terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um nada que é tudo

É o pão preferido do meu marido. Não gosta de pão com sementes. Gosta dele fofo e claro. Costuma dizer a brincar, e para me irritar: Andou o homem durante anos a aprender a refinar farinha para agora as pessoas descobrirem que querem o pão com farelo. Já desisti de o tentar convencer a comer do meu pão. Faço este, que, apesar de não ser tão saudável como o integral, é melhor do que o que compramos já pronto.
Por que razão o publico hoje? Porque hoje é o dia em que se celebra o Amor. E porque o faço todas as semanas. Só para ele. E porque ele faz outras coisas por mim. E porque esta é, quanto a mim, a uma forma simples e genuína de se celebrar o maior dos sentimentos. O Amor, que deve ser celebrado todo o ano. E porque não são precisos corações cor-de-rosa e ramos com 1 metro de diâmetro para dizermos que nos queremos bem. Pode ser um pão. Ou outra coisa qualquer. Ou nada. Que o silêncio às vezes é tudo.



Pão branco 
1 copo de água
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite em pó
1,5 copos de farinha pré-preparada para pão branco
1,5 copos de farinha de trigo T65
10 g de fermento de padeiro

A receita é do mais simples que há: colocar todos os ingredientes na máquina, pela ordem indicada. Selecionar o tamanho pequeno, programa normal e tostagem média. 
Quando arrefecer, cortar às fatias, e congelar. Ir comendo durante a semana. Enquanto eu, ao lado, como a minha granola ou o meu pão escuro. E enquanto damos o pequeno-almoço ao Manel. E o vestimos. E lhe dizemos "despacha-te, que vamos chegar atrasados". Quem disse que a rotina é uma coisa má?


21 comentários:

  1. Com pouco se faz muito.
    O pão está lindo e a intenção é das mais louváveis!

    ResponderEliminar
  2. Um texto cheio de originalidade e de simplicidade. O teu P. é um gajo de sorte!
    Consegues sempre dar valor às coisas mais banais desta vida... e tudo o que vês é com o coração!
    Bj.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Só me apetece mandar-te um sorriso... Aqui vai: :-)

    ResponderEliminar
  4. A rotina também tem muito de bom. Tem o dia-a-dia ao lado de quem nos conhece tão bem, que um silêncio pode dizer mais que 1000 palavras. O pão ficou muito bem e melhor ainda a declaração que traz junto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O Amor é assim mesmo é darmos e recebermos um pouco cada dia!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Que linda forma de festejar o dia dos namorados, casados e não só!
    Que belo pão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parece que estou a ouvir o Paulo a dizer isso com a sua franqueza monossilábica.Resta-nos respeitar e valorizar os gostos uns dos outros e fazer dessa atitude uma alegre partilha no dia-a-dia, como to o fazes tão bem!
    Apesar de pertencer ao clube do pão escuro tenho cá em casa também muitos adeptos do pãozinho claro.
    Gestão doméstica, até no pão!
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Nem mais Ilídia. Eu poderia ter escrito este teu texto. O amor não se resume a comprar um ramo de flores e jantar fora no dia de hoje. Eu não comemoro este dia em especial. Para mim o amor pode ser celebrado sempre que quisermos, nos pequenos gestos e nestas receitas que com tanto carinho fazemos para partilhar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. fico com o coração a sorrir com o que expressa o teu texto
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo esse pão... A textura esta tão fofinha : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Os homens e as suas manias...não há nada que possamos fazer, apenas mima-los com o que eles gostam.
    O pão ficou mesmo lindo e cm ar de fofinho.
    Adorei a ultima foto, ficou 5 estrelas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sim, os gestos mais simples são muitas vezes os mais saborosos. Gostei muito do texto, Ilídia.

    Um beijo
    Teresa

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que partilho da opinião do teu marido: gosto mais de pão claro:) E deves admitir que a argumentação dele tem uma estrutura difícil de rebater. Também não importa. Nestas divergências amorosas, não interessa quem ganha ou perde. Melhor, não há isso de ganhar ou perder. Por isso, sim. Silêncio. E nadas que são tudos. Uma formulação que é tanto.

    Um beijo.

    Mar

    PS: Bem que podias viver mais perto. O pão clarinho das imagens apetece muito. Ia bater à tua porta, eu. A pedir uma fatia de pão:)

    ResponderEliminar
  14. Disseste tudo neste post. Não há mesmo palavras para pequenos gestos.. nao gosto do dia dos namorados por causa do consumismo que dele nasce! Adoro as coisas simples da vida o pão e o amor são duas delas.

    ResponderEliminar
  15. É isso mesmo, o amor são estas pequenas coisas. Um pãozinho fácil, mas que deve fazer as maravilhas por casa :) Beijinho *

    ResponderEliminar
  16. Adoro os teus textos, as mensagens que deixas.

    Há tantas formas de mimar, este pão é uma linda forma do fazer.



    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que engraçado, conheço essa história tão bem! Cá em casa também há dois tipos de pão, integral ou de sementes para mim e claro e fofo para a minha cara metade :D
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada a todas pelo carinho. Na verdade, nada tenho contra o dia dos namorados. Um dia dedicado ao amor parece-me muito bem. Só não gosto do alarido que se faz à volta da data e de certas manifestações pirosas que englobam muitos corações e peluches e coisas cor-de-rosa. Acima de tudo, não gosto destas datas que são celebradas porque é suposto. Há que cuidar durante o ano inteiro. Com flores, pães, jantares especiais e muitas outras atenções. Pequenas coisas que vamos dando. Gestos rotineiros que significam tanto. O Amor não é feito dos clichés que vemos nos filmes de Hollywood. Nem todos dias há tempo para apreciar a dois o pôr do sol, nem para passear de mãos dadas à beira-mar. E não temos de exigir que as relações sejam sempre assim. Deve ser (também) por isso que tantos casais se separam. Se a vida não é sempre tão cor-de-rosa como nos filmes e nas músicas românticas, pensam que não se amam. Não quero com isto dizer que não devemos procurar momentos especiais, "à filme" :) No entanto, temos que valorizar o dia-a-dia com a pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado. Só assim seremos felizes.
    Em relação ao pão do meu marido, fico feliz que tenham gostado. Ele, realmente, apesar de não ser muito falador, tem um grande poder de argumentação. E um sentido de humor muito peculiar. Mais uma das coisas de que gosto dele. E, realmente, o argumento é forte. No entanto, normalmente, contra-argumento, dizendo que no último século o homem fez muitas asneiras no que diz respeito à alimentação. E desprezou muitos alimentos que agora se descobriu serem bons. Como o pão integral :)
    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  19. Ilídia,
    Os nossos maridos sairam todos da mesma fäbrica, eu engano o meu e vou misturando um pouco de outras farinhas no pãozinho dele.
    Gostei tb muito do teu post, sabes que estou de acordo com tudo o que escreveste.
    Muito obrigada pelo link, ainda n tinha lido. E é mesmo isso que é o amor. Acho que aos 18 anos ainda n se percebeu isso, mas depois de mts anos juntos, é nos pequenos gestos que encontramos todos os dias o amor.
    Sobre o teu post anterior, que n cheguei a comentar... Qualquer dia conto-te uma história sobre pessoas que se encontram online :)
    bjs bjs

    ResponderEliminar
  20. Gostos não se descutem, também gosto de pão branco, às vezes :)
    Este blogue é uma delícia, adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Hummmmm adorei! Ficou mesmo com bom aspecto, fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.