quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cavala: um peixe injustiçado

É sabido que o que é raro é mais valorizado. Quanto mais difícil de encontrar, mais apreciado e desejado. E mais caro. Talvez por ser um peixe tão abundante nas nossas águas, a cavala seja tão desprezada. Em certas épocas, a abundância é tanta que os pescadores chegam a oferecê-la mal chegam ao porto de pescas. Já assisti. As traineiras brancas, com listras coloridas, a aproximarem-se do cais e um aglomerado de pessoas, munidas de sacos e baldes, à espera que os pescadores lhes ofereçam umas cavalinhas. Normalmente, pessoas de poucas posses. As outras terão vergonha, certamente :)
Há anos que não assisto a essa azáfama, mas, ao escrever este texto, está a dar-me saudades desse ambiente. Os pescadores, descalços e de calças arregaçadas, que, com as mãos gretadas e queimadas do sol, atiram as cordas para terra. Alguém que, prestável, as recolhe e enrola. O emaranhado prateado do peixe dentro das traineiras. As pessoas que se precipitam para os cestos de peixe. Depois, o regresso a casa. Amanhá-las, ainda fresquinhas. Fritá-las. Ou recheá-las. Ou pô-las a secar, ao sol, devidamente protegidas por uma rede. Darão um belo petisco, com molho picante. 
Este verão vou tentar ir ao porto, ver se apanho um destes momentos. E ver se me oferecem umas cavalas fresquinhas. Há uns dias, andei por lá a fotografar. Não havia pescadores. Só a corda de amarrar os barcos. Da próxima, pode ser que tenha mais sorte.


Cavala recheada
(a partir das memórias que tenho de uma receita antiga da minha mãe)

Ingredientes:
1 cavala com cerca de 1 kg
flor de sal q.b.
sumo de limão q.b.

Para barrar a cavala:
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá desta paprika
6 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de coentros picados (salsa, na versão da minha mãe)

Ingredientes para o recheio:
1 cebola grande, picada
4 dentes de alho, picados
50 g de azeite
1/2 lata de tomate pelado (das pequenas)
2 colheres de sopa de coentros picados (ou salsa)
150 g de miolo de pão esfarelado
100 g de linguiça regional, sem a pele e triturada 
Azeitonas picadas (não coloquei)

Temperei a cavala com flor de sal e sumo de limão e deixei repousar algumas horas (a minha mãe costumava pô-la em vinha de alhos e, realmente, fica mais saborosa. Da próxima, também o farei). 
Pu-la a escorrer, com a cabeça para baixo, e dediquei-me ao recheio: aqueci o azeite e refoguei a cebola cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Acrescentei o tomate, o chouriço e os alhos e refoguei por mais 2 ou 3 minutos. Juntei o miolo de pão e os coentros. Temperei com sal, pimenta e noz moscada e retirei do lume.
Recheei a cavala com o preparado anterior, cozendo a barriga com uma agulha grande e fio de cozinha. 
Fiz uma pasta com a manteiga, a paprika, a colher de coentros e os dentes de alho e barrei o peixe. 
Levei ao forno a 180 graus, cerca de 1 hora. 
Coloquei o recheio que restou numa assadeira pequena e levei ao forno, juntamente com a cavala.
Servi a cavala com o recheio, à parte, e gratinado de couve-flor e brócolos.


Gratinado de couve-flor e brócolos
Numa assadeira ou pirex, dispus raminhos de couve-flor e brócolos, alternadamente. Polvilhei-os com sal e pimenta, reguei-os com molho béchamel (fiz esta receita, na Bimby), polvilhei com queijo da ilha, ralado (pouco) e levei ao forno.


14 comentários:

  1. Sempre que levo cavalas para o almoço, a minha amiga Seixas conta que na praia do Meco os pescadores davam as cavalas a quem quisesse. Peixe de pobre diz ela :) Por acaso adoro cavala, especialmente se for em conserva de tomate. E estas recheadas ficaram uma tentação, que bom que te recordas da receita da tua mãe!

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo delas é alimadas. Ainda hoje é considerado por muitos o peixe dos pobres. Ah se soubessem as proteínas que têm e o bem que faz deixavam de lado as esquisitices :)
    Fotos maravilhosas.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídia, é uma boa sugestão que nos trazes, sendo um peixe tão rico para a nossa saúde. Está mais que na hora de colocarmos a preconceito de lado.
    Pena que por aqui, não se encontrem exemplares desse tamanho, as que vejo são bem mais pequenas que o tua. Que linda posta de cavala!
    Gostei da luz do teu passeio, a despertar a calma, que bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. É verdade, é mesmo um peixe menosprezado... mas é que ainda por cima é barato até se tivermos que o comprar! O unico problema é as espinhas... acho que tem imensas e muito finas, perigosas para o princepezinho...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Eu gosto muito de cavalas, é um peixe muito saboroso. Desde cozida, assada, grelhada...marcha de todas as maneiras!
    Agora recheadas ainda não comi, mas já anotei a receita!

