domingo, 10 de março de 2013

Yacon

Parece uma batata, mas sabe a fruta. A pera e a melão. E a textura é mais de fruta do que de batata. Quando o Avelino me deu o saco, perguntei-lhe: Como cozinho isto? Descobre, respondeu-me.
O que fazer com um ingrediente que nunca cozinhámos e do qual nunca ouvimos falar? Investigar. Perguntar. Ousar.
A Elvira enviou-me umas receitas e eu pus mãos à obra. Comecei por um gratinado, que não fotografei. Qualquer dia, repito-o e partilho-o convosco. Hoje, pensei: Se isto sabe a fruta, deve ficar bem em doces. Se sabe a pera, vai combinar com cardamomo e canela. E amêndoa. E arrisquei. Não é um bolo consensual. É daqueles que primeiro se estranham e só depois se entranham.

Bolo de yacon com especiarias e amêndoa

Ingredientes:
1 yacon com 450 g
100 g de farinha
50 g de açúcar mascavado 
1 ovo grande
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cardamomo em pó 
1 colher de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de bicarbonato 
1/4 de chávena de amêndoas laminadas



Descasquei o yacon e cortei-o em pedacinhos. Com um garfo, esmaguei-o um pouco, mas deixei alguns pedaços inteiros. Misturei os restantes ingredientes e levei ao forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 40 minutos (fiz o teste do palito). 
Provei uma fatia simples, mas deve ficar muito bem com uma bola de gelado de baunilha.



Caso não tenham um Avelino a oferecer-vos preciosidades destas, nem consigam arranjar o yacon, podem substituí-lo por pera, por exemplo.

5 comentários:

  1. Tem bom aspeto!
    Adorei o texto! :)
    Bjs e bom domingo.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Eu cá comia já uma fatia! Tem um aspeto daqueles!!!!!!!hum.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia completamente o yacon Ilídia.
    As coisas que aprendes e nos ensinas :)
    Imagino que tenha ficado maravilhoso nesse bolo de tão bom aspecto.
    Preciso de um Avelino aqui, para me dar a conhecer novos ingredientes :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ilidia,
    Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar m yacon mas, adorei saber e adorei a tua "tarte".
    Boa semana, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto, deve ser optimo! adorei beijo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.