quarta-feira, 14 de março de 2012

Vou tentar

Os meus dias têm sido frenéticos. Passam a correr. Mal dou por eles. Ando a mil à hora. Nalguns dias, almoço em meia hora. E não ando a reagir muito bem. Dou por mim a queixar-me. E arrependo-me. Dali a pouco, queixo-me novamente. Alivia. Mas volto a arrepender-me. 
Ligo o computador. E vejo um autocarro desfeito. Mais de 20 crianças mortas. Penso naqueles pais e sinto um nó na garganta. Dali a pouco, as vozes do Manel e do pai, que chegam. Abraços. Contam-me o seu dia. O Manel, na sua bata de xadrez vichy: Comi cereais. Tive aula de inglês. E desenhei. Então, envergonho-me. E prometo a mim mesma nunca mais me queixar. E vou para a cozinha.

Frango assado com limão e tomilho




1 frango
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 raminho de tomilho
1 limão
1 colher de chá de paprika
1 colher de sopa de azeite  + azeite para regar

Arranjei o frango e sequei-o, com papel absorvente.
Piquei os alhos e misturei-os com a paprika, folhinhas de tomilho e a colher de azeite. Barrei o frango com esta mistura, por dentro e por fora. No interior, coloquei um limão inteiro, no qual fiz uns furos, com um garfo. Com um fio de cozinha, atei-lhe as pernas.
Cortei a cebola em rodelas, dispu-las num recipiente refratário e sobre estas, coloquei o frango. Reguei-o com mais um pouco de azeite e levei-o ao forno, a 180 graus.



20 comentários:

  1. Ficou lindo! Que tentação...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. As nnotícias realmente foram muito tristes! Uma desgraça... nem consigo imaginar a reação daqueles pais. E não, não tens do que te queixar, ou melhor, não temos que nos queixarmos. E fizeste o melhor, foste para a cozinha e preparás-te este magnífico frango. Muito bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O teu frango ficou lindo!
    Estou a ver que tens aproveitado muito bem os limões que o teu pai te deu ;)
    Bj grande para os três.
    Fica bem.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. A minha avó era especialista em fazer frango recheado com limão e era um prato que todos gostávamos muito. E por ver o tomilho, amanhã tenho que mudar o meu tomilho de vaso :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou com óptimo aspecto e decerto uma maravilha. ;)
    Vou ser seguidora.

    ResponderEliminar
  6. Lindo frango com limão e tomilho! Ando há que tempos para fazer um frango assim, cheio do sabor do limão. E como o limoeiro dos meus pais também anda farto e como o texto da Ilídia me fez ficar de lágrima ao canto do olho, a achar que os meus queixumes devem ser postos dentro de uma assadeira e deixar cozinhar, assim que esteja em casa vou fazer frango com limão e tomilho !

    um beijinho
    da Catarina

    ResponderEliminar
  7. "quem não olha, não sente"
    As noticias chocam, mas as não noticias ainda chocam mais. Um exemplo de não noticia, seria o nº de crianças que morrem diariamente, infelizmente este é um mundo cruel, por isso sempre que fazemos uma oração, que seja por todos.
    O frango parece ótimo.

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa chamamos "frango de supositório", uma autêntica delícia.

    ResponderEliminar
  9. Um número a que não se fica indiferente. Mas não quero falar disso. Custa-me. Nem que seja para dizer que devemos reconsiderar a nossa circunstância.
    Tenta sim. Abrandar. Por te fazer bem e aos que te querem bem. Tudo o mais passa rápido. Demasiado rápido.

    Um beijo de boa semana. A desejar que tenhas mais tempo para almoçar. E para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Eu já tenho é saudades de não ter tempo, de almoçar em menos de 30 minutos...
    Para quem é mãe, essas notícias chocam mto, porque pensamos sempre " E se fossem o meu filho..." é impossível ficar indiferente.
    Bem, sobre o franguinho, ficou com um aspecto fantástico, e com o sabor do limão e do tomilho aposto que o sabor era perfeito! Eu prefiro assim assado em casa, mas o marido é adepto de uma churrasqueira aqui da zona =) Beijo

    ResponderEliminar
  11. É sem duvida uma noticia devastadora e nem se pode sequer imaginar o que aqueles pais estarão a passar. É uma injustiça da vida as crianças morrerem primeiro que os pais.
    Concordo contigo que depois destas noticias não nos podemos queixar e em vez disso devemos apreciar o bem que temos e quem amamos.
    Quanto ao teu fraguinho faço-o de maneira muito parecida com o teu e gostamos mesmo muito!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Ilídia não é fácil ouvir uma notícia destas, pensamos sempre e se fosse eu (tu porque eu não tenho) a ficar sem o meu filho, mas na verdade não te podes queixar tens o Manel e o marido por perto e com um jantar desses vivem-se momentos felizes :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ilidia, há dias assim. Ou melhor.. há mesmo semanas assim! Mas há de passar, pensanso positivo :) Vais ver que sim. QUanto ao teu franguinho, ficou tão bonito! Deve ter ficado muito bom.

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha de frango, é isso n vale a pena andarmos sempre a queixar, mas acredita que eu sou como tu por diferentes razões mas acho que é geral as senhoras passam a vida a lamentar-se e a ver a vida a passar ao lado delas.. há que mudar! beijo

    ResponderEliminar
  15. Tenho dias assim, em que me queixo por banalidades. E depois arrependo-me sempre ao ver estas tragédias e situações bem piores... Devemos apreciar o bem que temos e os nossos!
    Sabes, hoje de manhã acordei com vontade de comer assim um frango, com limão e tomilho. Que engraçado foi vir aqui e ver exactamente o que queria :)
    Diz-me só uma coisa, o tomilho, espalhas só por fora do frango antes de ir ao forno?
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que encontraste o que querias no meu blogue :) Em relação ao tomilho, já retifiquei a receita. Coloco folhinhas na pasta de azeite, alho e paprika. E guardo algum para decorar.
      Um beijinho

      Eliminar
  16. Notícias às quais não conseguimos ficar indiferentes. Desfechos que contradizem a lei natural das coisas: os pais irem primeiro.Um dor imensa. Uma ferida sem cura. Que estas ocorrências nos sirvam para refletirmos sobre o que temos e o que devemos valorizar. Acho que o limão traduz a amargura que tens sentido por não teres muito tempo para estares com a família e para fazeres aquilo de que mais gostas (devia ter enveredado pela psicologia e não pela educação:))Vou estar agora à espera de uma sobremesa, algo menos acre,e a dizer que a nuvem cinzenta se está a dissipar aos poucos.
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  17. É o relativizar. Às vezes sentimo-nos as maiores das infelizes por coisas que, no final, são tão .... menores! Vamos todos tentar, então. A agradecer o sítio do mundo onde nascemos e tudo o que temos. Com a consciência do fugaz que tudo pode ser.
    Um beijo
    Bbaette

    ResponderEliminar
  18. A noticia entristeceu-nos a semana.Confrontados com realidades tão cruéis, percebemos o quão mesquinhos, somos por vezes.
    Bonito frango Ilídia, rechonchudo e apetitoso;)
    Beijinhos, e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.