sábado, 10 de março de 2012

Uma lasanha leve para a Su

Somos um povo de brandos costumes. Não reagimos. Ou reagimos pouco. Compreendemos. Conformamo-nos. Perdoamos. Coitadinho, não foi por mal. Somos um povo simpático. Que recebe bem. Hospitaleiros, dizem uns. Bajuladores, outros. Arranhamos várias línguas. Desenrascados, dizem uns. Subservientes, outros. Descontentes com a atualidade do país, queixamo-nos. Não nos revoltamos. Um povo calmo, dizem uns. Parvos, outros. Olhamos para o passado com saudade, enquanto esperamos por um Salvador. Românticos, dizem uns. Inertes, outros. Gostamos de boa comida e de boa bebida. E de uma musiquinha animada. Um povo alegre, dizem uns. Que mau gosto!, outros. Tendemos a deixar tudo para a última. Descontraídos, dizem uns. Irresponsáveis, outros.

E é mesmo “à boa maneira portuguesa” que participo no passatempo do blogue Suvelle Cuisine. Quase no limite. Mas, como diz o outro (a expressão mais tola da língua portuguesa :), mais vale tarde que nunca. Não podia deixar de me juntar à festa. E como sei que a Su gosta de lasanhas, fiz-lhe uma de peixe. Leve e saudável, imagem de marca do Suvelle Cuisine. Muitos parabéns pelo aniversário e pelo blogue maravilhoso. Desejo-te (vos) as maiores felicidades. 

Lasanha de peixe 

600 g de filetes de pescada + 100 g de aproveitamentos de salmão
2 cebolas
4 dentes de alho
1 talo de aipo
5 colheres de azeite
1 lata de tomate pelado (390 g)
1 ramo de salsa, picada
sal e pimenta
queijo ralado q.b.
pão ralado aromatizado q.b. (receita aqui

Massa:
200 g de farinha (100 g de trigo e 100 g de centeio integral)
2 ovos médios
1 colher de azeite
salsa picada

Molho Béchamel:
600 g de leite magro
30 g de azeite
60 g de farinha de centeio integral
sal, pimenta e noz moscada


Comecei por fazer a massa: Juntei todos os ingredientes na Bimby e programei 2 minutos, velocidade espiga. Fiz uma bola, embrulhei-a em película aderente e deixei repousar 15 minutos à temperatura ambiente.
Coloquei os rolos da massa na posição mais larga. Dividi a massa ao meio e formei duas bolas. Polvilhei com farinha e espalmei-a com as mãos. Passei a massa pelos rolos da maquina. Coloquei a tira de massa sobre a mesa e dobrei-a ao meio. Passei de novo a massa dobrada pelos rolos da máquina. Coloquei os rolos nos números seguintes e passei a massa pela máquina, até atingir a espessura desejada.

Cozi a pescada, em água e sal. Desfi-la e juntei-a ao salmão, também desfeito.
Fiz um refogado com a cebola, cortada em rodelas, os alhos, picados, o aipo, cortado às fatias, e o azeite. Juntei o tomate, picado, o peixe e a salsa. Temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar. 

Montagem da lasanha:
Numa assadeira, coloquei um pouco de recheio. Sobre este, béchamel e, por fim, a massa. Repeti a operação mais duas vezes, terminando com uma camada fina de béchamel. Cobri com queijo ralado (usei mozzarella) e pão ralado aromatizado com salsa, feito na Bimby. Levei ao forno, a gratinar.

Acompanhei com couves de bruxelas salteadas com alho e ervas:
1 embalagem de couves de bruxelas congeladas
1/2 cabeça de alho, picado
1 acti-colher de azeite
1 colher de chá de ervas da Provença
creme balsâmico de trufas q.b.

Coloquei as couves de bruxelas na Actifry, juntei-lhes o alho, as ervas e o azeite. Programei 20 minutos. Servi-as, regadas com creme balsâmico de trufas. 


17 comentários:

  1. Uma participação muita apetitosa, indeed!
    É uma maravilha termos as nossas ajudantes na cozinha sempre prestáveis para nos auxiliar.
    Gostei muito do aspeto da lasanha e da crosta.

    Beijos esperando que hoje estejas mais animada.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Patrícia. Nos últimos tempos, tenho tido pouco tempo, por isso, há meses que não usava a minha máquina de massas. Soube-me bem. Foi terapêutico. Por isso, sim, estou mais animada. O fim de semana está a fazer-me bem. Em relação à utilização do pão aromatizado nas lasanhas, adoro. Desde que o usei pela primeira vez, na lasanha de atum para a qual faço um link neste post, fiquei rendida.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que sugestão deliciosa! Realmente é a cara da Suvelle Cuisine =) Saudável e saborosa! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Uma lasanha leve com um aspecto tentador. De peixe nunca fiz, só de bacalhau.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gisela, eu faço lasanhas de tudo. Carne, frango, legumes, atum, bacalhau. Já tinha feito de salmão (está no Receitas ao Desafio). Foi a primeira vez que fiz de pescada. E gostei muito.
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Ilídia, mas que fantástica e absolutamente deliciosa sugestão. Tens toda a razão quando dizes que eu adoro lasanhas e esta é simplesmente a minha cara :D
    Muito obrigada pela participação. Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su, foi um prazer participar na tua festa :) Fico feliz por teres gostado da lasanha.
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Ilídia, vale sempre mais tarde que nunca! E com esta lasanha que é a cara da Su, estás de parabéns. Adorei a massa com centeio integral, boa escolha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Ginja. Mas tenho andado com tanto trabalho que achava que já não ia conseguir :)Gostei da massa. Leve e saborosa.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que lasanha maravilhosa! Tivesse eu espaço na minha cozinha e bem que comprava a maquineta das massas... enfim, não se pode ter tudo. Mas hei-de testar esta receita com as folhas de massa fresca :)

    ResponderEliminar
  7. Ilidia, cada vez gosto mais de vir aqui ao teu cantinho. As tuas receitas.. bem.. são cada vez melhores! Esta, ainda por mais por ser saudavel, cativou-me bastante! *

    ResponderEliminar
  8. Ilidia
    Adorei a tua sugestão e as tuas fotos estão cada vez melhores (gostei do detalhe da máquina da massa da lasanha)
    Já vi que a Su gostou, na realidade nem havia dúvida para isso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que lasanha deliciosa, adorei a combinação de sabores!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Uma lasanha bastante saudável!
    Tenho de experimentar essa receita :)
    Agora tem sido um tal "bimbar".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Somos essas coisas todas. E tudo o mais que não se consegue dizer. Mas creio que sim. Que somos muito de última hora. Eu não consigo muito isso. Deve haver uma parte em mim que veio do Norte da Europa ou assim:)Fico nervosa, quando não consigo a antecedência que me liberta.
    Também faço lasanha de tudo. Com tudo. Embora nunca tenha tido a coragem e a paciência para fazer a massa:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  12. Que bonitas palavras, adorei! Tal como a lasanha, pelo que li a Su gostou bastante mas quem não iria gostar! um beijo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.