segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma beringela parmegiana com ingredientes caseiros

Este fim de semana, mais más notícias. Mais revolta. Mais negrume. Cada vez mais, a necessidade de poupar, de cortar (ainda mais) despesas, de gerir (ainda mais). E a gestão começa na cozinha, na hora de fazer a lista de compras. Continua no supermercado, quando se opta pela marca x em vez da y. E no fim da refeição, quando se decide guardar, em vez de pôr no lixo. Olhar para o que há, ver o que falta. Se houver uma horta, tanto melhor. Com uma horta, a possibilidade de refeições quase autónomas, com poucos ingredientes comprados. 
Foi o caso desta beringela parmegiana, com ingredientes bem estivais: a beringela foi-me oferecida pela minha amiga Maria, os tomates e o manjericão são da nossa horta, as cebolas e os alhos, da do meu pai. Apenas comprei o azeite e os queijos. E ficou uma delícia, a minha receita feita com "coisas de casa".

Ingredientes para duas pessoas: 
1 beringela média
sal marinho
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena, às rodelas
1 dente de alho, picado
400 g de tomate, cortado em pedaços
1 colher de chá de açúcar amarelo
sal e pimenta
1 colher de chá de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de manjericão fresco, picado
125 g de mozzarela, cortado à rodelas
40 g de parmesão ralado

Aquela previamente o forno a 200 graus. 
Corte a beringela a todo o comprimento, em fatias de 1 cm de grossura. Coloque-as numa superfície lisa e salpique-as generosamente com sal marinho. Deixe 20 minutos.
Entretanto, num tacho, aqueça o azeite e refogue levemente a cebola e o alho. Mantenha o lume brando e mexa sempre. Junte o tomate e o açúcar amarelo e tempere. Tape e deixe ferver durante 20 minutos. Junte o vinagre balsâmico.
Coloque as fatias da beringela num tabuleiro, numa única camada. Pincele com azeite e deixe assar durante 15 minutos, até ficarem douradas.
Unte com azeite um prato grande de levar ao forno (usei um de pizza). Disponha uma camada de beringelas, salpique-as com manjericão, junte fatias de mozzarella, o molho de tomate e depois o parmesão. Continue nessa ordem até ter usado todos os ingredientes. Termine com parmesão e manjericão. Leve ao forno mais 20 minutos e sirva com uma salada verde.

Fonte: Adaptado de As voluptuosas receitas de Miss Dahl, Sophie Dahl


Pode parecer cliché, mas há coisas gratuitas que, se as soubermos ver, nos podem fazer um bocadinho mais felizes. Um jantar de domingo, ao ar livre, com os amigos de sempre, um pôr-do-sol com vista para S. Jorge, um ramo de flores acabadas de apanhar, uma mesa bonita, um bom livro (estão caros, eu sei, mas há bibliotecas cheiinhas deles). Os tempos não estão fáceis, mas acho que cabe a cada um de nós tentar ser feliz com o que tem ao seu alcance.

Ontem, tirei uma fotografia a esta beldade, a gata dos nossos amigos (só a publico porque pedi autorização  para tal aos "pais" ;)


13 comentários:

  1. Que bela mensagem, Ilídia, nestes tempos de crise que exacerbam o negativismo português. E que aspecto delicioso essa beringela com queijo :)
    Uma doce semana, como esse pôr-do-sol
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  2. Ilídia,

    Cada dia coloca um desafio maior que o anterior. As palavras que nos servem a revolta também são boas companheiras em busca de dias melhores. É a esperança que nos resta. :)
    Gosto muito de beringela e faço muitas vezes assim ou variações com o que há à mão. Fica sempre delicioso. Quase tanto como a linda menina tartaruga que é mesmo uma beldade!

    Um beijo e boa semana*

    ResponderEliminar
  3. Uma prato que afasta qualquer pessimismo... Tão belo e delicioso com coisas de todos os dias. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi Llidia, que maravilha de receita.Fiquei aqui querendo um pratinho desse.Hummm, babei.Beijos querida e uma semana abençoada.

