quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Um bolo de laranja e arandos para o lanche

Em dias de mau tempo, a vontade é ir para a cozinha. Há, nestes dias, uma força que me impele para o coração da casa. Apetece-me fazer algo que leve farinha e açúcar e fermento e ovos. E tudo o mais que lhes quisermos acrescentar. Nestes dias, apetece fazer pão, bolos ou bolachas. Apetece avental e forno ligado. Enquanto, lá fora, o vento agita as árvores e a chuva bate nas janelas, cá dentro, o calor de umas gemas que se agitam numa taça antecipa o conforto da primeira dentada. O cheiro da raspa da laranja acabada de ralar promete momentos de puro deleite. A massa fofa que é vertida na forma diz-nos que vem felicidade a caminho. 
Nestes dias, o eletrodoméstico é a vara de arames. Nada de batedeira, varinha mágica ou Bimby. Nestes dias, sinto-me tradicional, não muito diferente do que a minha avó se sentiria. No fim, de avental enfarinhado, a satisfação de oferecer um bolo a quem aparece para o lanche, com uma chávena de chá a fumegar. 

Deixo-vos as fotos. A receita está no Receitas ao Desafio.



Enquanto cozinhei, recordei o grupo que tem o nome do fruto.



20 comentários:

  1. Tchiii... há séculos que não ouço esta música :)
    Ainda bem que há dias assim, porque graças a eles e a essa vontade incontrolável de ir para o coração da casa foste compensada com um bolo fabuloso.
    Imagino o cheirinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também já não a ouvia há imenso tempo. E deu-me saudades :) E o nome do fruto em inglês é tão mais bonito, não é?
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O bolo ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Não encontro melhor programa para um dia de chuva.
    Com tantas comemorações a aproximarem-se, quem sabe encontro arandos para replicar o teu bolo.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje está a chover novamente. E voltei a ir para a cozinha :) Publicarei o resultado daqui a pouco ;)
      Um abraço para ti também,
      Ilídia

      Eliminar
  4. Adoro bater bolos à mão, principalmente à noite no silencio da casa...é tão bom!
    O teu bolo está com um aspecto bem guloso.
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Apesar de gostar de máquinas, de vez em quando, apetece vara de arames e colher de pau :)
      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  5. Eu não gosto muito de passas e portanto acho que os arandos vermelhos secos são uma excelente alternativa. E é por isso que acho este bolinho extremamente apelativo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia arandos. Foi a primeira vez que os utilizei. O resultado agradou-me bastante. E este bolo é muito bom. Húmido e reconfortante.
      Beijinhos,
      Ilídia

      Eliminar
  6. Adorei a receita! Fica uma verdadeira delicia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Muito bom! Ando com um na cabaça para fazer que deve ser parecido!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um bolo de inverno, que aquece a alma :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. O bolo parece delicioso! Mesmo fofinho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei ler o teu texto, sinto o mesmo nesta altura.
    Quero conforto, fazer bolos, biscoitos e bolinhos. Também me sinto tradicional.
    E o cheiro da raspa de laranja é tão bom!! :) As minhas laranjas começam por estes dias a amadurecer. E um bolinho assim sabe mesmo bem, feito por nós e para partilhar. E os arandos sabem tão bem, em vez de passas :) Lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive ontem a última reunião e tenho passado muito tempo na cozinha. E só me apetece fazer doces :) Felizmente que não me perco a comê-los. O prazer em fazê-los é tanto que faz com que me controle na hora de os comer :) E fiquei fã dos arandos. Tenho de ir a uma loja de produtos naturais, que vende a marca dos que me ofereceste, e pedir-lhes para encomendar.
      Beijos

      Eliminar
  10. Hoje está um desses dias. Ainda não parou de chover desde que acordei. A agitação do último dia de aulas do 1º período misturada com muita chuva. A parte boa é que daqui a nada, estarei numa circunstância semelhante à que descreves.
    Lindo e apetecível, o teu bolo de laranja para dias de chuva. Mesmo que tenha a cor do sol. É o contraste:)

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, hoje está outra vez um desses dias. Ainda não parou de chover. Estamos em casa, recolhidos, de lareira acesa. Como eu gosto de dias assim :)
      Sim, este bolo é um pedacinho de sol dentro de casa. Já que os dias têm estado tão escuros, que a comida ajude a colori-los.
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.