segunda-feira, 11 de março de 2013

Micro

Normalmente, compramos os ingredientes necessários para a preparação de determinada receita, escolhida previamente.  Ou então aqueles produtos que são recorrentes na nossa cozinha. Sempre que vou à Biofontinhas, estes pressupostos são invertidos. Saio de lá cheia de coisas diferentes e sem fazer a mínima ideia de como as vou cozinhar. Todas as vezes, algo novo para experimentar. Todas as vezes, um desafio diferente.
Desta vez, micro aipo, micro milho, micro flores, micro ervilhas e umas folhinhas de uma espécie de mostarda a saber a rabanetes, com um nome difícil de pronunciar. 

De tarde, uma volta pela nossa horta. O entusiasmo de sempre, na hora de colher as cenouras. Tanto eu como o Manel, ao arrancarmos uma cenoura da terra, comportamo-nos como se víssemos um coelho a saltar da cartola. Tão grande, mãe! Olha, esta é branca! (Para o fascínio ser completo, só falta mesmo uma roxa, mas parece que as nossas sementes não traziam roxas :(


Estava decidido: cenouras salteadas com micro aipo, para acompanhar uma posta de salmão grelhado, e uma salada biológica com mostarda, micro ervilhas e micro flores, temperada apenas com flor de sal e uns salpicos de creme balsâmico de trufas.



Salteado de cenouras rainbow com micro aipo

Cortei as cenouras em 4 partes, no sentido longitudinal e cozi-as a vapor, até ficarem al dente. Num wok, coloquei 3 dentes de alho, picadinhos, e azeite (cerca de 4 colheres, para 6 cenouras). Deixei saltear um pouco, agitando o wok. Juntei as cenouras e envolvei dois minutos. Temperei com flor de sal e, já fora do lume, misturei o micro aipo. 


Mais receitas com vegetais micro aqui.

18 comentários:

  1. Bem saudável e delicioso!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Susana, ao contrário do que pensamos muitas vezes, o saudável pode ser saboroso.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Pena não morar mais perto do biofontinhas, senão ia mais vezes contigo :) tens umas cenouras muito catitas e bem apetecíveis aposto que deu um excelente almoço ;)

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, as vendas já não são feitas na quinta. Agora fazem-se na Bioazórica. Estas minhas visitas são "informais" e bastante esporádicas.
      Temos de falar um dia destes para combinarmos o nosso chá ;)

      Beijos

      Eliminar
  3. Micro delícias que, certamente, e na proporção inversa, deixaram todos contentes e deliciados com tanta iguaria. E que bom que deve ser colher as nossas cenouras. Bonitas fotos, aliás, como sempre.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, o prazer de colhermos as nossas cenouras é indescritível. E o Manel adora esses momentos. E eu adoro poder proporcionar-lhos.
      Obrigada pelo elogio às fotos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Fiquei micro apaixonada pelas flores pequeninas. Para a semana vou colher as patinagas que plantei no outono. Será que já estão boas para colher?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindas, não são? Ficam tão bem a colorir uma salada.
      Ainda nunca semeei as minhas pastinagas porque tem estado sempre a chover e a terra está encharcada :( Creio que se semeaste as tuas no outono, estarão prontas. No entanto, nada como arrancar a primeira e verificar :)

      Eliminar
  5. Estou a ver a cara do Manel :)
    Essa tua Biofontinhas é uma autentica delicia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manel adora, Mané. Fica mesmo feliz quando lhe digo para irmos à horta colher "coisas". E quer ser ele a arrancar as cenouras, apesar de raramente o conseguir fazer sem ajuda. Normalmente, fazemo-lo os dois :)

      Eliminar
  6. Uma delícia de história, de fotos, de descrições. Que sorte poder ter à mão estes recursos e ter também a curiosidade por arriscar, experimentar. Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sorte, realmente. Ir à Biofontinhas é sempre uma aventura, sei sempre que vou chegar a casa mais rica. E mais relaxada. É tão terapêutico aquele lugar. Ias gostar.
      Um beijo

      Eliminar
  7. Todo um universo, esse aí perto de ti. E a nossa conversa, antes de ires à descoberta mais uma vez. O teu pequenino a dizer as coisas que os pequeninos dizem, quando é hora de sair:)
    É uma dádiva. Isso de não saberes o que é que vai acontecer. Mesmo que seja um sítio onde vás muitas vezes. A poesia anda algures por domínios como esse. Gostarmos das coisas repetidas. Gostarmos delas como se nunca tivessem sido.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, falámos mesmo antes de sairmos :) E o Manel sempre a interromper, ora por uma coisa, ora por outra :)
      Tens razão, tem qualquer coisa de poético, aquele lugar. A familiaridade de sempre, todas as vezes com algo de novo. É mesmo muito bom ir lá. Chego sempre a casa bem disposta, inspirada, com vontade de fazer coisas diferentes.
      Um beijo

      Eliminar
  8. Olá Ilídia,
    Isto do amor à terra e às coisas que elas no dá pode acontecer em qualquer altura das nossas vidas. Eu fui uma adolescente urbana, confesso. Contudo, a idade adulta trouxe-me esta admiração pela natureza, pelos ciclos da terra e não ficaria triste se o futuro me trouxesse um par de galochas e uma sachola! :)
    Um abraço,
    Guida
    P.s. tanta coisa para te contar. Terá de ser um email ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me aconteceu já tarde, o amor à terra. Apesar de ter sido criada no campo, sempre tive uma vida pouco rural. O meu pai não é agricultor e eu nunca estive ligada à terra, nem tão-pouco me interessava por ela. Só adulta, depois de ter começado a frequentar a Biofontinhas, há cerca de 10 anos, esta minha faceta começou a despertar. E agora ir para a horta e mexer na terra dá-me um prazer que seria impensável há 15 anos. Só não consigo contagiar o meu marido, o citadino cá de casa :)

      Um abraço

      Fico à espera desse email ;)

      Eliminar
  9. Tudo tão delicado Ilídia!
    E um verdadeiro amor à tua horta e às coisas especiais que plantamos.
    Micro delícias, sendo que é uma delícia sempre passar por cá.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, querida, partilhamos este amor à nossa horta :)
      Muito obrigada pelos teus elogios. Vindos de quem tem um blogue delicioso como o teu têm um sabor ainda mais especial :)

      Um beijo

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.