sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Rentrée (e os 37)

Os dias estão mais curtos. Já não há tardes de praia até às 20h00. A luz dos jantares no jardim já é outra. Anuncia setembro e o começo das rotinas. Para eles, que para mim já começaram há algum tempo. Em breve, as escolas enchem-se. Os edifícios vazios, que em agosto me parecem sempre tristes, ganham vida. É a rentrée. Entretanto, enganamos o calendário e esticamos os hábitos de férias mais algum tempo. Jantamos no jardim e comemos muitos grelhados e legumes da horta. Despedimo-nos do verão e esperamos o outono com a sua brisa, as suas árvores que se despem e os seus tapetes de folhas em tons ocre. E despeço-me dos 36 e preparo-me para entrar em setembro com mais um ano. E pergunto-me como passou tudo tão depressa. E penso que é natural e que estou feliz e que os 40 que aí vêm vão ser muito bons. E convenço-me que isto de envelhecer é muito giro e olho para o espelho, vigilante, à espera dos primeiros sinais. E ponho anti-rugas e cuido de mim, para ver se me aguento mais uns anos. E amanhã faço 37 e já sei que me espera um dia em que fico macambúzia, com uma nostalgia não sei de quê e em que num momento estou muito feliz e no outro nem tanto. E também sei que no dia seguinte ficará tudo bem, quando perceber que afinal ter 37 é igual a ter 36. 

O último jantar com 36 foi assim:

 Maminha grelhada com alho

Ingredientes para 3 pessoas:
6 bifinhos pequenos 
24 dentes de alho, picados
flor de sal
pimenta preta
azeite q.b.

Temperei a carne com o alho, a flor de sal e a pimenta. Reguei com um pouco de azeite e reservei, enquanto preparei os acompanhamentos. Grelhei a carne, cerca de 2 minutos de cada lado.

Acompanhei com estas batatas e couve lombarda salteada com bacon.

Couve lombarda salteada com bacon
100 g de bacon
6 dentes de alho, picados
3 colheres (de sopa) de azeite
1/2 couve lombarda, cortada em juliana
vinho branco q.b. (3 ou 4 colheres de sopa)
sal e pimenta q.b.

Numa frigideira larga, salteei o bacon, o alho e o azeite. Juntei a couve lombarda, temperei com sal e pimenta, refresquei com o vinho branco, tapei e deixei a couve cozer (cerca de 10 minutos).


10 comentários:

  1. Sei q ficas sp assim... Deixa lá! Depois de amanhã já estarás melhor:)
    Eu por cá desejo q chegue depressa o inverno. Acreditas nisto?!? Eu n acreditaria! Mas é verdade!!! Eu q adoro prolongar os meus banhos de mar até ser possível, este ano já fechei a época por motivos de força maior... Enfim...
    Mas falando de ti: espero q, apesar da neura, passes um dia em grande!!! Depois ligo pra te dar um beijo!
    M.

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade, ter 37 é igual a ter 36... E em Março já te apanho :p

    Adoro fazer anos e é um dia em que sou muito feliz. Gosto de marcar a passagem para mais um ano. Lembro-me da minha avó Ana (que viveu até ao 98) dizer: ai filha, vai chegar uma altura da tua vida que viver mais um dia já é motivo para festejar! E com base nisso, há que apreciar tudo muito bem :D

    ResponderEliminar
  3. Pois é, 36 ou 37, é igual. O que não são iguais são os dias que se sucedem, tenhamos 36, 37, 40 ou 42. E é bom envelhecer, sim. É bom sentirmo-nos bem, termos mais perspetivas do mundo e da vida e saber que nunca sabemos, que há sempre mais para aprender.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns atrasados porque não tive net no fim de semana. Uma boa entrada no novo ano escolar e muitos pratos e reflexões no blogue. Vou seguindo com atenção.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Parabéns atrasados e que delícia de jantar!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Ilidia,

    Um grande beijinho de parabéns, espero que tenhas tido um dia feliz ! :)
    O jantar tinha um aspecto delicioso !

    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Falámos no dia. E não estavas triste:) Percebi o teu ponto, em relação ao passar do tempo. Faz tudo parte. Os dias vão sendo transformados em semanas, meses. Até serem anos. Que sejam sempre felizes, os teus anos. Que sejam assim como o dia que tiveste. Com amigos. Comidinha de mãe. E telefonemas a atravessar o mar:)

    Um beijo grande!

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada a todos pelo vosso carinho. Na verdade, foi um dia feliz, com um ou outro apontamento de melancolia, como é habitual. Mas o carinho da família e dos amigos ajudaram a tornar o dia mesmo especial.

    Beijos,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  10. Ilidia, bem sei que já foi o dia de aniversário mas...tenho de dizer que "envelhecer á inevitável ficar velho é opcional", que sintas sempre a juventude na alma e na cabeça, embora os anos passem certeiros
    bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.