domingo, 8 de janeiro de 2012

Um dia luminoso


Se não fosse o calendário a dizer que estávamos em janeiro, acreditaria estarmos em maio ou junho. O sol, o céu azul e a temperatura amena pareciam contrariar a data.
O dia começou com uma ida à Biofontinhas. Depois de algumas semanas sem cumprir este ritual dos sábados, senti necessidade de retomá-lo. Com o Manuel ainda convalescente, depois de ter sido atacado pelas bichezas próprias do inverno, fiz-me ao caminho. Durante a viagem de carro, ouvimos na radio Another Day in Paradise, que me fez recordar a adolescência. Como eu gostava do Phil Collins aos 14/ 15 anos! 
O dia estava perfeito para passeios no meio das estufas, para mexer nas ervinhas, ver os peixes e os pássaros do sr. João. Ainda bem que, desta vez, levei a máquina fotográfica. Apesar de o Manuel frequentar a quinta desde bebé, nunca tinha fotografado estes momentos.

Quando cheguei a casa, com as acelgas que comprei, fiz pesto, que comi com pappardelle, feito com massa fresca que tinha congelado. Tão bom!
A seguir ao almoço, desfizemos a árvore de Natal e, talvez por causa do dia luminoso, não me senti tão deprimida como nos outros anos. O dia primaveril ajudou-me a despedir do Natal. Passei o dia de T-Shirt e estive no jardim, a apanhar sol. O Manuel comentou que o céu estava muito bonito e foi buscar a sua máquina para tirar uma “carafia”*.


E soube bem, este dia calmo e soalheiro, em que estivemos só os três, depois desta época festiva, com muitas solicitações. "Oh/ Think twice/ 'Cause it's another day for you and me in paradise"

* fotografia, em manuelês

Pesto de acelgas com pappardelle de beterraba
(Receita adaptada da de pesto de couve, do livro Velocidade Colher - Entre Tachos e Bimby, da Susana Gomes)




Ingredientes:
Massa fresca de beterraba (receita aqui), cortada em tiras (pappardelle)
80 g de azeite
50 g de queijo da ilha, ralado
2 dentes de alho
50 g de pinhões
100 g de acelgas, cortadas em juliana, escaldadas
sal q.b.
pimenta preta moída q.b.


Preparação:
Retirei a massa do congelador e deixei-a descongelar à temperatura ambiente.
Entretanto, preparei o pesto: na Bimby, triturei o queijo ralado, o alho, o miolo de noz e as acelgas, até obter uma pasta homogénea (5 segundos, velocidade 9). Baixei os resíduos da parede do copo com a espátula e repeti o processo, até a pasta estar homogénea. Programei 30 segundos, velocidade 5, e fui deitando o azeite em fio, na tampa, com o copinho colocado.  Retifiquei os temperos e reservei. 
Cortei a massa em tiras e cozi-a durante cerca de 4 minutos, em água temperada com sal.
 Misturei uma porção de molho na massa. O restante foi colocado num frasco, coberto com um fio de azeite e guardado no frigorífico.

10 comentários:

  1. Adorei! Massa caseira com pesto fresquinho é tudo de bom. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que dia bem passado, os dias por cá também andam cheios de sol, parece Primavera.
    E num dia destes sabe tão bem uma massa fresca com um pesto acabado de fazer.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Este post é verdadeiramente delicioso... principalmente pelo Manel (desculpa)!!!
    Bjs para os dois.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Realmente o tempo cada vez nos engana mais, disso não há duvida! E essa massa parece optima. *

    ResponderEliminar
  5. Um dia perfeito! Em família, com o sol a sorrir, vegetais e comida saudável e caseira :) Abriu o apetite! Por cá também estão dias de sol luminoso e o horta de manhã está coberta por uma pequena camada de geada a lembrar a neve. Gostei do pesto de acelgas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Um belo dia e sem dúvida uma bela refeição. E sim, este sol que nos tem brindado é um balsamo para a alma :)

    ResponderEliminar
  7. Tão bom esse contacto com o que a terra dá. Perguntar aos nossos filhos e eles saberem identificar beterrabas, beringelas, curgetes, e não apenas as batatas e cenouras!
    Ando tentada a comprar a máquina para estender massas e começar a preparar as minhas...
    Adoro pesto!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Gostei da sugestão e das fotos (o Manel está a ficar crescido- espero que as "bichezas da época não o incomodem mais)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas pelos vossos comentários.
    Infelizmente, depois de ter escrito este post,o Manuel voltou a adoecer. Agora está com varicela. Tem que ficar em casa, mas está a sentir-se bem.
    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
  10. Que dia bem passado. Ao ler este teu post que adorei, baixou em mim uma certa nostalgia, oriunda das saudades que sinto por vezes, das minhas filhotas quando tinham a idade do teu Manel. Fico feliz por ver que aproveitas ao máximo o tempo que passas com o teu filho. Estes bons momentos darão bons frutos no futuro!Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.