terça-feira, 20 de agosto de 2013

Voar

Têm sido frequentes, este verão. Longas caminhadas ao entardecer. Saimos ainda de dia, atravessamos o lusco-fusco e as luzes da cidade acendem-se à nossa passagem. E ouvimos o barulho das ondas, mesmo ao nosso lado. Observamos barcos, faróis e pessoas. Cumprimentamos conhecidos que passam, transpirados como nós. Veem-se namorados, de mãos dadas. Uns mais novos. Outros, grisalhos, com aquela cumplicidade de muitos anos. Pais e filhos. Amigas de longa data. Cães e donos atentos, de saquinho na mão. De vez em quando, passam por nós línguas estranhas, com mapas da ilha. Francês, alemão e muito inglês.
Hoje, foi dia de um percurso mais ousado. O Manuel foi, pela primeira vez, dormir a casa de um amigo. E nós passeámos, a fingir que somos uns pais muito desprendidos e que esta situação não nos traz um bocadinho de nostalgia. O nosso bebé já dorme em casa de amigos. E eu, por mais que me apeteça estender a minha asa protetora, deixei-o ir. Faz parte. Ele tem de voar. Um voo controlado, em céus conhecidos e de confiança. Não o podemos engaiolar. Mesmo que seja a opção mais confortável para nós, não é isso que queremos para o nosso filho. E amanhã estará em casa, feliz e orgulhoso de mais este feito. Entretanto, nós aproveitámos o entardecer. Subimos a serra do Facho e vimos a cidade, mesmo aos nossos pés. E queimámos as calorias do jantar. E assim, as extravagâncias gastronómicas de verão não nos causam tanta culpa. 
 






Partilho convosco a minha sangria de verão. Fi-la no passado domingo e foi muito apreciada, apesar de ter sido considerada perigosa. Há qualquer coisa de pleonástico em chamar de verão a uma sangria. Na verdade, se há bebida que sabe a verão é esta. A redundância deve-se ao facto de esta versão conter alguns dos meus frutos de verão preferidos. Apesar de não parecer, esta é uma bebida forte. Daquelas que enganam, por serem fáceis de beber. Se a desejarem mais branda, aumentem a quantidade de gasosa ou reduzam as quantidades de álcool. 


Preparação:
Coloca-se a fruta no fundo de um jarro. Mistura-se as bebidas e o açúcar e verte-se sobre a fruta. Junta-se os paus de canela e a hortelã. E bebe-se, muito fresca, numa tarde de verão, enquanto se prepara o churrasco e se comem maçarocas cozidas.


 

18 comentários:

  1. as fotos sãp lindas (o sítio promete ...), o filho a dormir fora de casa custa taaanto (eu sei bem do que fala! entendo-a...) e esta sangria vai ser para eu fazer este fim de semana. Adoro sangria e esta... bem, esta parece que se vai tornar a melhor sangria do meu verão!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custou muito, sim, mas fiquei feliz por ter contornado a minha "galinhice" e ter deixado o meu filho voar sozinho. E, tirando um episódio de saudades da mãe às 5 da manhã, correu muito bem ;)
      Experimenta a sangria. Já a repetimos :)

      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Que linda paisagem. Por cá também temos feito passeios após o jantar, quando as folgas e os horários de trabalho permitem. A nossa paisagem é citadina, entre ruas de prédios altos e antigos do centro histórico do Porto. Sobe colina, desde colina e vamos desgastando as calorias do jantar. Com paragens numa esplanada para repor os níveis de líquidos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Independentemente do cenário, estes passeios sabem e fazem bem. No Porto também me parece muito bem. Adoro a tua cidade!

      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada, Sandra.
      Continuação de um bom fim de semana.

      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  4. também gosto desses passeios ao fim do dia, enchem-me a alma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rotinas saudáveis, que fazem bem ao corpo e à mente.

      Beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  5. Que sangria magnífica e que cor tão convidativa!!
    Custa tanto ver os nossos pintainhos a levantar voo...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa muito, sim. Andei a ver vídeos de quando ele era bebé e deu-me umas saudades...

      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Querida Ilídia
    Tanta coisa neste post. A beleza da tua terra; a capacidade de dar asas aos filhos e o remate com uma sangria. É a minha bebida de verão, sem dúvida!
    Um abraço até à próxima conversa ;)
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe um dia não te ofereço um (ou mais) copo da tua bebida de verão ;)

      Um abraço e continuação de boas férias.

      Ilídia

      Eliminar
  7. Devemos dar raizes..e asas aos nossos filhos ! A parte das "asas" custa mais ! bjooos~Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte das asas custa muuuuuito. Mas é necessária!

      Beijos,
      Ilídia

      Eliminar
  8. Tão bonitas, as imagens. Conseguiste a lua e tudo:) E fiquei feliz por isso do vosso menino ir dormir fora. Está a crescer e isso é tão bonito. Mesmo que custe um bocadinho. Imagino que tenha sido uma noite bem diferente. Mais para os pais, que devem ter pensado repetidamente que faltava qualquer coisa em casa:) É boa, essa passagem. Para ele e para vocês.
    Gosto tanto de sangria. Esta tua versão pede para ser feita. Ainda que perigosa:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lua estava linda, neste dia. E tinha a máquina comigo, o que raramente acontece nestes passeios. Quanto à noite do Manel, acordou a mãe do amigo (que também é minha amiga) e disse que tinha saudades minhas. Mas a Carla lá o acalmou, com a promessa de uma ida à piscina na manhã seguinte :) Mas foi um passo importante. Sim, para todos.

      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  9. O teu menino está crescido! :)
    E o verão é isto, passeios, paisagens lindas e um belo copo de sangria!
    Perigosa mas com uma cor irresistível.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito crescido, Inês. Ainda com umas coisas de bebé, que me deliciam :) Quanto à sangria, para diminuir o "perigo", podemos sempre acrescentar gasosa ;)

      Beijos,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.