terça-feira, 9 de julho de 2013

Rotinas e uma pizza quase vegetariana

Gosto de rotinas. Melhor, gosto das nossas rotinas. Chegar do trabalho, já tarde, e encontrá-los no jardim, entretidos a brincar. Ir para a cozinha, pôr o avental e, ainda de saltos altos, preparar a massa para a pizza que lhes prometi na véspera. O Manel faz questão de ajudar a preparar os restantes ingredientes. Arranjo-lhe uma tarefa que não envolva facas. Coloco as pizzas no forno e ponho a mesa, enquanto o pai lhe dá banho. O Manel aparece, de cabelo molhado e pijama do Iron Man. Diz que não quer sopa. Come na mesma, que cá em casa quem manda somos nós. Depois, a pizza. Eles elogiam. E eu derreto-me.
Ingredientes para o recheio:
1/2 beringela, cortada às fatias e, depois, em quartos
150 g de cogumelos frescos, laminados
2 dentes de alho, picados
1 alho francês pequeno, cortado em rodelas
4 colheres de sopa de azeite
orégãos secos q.b.
1 fatia fina de presunto, rasgada em pedaços
1 bola de mozzarella fresca

Comecei por preparar a massa e o molho de tomate (receitas aqui). Levedada a massa, estendi-a, muito fina, sobre um prato de pizza, untado com azeite e polvilhado com farinha. Coloquei umas colheradas de molho de tomate e reservei. 
Numa frigideira, fritei os alhos em duas colheres de azeite. Juntei os cogumelos, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar 2 ou 3 minutos. Reservei. Na mesma frigideira, fritei o alho francês no restante azeite, juntei as beringelas e deixei cozinhar alguns minutos, até amolecerem.
Sobre o molho de tomate, dispus os ingredientes, pela seguinte ordem: cogumelos, mistura de beringela e alho francês, mozzarella e orégãos. Levei ao forno, a 200 graus, durante cerca de 15 minutos. Depois de sair do forno, juntei o presunto e servi.

14 comentários:

  1. gosto de tudo aqui ... a comidinha boa, o carinho com que seleccionas e escolhes cada ingrediente, como o descreves, como vives os teus dias e a tranquilidade deste cantinho ... partilho o gosto pelo ensino e pela cozinha .. partilho o gosto pela tranquilidade que este blog me oferece... sigo-o desde sempre. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras. Fizeram-me bem, depois de um dia cansativo, em que tive de fazer um esforço grande para conseguir vir aqui :)
      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  2. Com uma pizza assim não haveria como não haver elogios.. e depois de um dia cansativo bem sei como esses elogios nos sabem bem!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de um dia cansativo, estes elogios fazem tudo valer a pena. O cansaço quase desaparece :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho que já sei quando é que vou fazer a tua receita de massa para pizza:) Logo a seguir ao caos em que se vai transformar a minha cozinha, daqui a uns dias. Tenho a sensação de que será uma bela maneira de inaugurar um espaço renovado. A ver se há elogios, como os que tu tiveste:) Daquela vez que te falei, foi um pequeno grande fracasso. E como os meus dois homens são sinceros:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma belíssima ideia. Acho que pizza combina com a tua cozinha nova e linda ;) Vais ver que eles vão elogiar sinceramente a tua pizza :) Os meus homens também são de uma sinceridade que às vezes até dói :)Às vezes, até gostaria que fossem mais piedosos. Mas quando não gostam, não gostam mesmo :)
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  4. já estive várias vezes para colocar beringela na pizza mas depois acabei por não o fazer, não sei muito bem porque razão. A courgette funciona lindamente, junto com tomate cereja e cogumelos. Há-de vir o dia da beringela :p

    ResponderEliminar
  5. Querida Ilídia
    Parece que não tenho desculpa para não fazer pizza esta semana. Se tens paciência para fazer massa depois dum dia extenuante, também vou ter de arranjar. É que os pedidos por aqui começam a subir de tom :)
    E vou fazer esta tua versão. Tenho todos os ingredientes e parece-me uma combinação perfeita, já que a última não reuniu consenso
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que aldrabo sempre ;) A bimby é que faz a massa, o que facilita bastante a tarefa. Por outro lado, sei como gostas de meter as mãos na massa, por isso acho que consegues ;) Depois conta como correu.
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Olá Ilídia!
    Gostei de ver tanta sensibilidade a envolver essas rotinas, que por vezes serão o melhor momento do dia! Não há melhor que o nosso lar... a nossa casa!!
    A pizza ficou belíssima de aspecto, e sabores...só quando experimentar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa,
      a palavra "rotina" tem, hoje em dia, uma conotação demasiado negativa, na minha opinião. Há gestos e hábitos rotineiros que me fazem muito feliz. E tudo o que se relaciona com estas rotinas caseiras, de preparação de refeições, são mesmo especiais para mim.
      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar
  7. Ilídia querida,
    as rotinas sabem bem, assim com o cheiro de uma pizza no forno!
    Ficou linda!! Eu confesso que ando sem tempo, e não tenho feito a massa da pizza. Ando com saudades.
    Gosto de beringela na pizza, e as minhas começaram agora a crescer!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As rotinas sabem mesmo muito bem. Não têm de ser aquela coisa negativa, ligada a monotonia e tarefas enfadonhas. Também ando cheia de trabalho e confesso que, se não fosse a Bimby, não sei se teria forças para amassar.
      Quanto às beringelas, o meu pai semeou, mas não nasceram. Só para o ano.
      Um beijinho,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.