    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia:)
    Gosto muito de cavala e curiosamente até cozida gosto, tem um sabor bastante rico e é um peixinho bem saudável e nutritivo! Por acaso nunca me ocorreu isso e realmente, agora que o referes, acho que nunca o vi num menu de restaurante... O que é uma pena, olha esse belo prato que sugeres, faria um brilharete tão delicioso ficou! Gostei muito da receita, assim recheada deve ser uma maravilha:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me de a mãe dizer que não gostava de cavala e por isso era peixe que não se comia lá em casa. Ficou-me sempre essa impressão do "não gosto", mas gostava de um dia deixar essa impressão para trás. Já a experimentei cozida e definitivamente não, mas se assada e bem temperada quem sabe. A vinha de alhos pareceu-me uma bela ideia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. A conotação terá a ver com a abundância. Como há muita quantidade, como não é difícil encontrar, fica assim. Como peixe acessível a todos. Tanto, que até pode ser dado. Olha, as cavalas significam coisas boas. Lembro-me de as comer grelhadas. Trazidas do mercado da Figueira. Lembram-me um terraço com o mar todo à frente. E cada uma das refeições demoradas desses Verões. Nunca pensei nesses termos. Sabiam tão bem:) Como os outros peixes grelhados todos. As diferenças eram as óbvias, nisto dos peixes. Cores, texturas, consistências. Pensar nessas dicotomias de "comida de pobre" "comida de rico" é redutor. E arrivista, também. Comida, só. Isso de atribuir classes sociais à comida dá para rir. Fizeste muito bem em escrever este texto, minha Ilídia.

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Ilídia, este texto fez-me recordar e voltar atrás, o meu pai sempre foi pescador, e lembro-me de ir para "cima da rocha" Cantagalo olhar para o horizonte e ver emergir uma pontinha do barco. E lá vinha ele sentado à espera de encostar, e nós lá desciamos a rocha para ir ter com ele. E lá estava as gentes à espera com o seu balde ou pana de alguns chicharros ou cavalas. E lá iam eles todos felizes porque já havia algo para os alimentar. Eram tempos bem difíceis. Podes acreditar, com isto quero agradecer o texto e fazer uma bela homenagem ao meu querido pai que já lá está. E vinha ele com um sorriso já com o peixinho consertado para a minha mãe fritar ou assar. Tenho bem presente o saber dos petiscos que ele fazia. Bom já estou a alongar-me.
    Beijos minha querida e continua a deliciar-me a mim e aos outros com os teus deliciosos textos.

    Lídia

    ResponderEliminar
  10. Tenho um marido que adora pesca e que por vezes me traz umas cavalas, mas já desisti de experimentar receitas com elas porque simplesmente não consigo comer.Acho as demasiado activas e fortes de sabor. É uma pena visto que as tenho de borla, mas prefiro um carapau,ehehehhe.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Ilídia, é realmente um peixe que ainda hoje é considerado "de pobre". A mim faz-me lembrar a minha infância, os verões na praia da Tocha com os meus avós. Aí o peixe era pescado e toda a gente se juntava para ajudar a puxar a rede. Eu adorava ver e era um gosto quando o meu avó de lá trazia umas cavalas para o nosso almoço! Cozidas ou grelhadas na brasa com molho à espanhola, era assim que as comíamos. Esta tua sugestão deixou-me nostálgica, e apeteceu-me provar com esse recheio que parece dar vida a um peixe esquecido :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ilídia:
    Fez muito bem em resgatar este peixe e conferir-lhe o destaque de uma receita aqui.
    Um beijo e um bom fim-de-semana.
    Babette

    ResponderEliminar
  13. Vou ser sincera, nunca provei cavala.. pelo menos que me lembre. Mas irei estar atenta, e experimentar :) Esta receita é uma boa inspiração. Beijinho *

    ResponderEliminar
  14. Ilidia as tuas fotos estão cada vez mais apelativas.
    Qto à cavala é realmente uma boa sugestão (lembrei-me do Master chef português onde aquela moça que ganhou (não me recordo o nome, fez uma entrada de cavala que me deixou a pensar.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.