terça-feira, 17 de abril de 2012

Declaro aberta a época dos gelados.

        Pelos Açores, o tempo está bonito. A temperatura tem estado agradável e o sol tem brilhado. As roupas mais pesadas estão guardadas e a lareira está em pausa. Custa-me sempre despedir dos serões à lareira, mas as estações quentes também têm os seus encantos. Jantares no jardim, sestas na rede, churrascos, limonadas, peixe grelhado, praia, vestidos floridos, sandálias, gelados. Nas estações quentes, apetece gelados. 
        Este fim de semana, a minha sorveteira voltou a trabalhar. E, para inaugurar a época, escolhi um gelado de manjericão e canela. Levei-o para o jantar de aniversário do meu irmão. Primeiro estranharam, depois entranharam. Manjericão? Em gelado? A primeira colher foi levada à boca com desconfiança. A medo. Afinal... Hum, é bom! E as colheradas sucederam-se, saboreadas com prazer. É, realmente, um gelado surpreendente. A canela e o manjericão juntos resultam num sabor muito especial.  A repetir, sem dúvida.

Gelado de canela e manjericão



Ingredientes: 
600 ml de leite
Cerca de 30 g de manjericão fresco, bem lavado - adquirido no sítio do costume
1 pau de canela
8 gemas
225 g de açúcar (pus apenas 200)
360 g de natas gordas (sim, gordas, não quis estragar o gelado :)

Ferva o leite num tacho, em lume médio. Junte o manjericão e o pau de canela, tape e tire do lume. Deixe repousar durante 15 minutos, depois coe, espremendo o manjericão, com as costas de uma colher, para extrair todo o líquido.
Bata as gemas e o açúcar numa taça grande. Misture lentamente o leite aromatizado com a canela e o manjericão. Volte a meter no tacho e coza em lume médio, mexendo constantemente com a colher de pau ou uma espátula de silicone, até que o creme engrosse suficientemente e fique agarrado à colher, 75-80 graus. Não deixe ferver senão as gemas coalham.
Deite o creme, imediatamente, outra vez na taça e deixe arrefecer, em cima duma taça com gelo e água ou dentro do frigorífico, até o creme estar muito frio. Adicione as natas gordas, batendo.
Deite o creme no recipiente duma máquina de gelados e congele segundo as instruções do fabricante. * Passe o gelado para um recipiente com tampa e congele até estar suficientemente firme para servir com uma colher de gelado, pelo menos 3 horas ou de um dia para o outro.

* Caso não tenha máquina de gelados, leve ao congelador e, de vez em quando, bata com a batedeira. Quantas mais vezes o fizer, mais cremoso ficará o gelado.

Fonte: Gelados e sobremesas geladas, Peggy Fallon, Editora Civilização


Enquanto o gelado estava na sorveteira, reparei que a parede e o alumínio que reveste a bancada da cozinha refletidos na parte superior da máquina produziam um efeito bonito. Fui buscar a máquina e brinquei um bocadinho. O resultado foi este:

17 comentários:

  1. Um gelado sabe sempre bem, mas aqui pelo Alentejo está um frio que não se pode, mais do que na época do Natal.
    BJs

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Ilídia
    Este seria um gelado do meu agrado com toda a certeza. O que eu gosto de manjericão!
    Começo a considerar que uma máquina de fazer gelados é um "must have" :)
    As "brincadeiras" fotográficas ficaram magníficas.
    Abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
  3. Um geladinho perfeito, adorei a textura...imagino o sabor da canela que gosto tanto...

    ResponderEliminar
  4. Bem, fiquei de olho nesse gelado... pena que não tenho uma máquina para os fazer... Mas ainda assim levo a receita hipercalórica comigo :)

    ResponderEliminar
  5. Humm... que mistura inusitada, deve ter ficado ótimo. Pena que aqui pelo continente estão dias de inverno! Beijo

    ResponderEliminar
  6. Por aqui a época tinha começado mas ficou parada outra vez, já que a chuva teima em ficar e o frio apareceu de novo.
    Tenho de experimentar esta combinação.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Lindas as fotografias! Gelado! Que bom saber de tempo bom que pede um gelado! Por aqui a água está a apaziguar-se com a terra, então chove. Mas nos meses de sol durante o inverso, aproveitei estar na Figueira para algumas bolas de gelado da Emanha. A melhor gelataria que conheço!
    Um beijinho
    da Catarina

    ResponderEliminar
  8. Ilídia, gosto muito destes dois ingredientes, por isso tenho de considerar fazer esse gelado. SE não levá-se tantas gemas fazia-o já no próximo fim de semana ;) Ai o colesterol que não me deixa usufruir dessas delícias :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ilídia,
    por cá a chuva e o frio não dão tréguas! Mas mesmo com o tempo assim, sonho com gelados!
    Ofereceram-me uma máquina de gelados no meu aniversário! Mas ainda não usei...
    Adorei o teu gelado, cremoso, com canela e manjericão. Já usei manjericão num sorvete e gostei bastante por isso acredito que sim, que seja bem especial.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho máquina de gelados, mas fiquei tentada a experimentar este gelado tão diferente usando o método da batedeira. :) Vai ter é de esperar que venha tempo mais quentinho aqui pelo continente. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Aqui chove tanto, minha Ilídia! Estou a ouvir a chuva agora. Abundante como não houve no Inverno. É bom que assim seja. A terra estava tão seca. Tão a precisar de água.
    Que bom que aí a época de gelados já tenha sido declarada:) E sim, esta tua possibilidade é de estranhar. Mas pela descrição, até pode ser mesmo que se entranhe:) Um dia experimento. Quando acabar o Inverno aqui:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Ai que maravilha de imagens.. que aigua na boca :) Ficou com um aspecto optimo. beijo

    ResponderEliminar
  13. Ola Ilidia. Estive uns tempos sem vir aqui, mas já regressei ao activo! :) E agora que aqui estou, matei as saudades todas. Porque o blogue é excelente e sentimos falta, sem duvida! Continua excelente. E este gelado já me sabia imensamente bem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Quando me falaste neste gelado intelectualizei o sabor da canela com o do mangericão.Conjuguei-os mentalmente. Agora que vejo a receita já posso operacionalizar esta combinação, que no meu entender é bem refrescante e ideal para os dias que se têm feito sentir.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  15. Ilidia, por vezes os sabores diferentes causam estranheza, mas é dificil resistir-lhes. Quando fiz iogurte de manjericão todos torceram o nariz, mas ficou optimo. Tal como o teu gelado, está uma tentação
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Cá em casa ainda não inaugurámos a época oficial, de modo que a sorveteira ainda hiberna. A combinação de canela e mangericão é invulgar, mas parece-me que no resultado devem sobressair de forma subtilmente agradável :)

    ResponderEliminar
  17. Cá em casa ainda não inaugurámos a época oficial dos gelados, de modo que a sorveiteira ainda hiberna quietinha no seu canto. A combinação canela/mangericão é invulgar de facto, mas parece-me que no resultado o sabor conjunto deve sobressair de forma subtilmente agradável :)))

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.