segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sweet september

Em junho, a praia cheira a saudade. Em agosto, a férias. Em setembro, a nostalgia. Rasga-se a folha do calendário e o sentimento é outro. Querer esticar o verão. Gastar os últimos cartuxos. Aproveitar os últimos raios de sol.

 Hoje, acabaram as minhas férias. Para trás, ficam os dias com tempo, em que parece caber tudo. Ficam os almoços a três, a horas não programadas. Ficam os jantares tardios e as cedências quanto à hora de deitar. Ó mãe, posso ver mais um Pocoyo? E eu lá deixo, afinal estamos de férias. 
A partir de hoje, começam os horários, as rotinas, a mochila preparada de véspera. Hoje, começam as preocupações, a lista de coisas a fazer. Mas hoje começa também a excitação de um novo ano letivo. Nunca deixo de me entusiasmar com o começo de mais um ano. Rever alunos ou vê-los pela primeira vez. Reencontrar colegas, conhecer outros. Preparar o material, abrir manuais a cheirar a novo, fazer planos de aulas, conhecer o horário que ditará as rotinas dos meses que se seguem.
Este ano, será tudo novo: escola, alunos, colegas. E eu pareço uma criança que vai à escola pela primeira vez, contente com os cadernos novos. Apesar de lamentar deixar os dias preguiçosos, a motivação suaviza esse sentimento.
Hoje, o Manel voltou à escola. E chorou, quando o deixámos. Foram muitos dias de mimo e diversão. Dias com menos regras e com os pais só para ele. Afinal, adorou rever colegas, educadora e auxiliares. Estava excitadíssimo quando o fui buscar. Contou-me o seu dia, com alguns pormenores. A minha sala está muito gira, mãe. E, ao fim da tarde, ainda houve tempo para um pedacinho de praia. Chegou a casa feliz. Enquanto o pai lhe tirava a (muita) areia do corpo, preparei este jantar leve:

Tarteletes de atum e tomate cereja 

2 latas de atum
1 cebola roxa, grande (da horta do meu pai :)
250 g de tomate cereja (da nossa horta :)
3 colheres de sopa de azeite
1 caixa de natas magras (200 g)
4 ovos
sal e pimenta
nira (uma espécie de cebolinho japonês, com sabor a alho - adquiri este na Biofontinhas, que tem estas preciosidades, mas podem substituí-lo por cebolinho.)
Queijo da ilha ou parmesão, ralado na hora

Fiz um refogado com a cebola, cortada em rodelas finas, e o azeite. Juntei as latas de atum, escorridas, e deixei cozinhar um pouco. Adicionei os tomates, cortados a meio, e cozinhei uns dois minutos.
Bati os ovos, juntei-lhes as natas e continuei a bater. Adicionei o cebolinho, picado fino, e temperei com sal e pimenta. Misturei os ovos com o refogado e pus nas formas (não untei, pois as minhas são de silicone). Povilhei com queijo ralado e levei ao forno, a 190 graus.
Servi com uma salada bem colorida: de alface e flores comestíveis, polvilhada com amaranto vermelho (também da Biofontinhas).

28 comentários:

  1. Fico feliz pelo vosso dia. Connosco também correu tudo bem. O Afonso ficou super à-vontade no colégio, na sua sala nova... sim, porque ele agora faz parte do grupo dos "meninos grandes" ;)
    Bjs para os três.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabámos de falar, mas mando-te mais um beijo por aqui :)

      Eliminar
  2. Bom dia Ilídia. Duas coisas me chamaram à atenção. A areia preta, da qual a Susana me falou e que eu não conseguia imaginar no corpo. Olhando as pernitas do Manel só me lembrava de camuflagem :). A segunda foram as tuas tarteletes, que, vistas daqui ficaram perfeitas, e, essa salada colorida, convidativa. Um bom regresso para ti e votos de um bom ano nesta tua nova etapa. Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a nossa areia é feita de basalto, daí a sua cor. Mais grossa e mais escura, causa estranheza a quem está habituado às do continente. As tarteletes ficaram saborosas, e bem leves.
      Beijinhos para ti também e para as tuas meninas.

      Eliminar
  3. Olá Ilídia
    Por aqui ainda se prolongam os dias de praia e férias porque eu "sofro" muito com o fim do Verão e esforço-me por o prolongar. Não é que não goste do Outono, mas a transição é muito difícil.
    Queria tanto ter por aqui uma Biofontinhas. Essas flores comestíveis são encantadoras e transformadoras. Desconhecia por completo o amaranto vermelho.
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário de ti, não sofro assim tanto com o fim do verão. No entanto, claro que tento esticar as partes boas, como os jantares no jardim, o mais possível. E confesso que já tenho saudades das aulas e de uma escola cheia.
      Também adoro estes pormenores no prato. Tornam as refeições bem mais alegres. O amaranto vermelho só me foi "apresentado" muito recentemente na Biofontinhas. Aquele lugar é um paraíso para quem gosta de fazer comida como nós. Se quiseres vir à Terceira, terei todo o gosto em levar-te lá. Sei que vais adorar.
      Beijos

      Eliminar
  4. Oi Llidia, que pena que as férias acabaram.Ja dá saudades não é.A gente demora um pouco para retomar o ritmo e a rotina.Mas essas tortinhas ficaram divinas e sem falar na receita anterior da mãe, na lenha, que delicia.Adorei.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O regresso ao trabalho faz parte. E eu encaro-o com serenidade.
      Obrigada pelos elogios às tarteletes e à alcatra da minha mãe.
      Beijinhos e obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  5. Ilídia,

    Passei para conhecer o seu espaço na net, o qual muito me agradou tanto pela sua escrita, como pelas receitas que por aqui encontro.

