sábado, 12 de janeiro de 2013

Abóboras recheadas e o rigor do inverno

Sou, atualmente, a chacota da família. As temperaturas têm estado baixas e eu ando preocupadíssima com as minhas cenouras, as minhas couves de Bruxelas e as minhas ervilhas tortas. Eu sei que foi tudo semeado fora de tempo, que as probabilidades de sobrevivência são poucas, que não se deve contrariar a natureza. Mas milagres acontecem, não? Eu só queria ter um milagre na minha horta. 
Infelizmente, está tudo com o mesmo tamanho que tinha há um mês. E, não tarda nada, encontro tudo a definhar, a agonizar no meio dos canteiros. Há dias, quando se comentava que as temperaturas iam descer ainda mais, e eu falei nas cenouras, a minha mãe comentou, com um riso trocista: "Estás como o teu avô. Mas ele vivia da terra, tu não." Uma pessoa já não pode ser agricultora sem ser alvo de piadas por parte dos familiares. 
Espero que as minhas cenouras sejam mesmo, mesmo resistentes e que sobrevivam a estas intempéries. Terei um prazer indescritível em cozinhá-las para quem se riu de mim. Espero ter boas notícias dentro em breve.

Agora, uma receita de abóbora. As abóboras também foram da nossa horta, mas, ao contrário das cenouras, semeadas na época certa. A receita veio, novamente, de um dos programas Simple Suppers, do Nigel  Slater. 

Partir a abóbora (usei abóbora-manteiga) e retirar as sementes. Dar uns golpes na abóbora, para o calor entrar. Temperar com sal e pimenta, espalhar pedacinhos de manteiga e levar ao forno a 200 graus, durante 1 hora.
Entretanto, preparar o recheio:
Cortar 3 cebolas às rodelas e refogá-las em 2 colheres de sopa azeite. Descascar um pedaço de gengibre com cerca de 3 cm, cortá-lo em tiras e juntá-lo ao refogado. Adicionar uma pitada de canela, cominhos e paprika. Juntar uma mão cheia de sultanas.
Rechear a abóbora e levá-la ao forno durante 10 a 15 minutos.
Servir, com um copo de tinto, numa noite fria de inverno.

18 comentários:

  1. Olá Ilídia,

    Realmente ser motivo de chacota por uma razão tão bonita, que é fazer crescer algo e ter orgulho nisso, é cruel. Acredito que mesmo fora de época consigas colher os frutos do teu trabalho. O meu avô também vivia da terra e quando as noites eram muito frias tapava os vegetais da horta. Dizia que eles também precisavam de dormir tapados.
    Adorei a tua receita de abóbora. Fiz ontem abóbora no forno mas muito diferente da tua. Adorei o aspeto, as cores e o facto de se servir dentro da abóbora. Um mimo delicioso.

    Muita sorte para a tua hortinha e um excelente fim de semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, obrigada pelo comentário. Em relação à chacota, não se preocupe.É aquela chacota carinhosa da família, de quem acha piada a estas minhas teimosias. Está longe de ser a sério :)
      Não conhecia essa técnica de tapar os vegetais. Parece-me um bocadinho trabalhosa :)
      Experimente a receita da abóbora. Eu gostei muito.
      Um beijinho e continuação de bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Honey, a foto está linda como sempre! É uma continuação da tua fase exótica! Parece bem, mas eu sou muito simplista no que toca a abóboras, gosto delas assadas sem nada!
    Beijocas aos três!
    Rosa
    PS: espero que a tua horta se aguente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) Sim, ando muito exótica, ultimamente. Pelo menos no que diz respeito à comida. Pena não ter quem me acompanhe ;)
      Beijos para vocês também.

      PS: Eu também :)

      Eliminar
  3. Já tive que trazer as aromáticas para dentro de casa, o manjericão estava a começar a definhar...
    Os simples suppers do Nigel deixam-me sempre de água na boca!

    ResponderEliminar
  4. Um jantar vegetariano com produtos da nossa horta é do melhor que se pode comer :) Tal como tu, espero que aconteça um milagre com a tua horta, pois espero o mesmo das minhas cenouras ;) Gostei muito desse jantar, mesmo ser ter provado ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que belo aspecto!
    Fico na expectativa de ver uns cozinhados com as cenouras da horta... ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto tão reconfortante e delicioso! Ideal para uma refeição de inverno! Ainda por cima é saudável :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado, mudam-se os tempos e as vontades.
    E a nossa terra é um bem tão precioso e que vem dela e nos enriquece.
    Eu ando preocupada com algumas das minhas aromáticas! A minha avó diz para não preocupar, quando vier a Primavera tudo crescerá.
    Quero ver muitos cozinhados vindos do teu cultivo.
    Adorei a receita do Nigel, simples e reconfortante.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Pobre da minha agricultora:) Vais ver que a tua resposta não tarda. E há-de saber-lhes bem, de certeza:) Acho muito linda, a dedicação a algo que se vai alimentando, até chegar o momento de alimentar. É uma metáfora. Numa altura muito difícil da minha vida, tinha de cuidar de um jacinto. E cuidar dele era cuidar de mim. Para fazer com que tudo voltasse a ficar bem. Alguma coisa a nascer de um momento mau. Por isso, acho mesmo que as temperaturas negativas não hão-de arruinar os teus legumes. Cuidas deles com tanta devoção. Hão-de vingar.
    Nunca fiz outra coisa com abóboras que não sopas elementares. Mas tenho tido vontade de fazer experiências:) Tu e a Fa têm ajudado.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. As abóboras da nossa horta têm sido utilizadas essencialmente em sopas e cremes mas de vez enquando lá asso no forno umas fatias para mim. Adooooro. Há pouco tempo publiquei três versões de abóbora assada: duas doces e uma salgada. Não sei se viste. Gosto imenso de receitas aromáticas. Esta tua deve ter ficado divinal.

    P.S - Tenho fé na tua horta. E a fé é que nos salva, certo? Para quem acredita, claro.

    Que tenhas uma boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Que post engraçado, eu não tenho horta porque vivo num 1º andar no entanto tenho muitos vazinhos com ervas aromáticas e um limoeiro num vaso grande, mas este fim de semana tive a mesma sensação que tu a minha hortelã queimou com o frio e os meus limões não crescem o que me preocupa! Espero que corra tudo bem com a tua horate, vai dando noticias! beijos pera com isto esqueci-me de te dizer que a receita tem um aspecto divinal. beijo

    ResponderEliminar
  11. Vim conhecer o teu cantinho e fiquei encantada com as receitas.
    Vou voltar em breve.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que delícia invernosa ;)
    E percebo o cuidado extra com as coisas que vemos crescer. Só mostra respeito. Pela natureza e pelos outros.
    Babetet

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.