terça-feira, 9 de julho de 2013

Rotinas e uma pizza quase vegetariana

Gosto de rotinas. Melhor, gosto das nossas rotinas. Chegar do trabalho, já tarde, e encontrá-los no jardim, entretidos a brincar. Ir para a cozinha, pôr o avental e, ainda de saltos altos, preparar a massa para a pizza que lhes prometi na véspera. O Manel faz questão de ajudar a preparar os restantes ingredientes. Arranjo-lhe uma tarefa que não envolva facas. Coloco as pizzas no forno e ponho a mesa, enquanto o pai lhe dá banho. O Manel aparece, de cabelo molhado e pijama do Iron Man. Diz que não quer sopa. Come na mesma, que cá em casa quem manda somos nós. Depois, a pizza. Eles elogiam. E eu derreto-me.
Ingredientes para o recheio:
1/2 beringela, cortada às fatias e, depois, em quartos
150 g de cogumelos frescos, laminados
2 dentes de alho, picados
1 alho francês pequeno, cortado em rodelas
4 colheres de sopa de azeite
orégãos secos q.b.
1 fatia fina de presunto, rasgada em pedaços
1 bola de mozzarella fresca

Comecei por preparar a massa e o molho de tomate (receitas aqui). Levedada a massa, estendi-a, muito fina, sobre um prato de pizza, untado com azeite e polvilhado com farinha. Coloquei umas colheradas de molho de tomate e reservei. 
Numa frigideira, fritei os alhos em duas colheres de azeite. Juntei os cogumelos, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar 2 ou 3 minutos. Reservei. Na mesma frigideira, fritei o alho francês no restante azeite, juntei as beringelas e deixei cozinhar alguns minutos, até amolecerem.
Sobre o molho de tomate, dispus os ingredientes, pela seguinte ordem: cogumelos, mistura de beringela e alho francês, mozzarella e orégãos. Levei ao forno, a 200 graus, durante cerca de 15 minutos. Depois de sair do forno, juntei o presunto e servi.

14 comentários:

  1. gosto de tudo aqui ... a comidinha boa, o carinho com que seleccionas e escolhes cada ingrediente, como o descreves, como vives os teus dias e a tranquilidade deste cantinho ... partilho o gosto pelo ensino e pela cozinha .. partilho o gosto pela tranquilidade que este blog me oferece... sigo-o desde sempre. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras. Fizeram-me bem, depois de um dia cansativo, em que tive de fazer um esforço grande para conseguir vir aqui :)
      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Com uma pizza assim não haveria como não haver elogios.. e depois de um dia cansativo bem sei como esses elogios nos sabem bem!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de um dia cansativo, estes elogios fazem tudo valer a pena. O cansaço quase desaparece :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho que já sei quando é que vou fazer a tua receita de massa para pizza:) Logo a seguir ao caos em que se vai transformar a minha cozinha, daqui a uns dias. Tenho a sensação de que será uma bela maneira de inaugurar um espaço renovado. A ver se há elogios, como os que tu tiveste:) Daquela vez que te falei, foi um pequeno grande fracasso. E como os meus dois homens são sinceros:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma belíssima ideia. Acho que pizza combina com a tua cozinha nova e linda ;) Vais ver que eles vão elogiar sinceramente a tua pizza :) Os meus homens também são de uma sinceridade que às vezes até dói :)Às vezes, até gostaria que fossem mais piedosos. Mas quando não gostam, não gostam mesmo :)
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  4. já estive várias vezes para colocar beringela na pizza mas depois acabei por não o fazer, não sei muito bem porque razão. A courgette funciona lindamente, junto com tomate cereja e cogumelos. Há-de vir o dia da beringela :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei colocar courgette. Boa ideia!

      Eliminar
  5. Querida Ilídia
    Parece que não tenho desculpa para não fazer pizza esta semana. Se tens paciência para fazer massa depois dum dia extenuante, também vou ter de arranjar. É que os pedidos por aqui começam a subir de tom :)
    E vou fazer esta tua versão. Tenho todos os ingredientes e parece-me uma combinação perfeita, já que a última não reuniu consenso
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que aldrabo sempre ;) A bimby é que faz a massa, o que facilita bastante a tarefa. Por outro lado, sei como gostas de meter as mãos na massa, por isso acho que consegues ;) Depois conta como correu.
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Olá Ilídia!
    Gostei de ver tanta sensibilidade a envolver essas rotinas, que por vezes serão o melhor momento do dia! Não há melhor que o nosso lar... a nossa casa!!
    A pizza ficou belíssima de aspecto, e sabores...só quando experimentar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa,
      a palavra "rotina" tem, hoje em dia, uma conotação demasiado negativa, na minha opinião. Há gestos e hábitos rotineiros que me fazem muito feliz. E tudo o que se relaciona com estas rotinas caseiras, de preparação de refeições, são mesmo especiais para mim.
      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  7. Ilídia querida,
    as rotinas sabem bem, assim com o cheiro de uma pizza no forno!
    Ficou linda!! Eu confesso que ando sem tempo, e não tenho feito a massa da pizza. Ando com saudades.
    Gosto de beringela na pizza, e as minhas começaram agora a crescer!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As rotinas sabem mesmo muito bem. Não têm de ser aquela coisa negativa, ligada a monotonia e tarefas enfadonhas. Também ando cheia de trabalho e confesso que, se não fosse a Bimby, não sei se teria forças para amassar.
      Quanto às beringelas, o meu pai semeou, mas não nasceram. Só para o ano.
      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.