domingo, 3 de novembro de 2013

Sangria de outono

Sangria é bebida de estações quentes. É bebida de churrascos, de bares à beira da praia e de santos populares. Nas estações frias, as bebidas querem-se outras. Quentes e reconfortantes. Os brancos e rosés são trocados pelos tintos. 
Nesta altura, ainda estamos naquele limbo do não sei o que vista, do agora está calor, daqui a pouco está frio. Estamos em transição. Acostumamo-nos à hora de inverno. E custa um bocadinho olhar pela janela e ver escuridão às 18 horas. E tentamos prolongar o verão. Nem que seja com uma sangria. Não exatamente uma sangria de verão. Uma sangria quente, com tons e cheiros de outono.
Não encontrei melhor forma de dar as boas vindas ao frio que ainda não é bem frio. Uma sangria bebida dentro de portas, com velas acesas, numa mesa animada sobre a qual ainda houve verbenas, mas onde as abóboras e as romãs já marcaram presença.


A receita é a desta sangria. Só troquei a fruta e os aromas. Esta foi feita com uma manga, cortada em cubinhos, amoras e bagos de romã. Em vez da hortelã e dos paus de canela, 1 colher de café de canela em pó, 1 pitada de gengibre e outra de cardamomo. E foi o suficiente para transformar o verão em outono.

4 comentários:

  1. A senhora das sangrias vive numa ilha:) Fechei os olhos um bocadinho, a ler a sequência dos sabores, dos aromas. Imaginei assim quente. E faz andar para a frente: para o Natal:)
    É mesmo uma altura-limbo, esta. De transição, indefinida. Com uma sangria bem aromática, resolves esses e outros problemas.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Sim, é uma sangria que vejo numa mesa de Natal. Tal como o gelado de há dias, o melhor de duas estações. Esta sangria ajudou a resolver pelo menos um problema: o cansaço acumulado de uma semana de trabalho :) Ajudou bastante :)

    Um beijo para ti,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Deliciosa!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.