segunda-feira, 31 de março de 2014

Domingo à noite

No fim de um domingo preguiçoso de uma primavera que não chega, apeteceu um prato quente. Uma sopa colorida e aromática, como que a chamar o verão. Uma sopa de tomate assado, feita com tomates comprados no minimercado mais próximo, produzidos a menos de 5 km de casa. Um creme quente e reconfortante que encerrou bem o meu fim de semana.


Creme de tomate assado



Ingredientes:
1 kg de tomates maduros, cortados em quartos
ervas da Provença q.b.
4 cebolas de rama (ou spring onions ou 1 cebola grande), com a parte verde, picada
3 dentes de alho, picados
2 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos
3 cenouras pequenas (já destas :), cortadas em rodelas grossas
1 courgette média, descascada e cortada em rodelas grossas
3 colheres (de sopa) de azeite + um fio para regar o tomate
caldo de legumes q.b. 
1 ovo por pessoa, orégãos e pão torrado, para servir

Num tabuleiro, dispor o tomate, regá-lo com um fio de azeite, polvilhá-lo com ervas da Provença e levá-lo ao forno a 200 graus, cerca de 30 minutos. 
Entretanto, num tacho, colocar o azeite e os legumes e deixar refogar um pouco. Cobrir com o caldo e deixar cozer. Quando os legumes estiverem cozidos, mas ainda rijos, juntar o tomate e os sucos, temperar com sal e pimenta e deixar cozer mais 10 minutos. Triturar tudo e servir, com um ovo escalfado, pão torrado e orégãos. Acompanhar com um copo de tinto. Um belíssimo remate para um domingo frio e recatado.

6 comentários:

  1. Adoro sopa de tomate, mas por acaso nunca experimentei fazer com tomates assados... e na verdade agora que penso nisso... como é que é possível???!
    Adorei a tua sugestão :)
    Grande beijinho Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, Su. A sopa fica mais doce.
      Obrigada :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Olá Ilídia:

    Gostei tanto de fechar os olhos e de imaginar como deve saber bem, este creme. Podes estar certa de que vou fazer:) Achei piada à referência que fizeste, em relação ao facto de esses tomates terem sido produzidos a 5 km daí. Obedeço a essa lógica o mais que posso e nas compras mais elementares.
    Trabalhei durante anos num festival de dança (um bocadinho new age:) e uma das políticas desse festival era aquilo a que chamavam de "Quilómetro Zero", o que garantia que uma parte considerável de tudo o que se gastava durante aquela semana vinha de perto.
    Estou a pensar na tua receita:) Obrigada pela partilha.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mar.

      Cada vez ligo mais à origem do que como. E quando os vi, vermelhinhos, com a legenda "Produzidos na Fonte do Bastardo", uma feguesia mesmo aqui ao lado, trouxe-os logo :) Acho que me lembro de me teres falado desse festival. Não fizeste um post, há uns anos? Fico à espera de saber o que achaste do meu creme. E da pizza. O António pediu, não te esqueças ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      PS: Obrigada ;)

      Eliminar
  3. Esta sopa já me faz lembrar o Verão e os tomates bem maduros, que bom!
    Com eles assados deve ficar deliciosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês.

      Foi mesmo aquela cor dos tomates que me fez lembrar o verão. Bem diferentes daqueles descorados que vemos todo o ano nas prateleiras do supermercado.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.