segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Outono, domingo e um bolo de maçãs e amoras

Gosto de todas as estações. Não nego que o verão é especial, com o sol, o calor e a boa disposição a ele associados. Por norma, é no verão que temos férias e descanso e mais tempo para pensar em nós e nos nossos. Mas no fim do verão já anseio pelo outono, com os seus dias frescos e rotineiros. A despedida das melancias e das meloas atenua-se com a chegada das abóboras e das castanhas. Guardo os vestidos leves e as sandálias e começo a pensar nos casacos, malhas e botas. Muitas vezes, são as novas coleções, que vou vendo nas revistas e blogues de moda, que me fazem ansiar pela estação seguinte. As belíssimas peças de alfaiataria das coleções deste outono/inverno eliminam quaisquer saudades das roupas leves de verão. 
Na cozinha, os dias cinzentos pedem forno aceso e comida reconfortante. Este bolo foi feito ontem, um domingo ventoso e nublado, daqueles em que apetece transformar farinha e ovos em massa. No frigorífico, tinha amoras, apanhadas pelo meu pai, e, na fruteira, maçãs. Escolhi  uma receita da Martha Stewart e fui para a cozinha. É um daqueles bolos rústicos, com um ar americano, se é que há bolos com "ar americano". Para mim, um bolo intitulado Apple blackberry cake lembra-me cafés à beira de highways, com assentos de napa vermelha e empregadas que, de saias e aventais curtos, servem café de jarro enquanto ouvem piropos de camionistas.

Bolo de maçãs e amoras
( ligeiramente adaptado desta receita da Martha Stewart)

Ingredientes:
Açúcar, para polvilhar a forma
1 chávena almoçadeira de farinha T65
2 colheres de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga derretida + 1 para untar a forma + 2, cortada em pedaços
3/4 de chávena almoçadeira de açúcar amarelo + 2 colheres de sopa
1/2 chávena almoçadeira de leite gordo (usei meio gordo)
2 ovos grandes
4 maçãs McIntosh, descascadas e cortadas em 8 gomos (usei Granny Smith)
1/2 chávena almoçadeira de amoras silvestres
1/4 de colher de chá de canela moída



Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190 graus. Untar uma forma de mola com 1 colher de manteiga e polvilhá-la com açúcar. Com uma vara de arames, misturar a farinha, o fermento e o sal. Noutra tigela, misturar a manteiga derretida, os 3/4 de chávena de açúcar, o leite e os ovos. Quando a mistura estiver homogénea, juntar aos ingredientes secos e envolver bem.
Colocar a massa na forma preparada. Sobre esta, dispor as maçãs e, sobre estas, as amoras. Misturar as duas colheres de açúcar com a canela e polvilhar a fruta. Derreter as restantes duas colheres de manteiga e verter sobre o bolo. Levar ao forno até que o topo esteja dourado e as maçãs macias. Fazer o teste do palito, para verificar se o bolo está cozido. Deixar arrefecer. Servir com natas batidas, iogurte grego, gelado de baunilha ou simples, como foi o meu caso.


9 comentários:

  1. O bolo tem um aspeto delicioso. Vou experimentar! Bj

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado uma delícia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O tal bolo:) Isso é que é bom aspecto! Maçã e amoras, num bolo com uma consistência apetecível. Vou oferecer de presente ao Vasco, que adora bolos deste género e está quase a celebrar o dia lindo em que nasceu:) Vou fazer esta tua versão, adaptada da senhora que andou a fugir aos impostos, pelo que dizem. Acreditas que esse dado me impede repetidamente de comprar as revistas e os livros dela? Um atavismo, por certo. Mas não suporto gente que recorre a esquemas, que se aproveita, que se acha mais esperto do que os demais.

    Uma boa semana para ti! E um beijo.

    Mar

    PS: Muito, muito obrigada pelo poema que deixaste. Acabou de ser limpo como água, num dia que acabou com uma reunião até às 8 da noite. Ou um bocadinho de sol.

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto... huummm... fiquei com água na boca!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ora cá está ele! E tens razão, é a "minha cara"! Ainda que não seja muito apreciadora de doces, em relação aos bolos, os que contêm fruta são sempre os preferidos. Já guardei o registo. Vou replicar, mas substituir as amoras por framboesas porque, felizmente, abundam por aqui.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
  6. Que lindo :) adoro amoras e esta combinação parece mesmo bem!

    ResponderEliminar
  7. Gosto do teu bolo americano Ilídia!
    Adoro amoras e maçãs em bolos e crumbles.
    E adoro o Outono, se bem que adoro o verão, adoro todas as estações à sua maneira.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada a todas pelos vossos comentários. O bolo é, realmente, saboroso. Experimentem-no.

    Mar, não sabia desses esquemas da "tia" Martha. Ainda bem que nunca comprei nada da senhora. Só mesmo umas receitas que vou vendo no site :)

    Beijos para todas e continuação de boa semana.
    Ilídia

    ResponderEliminar
  9. bolo de maça, já é bom acom amoras acho que...vou mesmo tirar uma fatia
    <3

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.