domingo, 19 de agosto de 2012

Dias de tempestade

O jardim está deserto. Mesa, cadeiras, almofadas e brinquedos, tudo recolhido. Há uma brisa, mas nada de invulgar nas nossas ilhas. Esperamos a chegada de mais uma tempestade. E protegemo-nos. Habituados às intempéries, aprendemos a esperá-las com serenidade. Tomamos as precauções, mas sem grandes sobressaltos. 
Enquanto esperamos, vou à horta. Colho tomates e malaguetas. E açaflor. Habituada a comprar o açaflor em lojas gourmet, este ano, pela primeira vez, o meu pai pôs umas sementinhas na terra. E, diariamente, acompanhámos o seu crescimento, curiosos por ver a planta que daria o desejado pozinho alaranjado. Quando regressámos de férias, na quinta-feira, vi as flores, que entretanto nasceram. E agora a apanha das pequenas pétalas que me tingem os dedos é uma das minhas atividades de final de tarde.  Enquanto não estão secas, costumam pernoitar na rua, na churrasqueira, para, durante o dia, secarem ao sol. Hoje, porém, ficarão cá dentro. Não vá o Gordon levá-las:)
"Tirar" açaflor é uma tarefa demorada, que exige paciência. E alguma perícia, para que os dedos evitem os espinhos que cobrem a planta. E descubro que, afinal, também eu sou capaz de tarefas desta natureza. Eu, que me julgo incapaz de desembaraçar as luzes da árvore de Natal ou os meus colares emaranhados, consigo ficar, durante bastante tempo, concentrada numa tarefa tão manual e monótona. E descubro que até gosto. Enquanto, pacientemente, arranco as pequenas pétalas e as vou colocando num vaso, os pensamentos sucedem-se. Hoje, recordei a última vez que o Gordon passou pelos Açores. Estávamos em 2006, eu morava na Graciosa e a minha amiga Emília ofereceu-me guarida, visto eu morar numa zona de perigo. Nesse ano, o Gordon desviou-se. Apenas chuva e umas rajadas de vento mais fortes. E duas amigas que conversaram até às tantas, enquanto esperavam pelo furacão que nunca chegou. Ainda hoje recordamos com carinho essa noite de espera, confidências e gargalhadas. Só espero que desta vez o Gordon também nos deixe em paz, como há seis anos.

 

19 comentários:

  1. Ilidia, espero que esteja tudo bem por aí... nós aqui no continente temos acompanhado pelas noticias, mas confesso que hoje ainda nao ouvi!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, obrigada pelo seu carinho. O Gordon, mais uma vez, passou de mansinho. Em S. Miguel e Sta. Maria, fez algum vento e choveu bastante. Houve algumas derrocadas e pequenas inundações, mas nada de muito grave. Aqui, na Terceira, nem se sentiu.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que lindas flores. Por vezes as tarefas monótonas acabam por ser bastante relaxantes :)
    E que o Gordon passe bem ao largo!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as tarefas monótonas e manuais permitem-nos ter a cabeça livre, o que faz com que se tornem relaxantes. Quanto ao Gordon, passou bem ao largo, sim :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Também me recordo da noite em que aguardávamos a chegada do Gordon. Ainda não nos conhecíamos bem. Passei a noite sozinha, à espera da anunciada tempestade. A ideia era estar bem desperta, mas o sono venceu-me. O Gordon decidiu mudar de rumo (ainda bem)... Fica a memória.
    Por cá está tudo bem. Pequenos incidentes que seriam de esperar.
    Beijinho e bom regresso a casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, ler isto está a cortar-me o coração. Imaginar-te sozinha e eu e a Emília ali ao lado. Mas foi logo em setembro e acho que ainda pouco tínhamos falado. Ainda bem que o sono te venceu :)
      Sim, vi nas notícias que foi muito suave, novamente. Por cá, nem se sentiu.
      Beijos para ti e para o Tiago.

      Eliminar
  4. Açaflor, açaflor... como gosto da tua cor e do teu odor!!! Costumo usar na canja e no "Arroz à Valenciana". Desculpa lá a linha lata, mas ficaria muito contente se me pudesses oferecer 1 sementinha dessas para semear na terra, obrigada.PMT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Ainda não sei como se tiram as sementes para o próximo ano, mas vou descobrir. E podes contar com algumas pétalas das que ando a colher :)
      Beijos

      Eliminar
  5. Ilidia, segundo vi nas noticias parece que o Gordon não chateou tanto como estavam à espera felizmente. E espero que não tenha levado as tuas florzinhas
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, realmente chateou bem pouco. Aqui, na Terceira, acordei com sol :)E as flores continuam lá. Amanhã, irei lá novamente. Hoje, não colhi nenhumas, pois estavam muito pequenas.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oi LLidia, que bom que foram suaves os ventos.Que Deus os proteja sempre.
    Tudo de bom querida.Beijos.

    ResponderEliminar
  7. A minha escapadela não me deu abertura para saber do mundo. Além do telemóvel não houve mais contactos com o planeta :) .E, não sabia do furacão e agora que sei e pelo que leio vejo que foi breve e sem muitos estragos. É bom estar de volta e poder ler-te. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lily. Por vezes, este afastamento é necessário. É importante desligarmos de tudo. Também andei assim durante uns dias. Obrigada pela tua visita. Volta sempre.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Bom que os elementos tenham suavizado, ao passar pelas vossas ilhas. Fico preocupada, sempre que se ouve coisas destas a propósito dos Açores. Não é uma coisa longínqua, como antes. Os afectos trazem também estas coisas. Que bom que já passou. E adoro essas flores pequeninas que dão sabor à comida. A minha Dª Alice oferece-me, de vez em quando. Com um sorriso luminoso, a dizer que a "menina" gosta de flores e de fazer comida. Não há maneira de ser "senhora" para a Dª Alice:)

    Um beijo. Que estejam bem.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente, acontece. O que é perigosos, sabes? Ouço pessoas a dizer "Nunca acontece nada.", sem que tomem as devidas precauções. Um dia, pode ser grave. Como na história do Pedro e o Lobo :)
      Tenho as minhas florzinhas a secar. Quando estiverem prontas a consumir, faço-te chegar um frasquinho :)
      Beijos, "menina" Mar.

      Eliminar
  9. Fiquei muito contente por saber que ficaram bem :) :) :)
    Não conhecia estas flores... agora estou a aguardar as receitas
    beijinho ao Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mané, pela tua preocupação.
      Em relação ao açaflor, vais passar a conhecer. Quando as pétalas estiverem secas, terei todo o prazer em enviar-te um bocadinho :)
      Beijos

      Eliminar
  10. Muito obrigada pela tua partilha
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2013/02/doce-de-abobora-com-acaflor.html#comment-form

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.