quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O meu Natal

O meu Natal é feito de coisas simples. Cada vez menos, o meu Natal é feito de horas passadas em compras. Cada vez mais, o meu Natal é caseiro. É feito de memórias, de objetos que contam estórias. Cada vez menos, o meu Natal é pensado, planeado. Vai acontecendo, ao sabor das vontades. A árvore compõe-se dos enfeites que se vão acumulando ao longo dos anos, que se misturam com objetos do Manel. O meu Natal é feito de forno e lareira acesos. De bolos no forno e casa a cheirar a especiarias. As músicas são as de sempre. Sinatra, Nat King Cole, Louis Armstrong. Nunca sou tão conservadora como no Natal. Não quero grandes inovações. Em nada. Não quero árvores estilizadas, que seguem as modas, nem música rock. Gosto de vozes masculinas e roucas no Natal. Aquecem, aconchegam. Acho que já não se canta o Natal como antigamente. Ao contrário de Mariahs Careys e Michaels Bublés, que me lembram centros comerciais apinhados, estes lembram-me filmes antigos, famílias à mesa e lareiras acesas. Estes lembram-me natais de outros tempos. Dos tempos em que íamos com a minha avó apanhar leivas para fazer um presépio que misturava a gruta de Belém com as vacas pretas e brancas dos Açores, tratores e carrinhos do meu irmão e outras maquinetas desconhecidas no tempo dos Romanos. Estes lembram-me os tempos em que os meus avós nos abriam a porta, sorridentes, a minha avó cantava connosco ao menino e o meu avô oferecia aos adultos um licorzinho para aquecer. Estes lembram-me o tempo em que estava tudo certo e eu desconhecia a palavra saudade. 



Se vos apetecer uma receita bem adequada à época, espreitem este bolo inglês de tâmaras, banana e rum, no Receitas ao Desafio. Ficam as fotos.


13 comentários:

  1. Querida Ilídia,
    Percebo tão bem a tua vivência do Natal. Em tantas coisas semelhante à minha, sobretudo nessa fuga às compras e centros comerciais. Este ano, para além das broas de Natal, os restantes presentes foram todos comprados na mesma loja, através da net e chegaram pelo correio: LIVROS!
    Um Bom Natal para vós (ainda falamos antes, creio).
    Um abraço da tua amiga continental.
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guida, mesmo que quisesse, cá não temos grandes centros comerciais. Mas cada vez me fazem menos falta. Cada vez mais gosto de fugir dessas confusões de trapos amontoados e grandes filas para pagar. As compras fazem-se com calma, no comércio tradicional. Mas a tua estratégia também me parece bem. Bastante zen, sem dúvida.
      Sim, ainda falamos antes do Natal.

      Um beijo da tua amiga açoriana :)
      Ilídia

      Eliminar
  2. Boa tarde Ilídia!!!

    Votos de um Santo Natal junto das pessoas mais importantes aí na Ilha das "Socas" e "D. Amélias".

    kisssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sophy. Um Feliz Natal para ti também e para a tua família.
      Um beijo da ilha das "socas" ;)

      Ilídia

      Eliminar
  3. É como sabe bem, o Natal. Pelo meio do frenesim todo, haverá espaço interior para um Natal-casa. Quando é assim, acaba por estar tudo certo. Com todas as nossas nostalgias. Com todas as nossas elipses. Faz parte.
    Gosto do teu Natal. E gosto muito do Homem-Aranha em padrão Vichy:) As nossas árvores de Natal acolhem os nossos filhos nos braços verdes. Aqui, há um menino Jesus pousado. O mesmo que esteve deitado no berço dele, enquanto eu estava grávida do meu menino.

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de uma manhã nas compras (bem cedinho, com pouca gente :), passei o dia na cozinha.
      As elipses sentem-se muito nesta altura. Faz parte, infelizmente. Por isso, não há Natal tão completo como o da infância.
      O Homem-aranha em padrão vichy foi oferecido por uma colega com jeito com as agulhas. Bonito, teres na árvore o menino Jesus da tua gravidez :)

      Um beijo para ti também.

      Ilídia

      Eliminar
  4. Obrigado, Ilídia, por mais um lindo texto.
    Impossível segurar a lágrima que teima em escorregar pelo rosto...

    Um abraço, para ti, para os três.

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, António. Gosto tanto de te "ver" por aqui :)
      Eles fazem muita falta, não é? E, nesta altura, parece que ainda dói mais. Ficam as memórias, como no poema do Peixoto, de que ambos gostamos.

      Um abraço para ti também. Quando passares por aqui, entra, para um licorzinho de Natal.

      Ilídia

      Eliminar
  5. Natal é isso mesmo, aconchego, lar, familia e forno a trabalhar.
    Um beijinho e Feliz Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom, o Natal com tudo isso que enumeras :)

      Feliz Natal!

      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Ilídia, sabe tão bem ler-te.
    O natal é mesmo isso, é mesmo o que escreves. Por momentos pensei que poderia ter escrito quase todo o teu texto.
    E eu ia sempre apanhar musgo para fazer o presépio, adorava!!
    Um bolo lindo, com cheiro a aconchego e coisas boas.
    Desejo-te um feliz natal amiga.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos em comum este gosto pelas coisas de casa :) E este apego às coisas da terra.
      O dia de fazer o presépio com a minha avó era um dia muito feliz. Começávamos os preparativos muito antes, com as casinhas de papelão feitas por nós. Tardes inteiras naquilo. Ficavam tão bonitas. No dia, a ida às leivas, como chamamos por cá ao musgo. E farelo, com o qual os gatos adoravam brincar. Memórias boas.

      Um beijo para ti e um Feliz Natal.
      Ilídia

      Eliminar
  7. E é isso o mais importante. Estar com quem gostamos, em calma e tranquilidade, sem pressas nem encontrões. Este ano também não fiz o que planeei mas acabei por resolver bem o problema com aqueles miminhos de toucinho-do-céu. Desejo-te um muito Feliz Natal, com todas essas coisas boas que valorizas, juntos de quem mais gostas!
    Mil beijinhos de Coimbra ♥

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.