quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Uma massa. E (mais) uma tempestade.

Hoje, o alerta é vermelho. Na escala das tempestades, a pior cor. A verdade é que nós, açorianos, já estamos habituados a estas intempéries e não as tememos por aí além. No entanto, confesso que hoje o vento está assustador. E as imagens do mar que vão surgindo impõem respeito. Do Corvo, chegam registos de ondas que parecem devorar a ilha. Por cá, ouvem-se relatos de casas que perderam telhas, árvores arrancadas, postes da luz derrubados. As escolas fecharam. 
Estamos em casa, os três. Mais uma vez, por causa de uma tempestade. Quando o problema são as chuvas, não nos apercebemos tanto. Quanto é vento, é pior. Moramos numa zona elevada e ventosa. Esta tarde, assustei-me com a violência das rajadas que pareciam arrancar as árvores do jardim. E que descolaram a hera do muro. Saí à rua, muito rapidamente, antes de me recolher. Colhi as últimas boninas, que ainda resistiam, antes que o vento as levasse. E fiz um ramo, que alegrou a mesa do jantar. Inspirada numa receita da Donna Hay, de um programa que vi esta tarde, preparei uma massa cremosa e reconfortante. E estamos aqui, à lareira, a ouvir o vento lá fora. Espero que acalme em breve. E que não faça muitos estragos.

Massa cremosa de queijo e cogumelos

 
Ingredientes (para duas pessoas):
200 g de esparguete
250 g de cogumelos pleurotus
1 chávena de queijo fresco (usei Vrai - fromage blanc)
1 queijo de cabra curado (pequeno) ou um pedaço de chèvre 
3 dentes de alho, cortados às rodelas
1 colher (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de manteiga de ervas (usei caseira)
1 colher (de chá) de mostarda dijon 
4 fatias de presunto, cortadas muito finas
queijo parmesão, ralado na hora, a gosto
sal e pimenta a gosto

Cozer o esparguete al dente
Aquecer o azeite e a manteiga e refogar o alho (cuidado para não queimar). Juntar os cogumelos, cortados grosseiramente e deixar cozinhar, em lume brando. 
Misturar o queijo fresco, o queijo de cabra, esfarelado, e a mostarda e juntar aos cogumelos. Deixar apurar 2 ou 3 minutos. Temperar com sal e pimenta preta.
Misturar o molho de cogumelos e a massa. Empratar, com cuidado, rodando o prato, de modo a que a massa fique em pirâmide (dica da Donna Hay). Finalizar com o presunto e com queijo parmesão ralado.

11 comentários:

  1. É verdade, já estamos habituados a essas tempestades. Cá por baixo até nem foi muito mal, mas já na Base fez muitos estragos. Estava a ver que ficava sem marido, porque ele ficou barricado na messe porque havia telhados e telhas a voar na rua! Mas sempre chegou a casa são e salvo :)
    A Donna Hay é uma fonte de inspiração, também tenho uma receita dela para publicar... deliciosa! Esta também me parece muito boa.

    Feliz resto de dia de amigas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Imagino amiga o susto que se passa com esse vendaval, há 1 ano andou por aqui na terra e apanhou pinhais inteiros.

    Ficou uma delicia esse prato, muito fino e requintado :)...bjokas

    ResponderEliminar
  3. espero que corra tudo bem por aí. realmente as imagens e as notícias que nos chegam dos açores já começam a assustar... beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Depois da tempestade vem sempre a bonança e sábado vamos ser recompensados com bom tempo.
    A massa ficou um espanto!
    Bom dia de amigas, hoje ou noutro dia qualquer...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. um belo pratinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro massinhas...
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  7. Ilídia,
    por cá houve uma noite assim, em que parecia que o telhado ia voar, no ano passado parte dele caiu, andamos sempre com medo.
    Mas um prato de massa destes ajuda a acalmar, que lindo e apetitoso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Temos sido bem fustigados, neste Inverno, mas aí parece sempre mais à frente. Liguei-te para casa, na sexta à noite, para saber de ti. Espero que estejam bem. A julgar pela massa deste post, sim. Fiquei com a ideia de fazer uma massa assim disposta em pirâmide, cheia de queijo. Para um dia de sol. Como o de hoje:) A ver se aí também já chegou o sol.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada a todas pelas vossas palavras. A tempestade passou, mais uma vez, sem estragos de maior. Só umas heras arrancadas, nada de especial. Nos últimos dois dias, tivemos sol. Espero que se mantenha. Está a saber bem.


    Beijos,

    Ilídia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.