segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nós

É muito fácil perdermos o foco. É muito fácil desviarmo-nos do que mais importa. É a reunião que acaba tarde, a roupa que tem de ser passada, o jantar que tem de ser feito, a cozinha que tem de ser arrumada, o saco da natação que tem de ser preparado para o dia seguinte. No meio de tudo isto, há que fazer um esforço para ver. Um esforço para não nos perdermos no meio do acessório e deixarmos passar o mais importante. Os mais velhos, alguns dos que se deixaram devorar pelo Tempo, dizem, com ar saudosista, enquanto olham para os cinco anos do Manel: É o melhor tempo. Passa num instante. Aproveita. E eu penso que não vou deixar que o Tempo nos devore. E penso que quero apreciar cada abraço, cada conversa, cada pergunta, cada canção. E delicio-me com cada conquista do meu Manel de cinco anos. Ó mãe, já sei atar os sapatos. Já consigo mergulhar de cabeça. E orgulho-me quando já diz a palavra difícil que há um mês não conseguia pronunciar. 

A carta ao Pai Natal está concluída. Foi feita no colégio, mas, entretanto, surgiram mais umas coisinhas. Uma tela, tintas e pincéis. Escrevemos no verso da folha, digo-lhe eu. Ó mãe, mas assim o Pai Natal não vai ver. Ele não sabe que há mais coisas escritas atrás. E eu lá argumento, como posso: Ó Manel, tu achas que o Pai Natal, que vê tudo o que os meninos fazem, não vê o que está escrito no verso da folha? Lá se convence e acrescenta: Ó pai, não te esqueças de pôr a carta no correio amanhã, para dar tempo de o Pai Natal comprar os presentes. E eu faço muita força para guardar estes momentos, estes diálogos. E faço por que o cansaço dos dias não me faça perder a capacidade de valorizar aquilo que é o mais importante: Ele. Eles. Nós. 

E agora, um jantar rápido. Um jantar que pode ser de dias cheios, de tão simples de preparar. Em menos de meia hora, estamos os três sentados à mesa, a saborear uma refeição que é tudo menos monótona.

Espetadas de frango com limão
(adaptado de O pequeno grande livro das refeições rápidas, Carla Bardi, Porto Editora)
  
Ingredientes:
2 peitos de frango, grandes, sem pele e sem osso, cortados em bocados pequenos
100 g de pão ralado fino
6 colheres (de sopa) de leite
1 dente de alho, finamente picado
1 colher (de sopa) de salsa, finamente picada
1 ovo grande, batido levemente
sal e pimenta preta, moída na altura
2 limões, cortados em fatias finas
4 colheres (de sopa) de azeite virgem extra

Preparação:
Pré-aquecer o grelhador a alta temperatura. 
Picar o frango, num robot de cozinha, até se obter uma pasta macia. Envolver na carne o pão ralado, o leite, o alho, a salsa e o ovo e temperar com sal e pimenta. 
Moldar com a mistura pequenas bolas do tamanho de uma noz. 
Espetar as bolinhas em palitos compridos de madeira, alternando com fatias de limão.
Salpicar com azeite. Grelhar 15 minutos, virando com frequência, até as bolinhas de frango estarem bem cozinhadas e ligeiramente douradas.
Servir quente.





8 comentários:

  1. Como te compreendo... é que é mesmo fácil passarmos os dias perdidos em todos os afazeres e não ver o que é mais importante ou quem é mais importante. Tenho tanto receio disso... E esforço-me para que não aconteça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inevitavelmente, há dias em que as prioridades andam trocadas. Mas é importante que as mantenhamos bem definidas, para que reparemos o mal a tempo. Eu vou tentanto. Porém, nem sempre é fácil...

      Eliminar
  2. Gosto tanto da alma destas nossas refeições. Refeições com vida dentro. Ainda ontem me ocorreu isso, enquanto jantava. Tinha feito uma comida tão reconfortante em meia hora. Com os atropelos próprios dos fins de dia e, a juntar a isso, a festa de Natal da minha escola, às nove. Mas deu para essa reflexão, apesar da pressa toda. E também para imaginar como tudo seria diferente, caso não houvesse este esforço. Gostei muito da tua receita. E ainda mais do implícito. Parece mesmo querer dizer para não deixar passar em falso. Muito importante, isso.

    Último dia de aulas do ano de 2013, hoje. Muito importantes, os últimos dias.

    Um beijo de boa semana para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhamos isto das refeições com alma :) E outras coisas também. Descobri isto hoje e lembrei-me de ti: http://www.lagrandeepicerie.com/. Enjoy ;)

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  3. É mesmo isso, apesar de ele passar a correr, podemos aproveitar o tempo, as pequenas coisas.
    As pequenas refeições simples mas cheias de encanto, como esta.
    Adorei as espetadinhas com a carne de frango picada.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de aproveitar as pequenas coisas. Mesmo que por vezes todo o resto pareça demasiado, jamais nos podemos esquecer. Manter o foco, sempre!

      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  4. Temos cada vez mais que dar valor às pequenas coisas.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.