    ResponderEliminar
  5. Todos sabiamos que os tempos de abundância e fartura não durariam para sempre. O que custa mesmo é que a necessidade de poupar, a revolta e o negrume só atinge alguns; os de sempre. Enfim! É colocar em prática os sábios ensinamentos dos nossos avós que sem saberem já utilizavam a máxima Reduzir, Reutilizar, Reciclar melhor do que nós e seguir em frente, com esperança que dias melhores virão.
    A sua receita feita com “coisas de casa” tem uma aparência deveras apetitosa, deliciosa, magnifica, de fazer "crescer água na boca".
    Parabéns e continuação de uma semana inspiradora!

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar

  6. Gostei muito da sua mensaguem. Conseguiu expresar o que me vai na alma.Adorei a gata.

    ResponderEliminar
  7. É bem verdade...tempos de crise.
    Mas quem tem uma horta está mais seguro, eu pelo menos sinto-me assim.
    E a partilha entre vizinhos também me alegra. É bom ter um cantinho nosso.
    Assim como as pequenas coisas que nos fazem felizes, sem gastar dinheiro, um passeio pela beira-mar, um jantar em casa mas lá fora, fotografar a natureza :)
    E estas beringelas deliciosas, feitas com as coisas de casa, são fabulosas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Que bem que eu te tinha acompanhado neste almoço!...
    E é como dizes, por vezes ..."the best things in life are free". Pena que nem sempre as saibamos admirar da melhor forma :( Às vezes, nas fases menos boas, fazia-nos bem!
    Um beijinho amiga.
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Já não suporto os noticiários. Quando tento fugir deles, é o sapo que, quando ligo a internet, me bombardeia com headlines sempre catastróficos para o honesto trabalhador. Que nos valham as hortas e a nossa capacidade de vermos a felicidade no seio da família e dos amigos. Para além disso, haja saúde, como já dizia a minha avó.
    Gostei muito da tua refeição. A cozinha mediterrânica no seu melhor.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto de tomate e beringela juntos. Com queijo ainda melhor... E não tenho comido. Obrigada por lembrares. E por trazeres imagens bonitas em dias que estão escuros e tristes. Quando pensamos que batemos no fundo, conseguimos descer ainda mais um degrau!
    Babette

    ResponderEliminar
  11. Deliciei-me só a ver a receita e as fotografias. Todos os dias vou ao meu quintal ver se as beringelas já estão prontas a colher para experimentar esta deliciosa receita. Cá por a casa temos tentado ao máximo fazer refeições com o que a horta nos dá, gostarámos mesmo se ser autosuficientes, mas ainda vamos muito longe nessa caminhada. Hoje vamos comer umas favas de festa à moda do Pico, com favas congeladas da nossa safra deste ano.
    Se quiser expreitar a receita aqui vai o link:

    http://quintavinagreira.blogspot.pt/2012/05/favas-de-festa-moda-do-pico.html

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada a todos pelos vossos comentários. Realmente, os tempos não estão fáceis, mas, se tivermos alguma atenção a certos detalhes, podemos poupar e manter uma alimentação de qualidade, mesmo sem gastar muito dinheiro. Olhar para o passado e aprender com o que faziam os nossos avós, como diz a Manuela. Lembro-me de a minha avó fazer uma refeição a partir de pouco. E, se pensarmos bem, nas últimas décadas, cometeram-se muitos excessos. Houve uma abundância que não se traduziu necessariamente numa alimentação de qualidade. Há que repensar muitos dos nossos hábitos. Que a crise sirva para alguma coisa :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia
      Como me identifico no seu comentário
      Há 27 anos deixei Lisboa e fui viver três anos na aldeia onde nasci, Beira Alta. Menina da cidade, mas plantei, vindimei, criamos galinhas e coelhos, e vimos em nosso redor esses exemplos de economia e de bons hábitos. Voltei à cidade, Porto, mas mantivemos contacto permanente com a terra e com as gentes. Que saudades desses "comeres". E não é a quantidade que faz a qualidade, é só tentar:)
      Beijinhos.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.