    O final das férias traz sempre um sentimento de alguma nostalgia mas se encararmos como a encarou, como a retoma de muitas actividades gratificantes, torna-se mais fácil de lidar.

    Mostrou fotos muito bonitas, também já estive em praias de areia negra, nada me incomoda... :-)

    As tarteletes ficaram muito apetitosas, bonitas e convidativas, algo bem leve e nutritivo enquanto o calor ainda se faz sentir.

    Beijinhos

    Isabel



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Isabel. Muito obrigada pelas suas palavras simpáticas.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ilídia, este teu post deixa-me a sonhar :) Recordo-me da minha infância e do final das férias.
    Adoro a tua escrita, as tuas fotografias, tudo tão encantador.
    Setembro é doce, traz ainda o calor do Verão, e sempre uma certa nostalgia.
    Apetecia-me estar agora numa dessas praias de areia escura, com uma tartelete leve e deliciosa saboreada entre boas conversas. E a Biofontinhas, que esconde segredos...amaranto vermelho, desconhecia. Tenho cá em casa amaranto normal, em grão, de tom creme.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês. As tuas palavras significam muito para mim, pois também gosto muito do teu blogue e, consequentemente, de ti :) E uma viagem à Terceira, não? Areia escura, Biofontinhas... e também se arranjam umas tarteletes :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ilídia, que querida :)
      Um dia tenho a certeza que sim, que será um belo encontro, nessa tua terra mágica. Obrigado pela gentileza.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Olá, o meu regresso prolongou-se por mais um dia, para depois dar lugar à frustração total!!!! Horário horroroso, enfim..... Vai ser um ano muito comprido! Que saudades já da nossa praia deliciosa e do verão!!!!! Adorei as tuas tarteletes!
    bjocas, rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas pessimista. Vais ver que corre bem. O horário é importante, não nego, mas vais ver que o resto é todo bom. Acredita que sim.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Custa regressar... mas com gosto tudo é melhor!
    Um bom início de ano! Com muitas coisas boas. Para todos vós!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida.
      Beijos para ti e para os teus meninos.

      Eliminar
  9. Bom gosto nos chinelos! Bom regresso aos dias "pós-férias".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Johnny :) Volte sempre. Já fui espreitar o seu blogue e gostei. Fresco e divertido.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. O regresso à rotina custa sempre mas é verdade que estar muito tempo sem regras acaba por me saturar! O mais difícil deste regresso é mesmo a separação da família e o tempo que temos para nos dedicar uns aos outros que diminui substancialmente...
    Adorei a fotografia das pernocas do rapaz cheias de areia escura! Fiquei com vontade de pisar essa areia também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, acho que o Manel estava a precisar de voltar às rotinas. Muito mimo e poucas regras nem sempre dão bons resultados :) Custa, mas tem de ser.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Estou também no espírito de regresso. Em pleno. A acordar às seis e meia e a ter uma hora e meia para almoçar:) Faz parte. E a verdade é que estou cheia de saudades de dar aulas. Para o ano volta a haver Verão:) Lindas, as imagens que deixas. De um Setembro doce.

    Que o regresso seja assim como o mês: doce.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu horário ainda não é assim tão rígido. Tenho andado a trabalhar em casa. Na próxima semana, formação. Tal como tu, também tenho saudades das aulas. Este ano, aulas diferentes, com idades bem diferentes :)
      Sim, para o ano volta a haver verão. E não tarda nada, está aí o outono, a minha estação preferida.
      Um beijo.

      Eliminar
  12. Como não saboreei devidamente esta pausa à conta do trabalho intensivo dos horários, vejo que não houve interregno. Por isso, sinto este setembro mais acre que doce.Para além disso, adorei as imagens da praia, da areia nos pezinhos do Manel, das tartaletes e da salada colorida (e florida). Um mimo este post.
    Hoje foi a reunião de departamento. Faltou lá a tagarela que há em ti. Comentámos esse facto e disfarçámo-lo mutuamente e em silêncio.
    Como têm sido os teus dias na nova escola?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia. Os dias têm sido bons. Estive na escola na segunda e ontem, já a trabalhar. A inteirar-me do funcionamento da biblioteca. Hoje, fiquei em casa. As reuniões são só na próxima semana. Estranho voltar a entrar numa escola onde não se conhece praticamente ninguém. Faz falta ver as caras de sempre e matar saudades... No próximo ano já será diferente.
      Um beijo para ti e muitos outros para distribuíres pelo resto do pessoal.

      Eliminar
  13. É verdade Idilia, Setembro cheira a fim de férias, mas é um mês que gosto imenso, tal como gostei desse jantar rápido depois de uma ida à praia.
    Um beijinho e um bom recomeço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.