janeiro. Os pássaros estão escondidos, protegidos do vento no recato de alguma árvore. O sol também, tapado pelas nuvens cinzentas e pesadas. Estou enrolada numa manta, que a temperatura assim o pede. E, para me alegrar, edito as fotos que tirei ontem no jardim. Essas sim, primaveris. Se formos otimistas, e procurarmos bem, os sinais estão lá: a buganvília e a verbena estão a rebentar, os morangueiros já floriram e as sementeiras de há quinze dias já germinaram. 

 
 

Mas é pouco. Queremos uma primavera a sério, com direito a todos os símbolos a ela associados. Queremos ir lá para fora e aproveitar o bom tempo. Enquanto não é possível, as atividades têm de ser outras. Este texto para o blogue, o livro do momento e preguiça. Muito bom ter tempo para a preguiça. E muito raro.

 

8 comentários:

  1. Ilidia,aqui no Brasil (Rio deJaneiro) o tempo se comporta como em Portugal,pois ainda nao parece outono.Como voce,percebi sua chegada ainda meio timida,espreitando meu pequeno pedacinho verde.Ha alguns anos recebemos um casal de Biquinhos de Lacre que vem fazer seu ninho em nossa Palmeira Fenix assim que chega outono e ontem eles deram o ar de sua graca.Estou muito feliz,agora e so esperar o forte calor ir embora e dar lugar a dias mais frescos e preguicosos.Boa e farta primavera para voces,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As estações querem-se na altura certa. Sejam elas quais forem. Vocês a suspirar pelo frio e nós fartinhos dele :) Hoje, estão 7 graus, uma temperatura muito baixa para os Açores. Muito menos para esta altura. Até granizo já caiu.

      Um beijinho e um bom outono :)

      Ilídia

      Eliminar
  2. Essa interrogação faz mesmo sentido. E parece que é para continuar. Já me mentalizei para não ver sol nos próximos dias:( Em todo o caso, dizes bem. A vida é tão maior do que os elementos com mau-feitio. E arranja sempre maneira(s). As coisas que disseste. Especialmente a parte da preguiça, que sabe melhor com tempo frio:)

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim, infelizmente. Hoje passei frio. De manhã, não percebi o frio que fazia lá fora e saí com uma camisa fresca. E esteve um dia muito frio. Estou à lareira, quase em abril :) Continuo a desfrutar das coisas boas do frio: sopas, chás, lareira e preguiça :)

      Uma boa semana para ti também.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Esta semana estou em preguiça total. Trabalho zero para o blogue e sua página de FB.
    Os meus morangueiros também já estão em flor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é preciso desligar. Recarregar baterias para o que vem a seguir. Tenho os meus morangueiros recolhidos, por causa do granizo, e a minha gata andou a roer umas folhinhas! Um perigo, aquela gata :)

      Eliminar
  4. Pois é amiga,
    por aqui o frio e a chuva não ao tréguas. Um horror...
    Ainda por cima, não tem havido espaço para a "preguiça". Apenas ontem (por isso não me apanhaste em casa). Mas já falta pouco ;)
    Esse livro está na minha lista, sem dúvida. Acho que o vou conhecer em breve. Na próxima semana será o VHM. Espero não ficar defraudada. Cria-se sempre uma imagem associada ao que escrevem e depois nem sempre corresponde... Depois te conto.
    Fiz os bolos de arroz no sábado para o brunch. Tão bons. As meninas adoraram, o que foi uma completa surpresa. Tirei uma foto "manhosa" que te vou enviar :) Não esperei pelas formas "perfeitas"!
    Um abraço de boa semana,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte de não haver espaço para a "preguiça" é que me parece mal. Mas tu gostas de movimento ;) Vê se cuidas de ti.
      Estou a gostar muito do livro. É o primeiro que leio dele. Vi uma entrevista, na TV, quando ganhou o Correntes d'Escritas. Está desempregado. Um homem que escreve assim está desempregado e vende pouco. Impressionou-me aquele olhar triste de quem está a perder a esperança. Até quando falou do livro e do prémio. Enquanto via a entrevista, encomendei o livro, na wook. E é muito bom!
      Acho que o Valter Hugo Mãe não te vai desapontar. Gosto muito de o ler e ouvir. Depois conta-me :)
      Quero ver essa foto dos bolos de arroz. Fico feliz que tenham gostado :)

      Uma boa semana.

      Beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.