terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Um Abraço


        Estou deliciada com o livro que ando a ler: Abraço, de José Luís Peixoto, um escritor que consegue despertar-me emoções como poucos. Foi o único, até hoje, que me pôs a chorar no princípio de um livro. O livro era Cemitério de Pianos e o meu avô tinha morrido havia pouco tempo. Lembro-me de ler exatamente aquilo que eu sentira pouco tempo antes. E de não ter conseguido controlar as lágrimas. Pouco tempo depois, Morreste-me, sobre a morte do pai. Outro livro avassalador. Lágrimas, novamente.  Mais recentemente,  Livro, que, apesar de ser  belíssimo, não conseguiu despertar-me as mesmas emoções que os anteriores. E a nossa relação com a Literatura passa muito pelos sentimentos que um texto nos desperta. E os sentimentos provocados por um livro dependem muito das nossas vivências, das nossas experiências. Por isso é que o leitor, de certa forma, acaba por também fazer parte do processo de criação. 
        Recordo, particularmente, um texto de Cal, "A Idade das Mãos", que me fez reviver as emoções que senti ao observar as mãos da minha avó, morta. Lembro-me de tentar ignorar o rosto, tão diferente do que conhecera. Concentrei-me apenas nas mãos, que me pareciam inalteradas. Recordo-me de, durante o velório, recuar uns anos e ver as minhas mãos de criança, enlaçadas nas dela, a caminho da missa. Enlaçadas naquelas mãos, agora já sem vida. Mas que continuavam iguais. Ao olhar as mãos da minha avó morta, recuei muitos anos e vi-as, a fazer crochet. A fazer as toalhas de renda para o meu enxoval. E vi as mãos da minha avó, com a sua letrinha imperfeita, a escrever as cartas em verso que me mandava, pelo correio, quando eu andava na universidade. Lembro-me de pensar como era possível acabar tudo daquela maneira. Como é que uma pessoa que me tinha sido tão querida ia desaparecer para sempre? E surgem-me, então, novamente, os versos redentores de JLP: “enquanto um de nós estiver vivo, seremos / sempre cinco”. Agora, onze anos depois da morte da minha avó, vejo que ela não desapareceu para sempre, como eu temia. Continua bem presente nas nossas memórias. E estes meus textos são mais uma tentativa de a eternizar.
        Este Abraço é um livro sincero e ternurento. Tocam-me particularmente as descrições dos momentos vividos com o filho pequeno, nos quais me revejo. As brincadeiras, as perguntas inocentes, o amor incondicional e quase doloroso que sentimos ao olhar para um filho, as dúvidas que nos assolam. Revejo-me nos episódios da infância do autor, numa terra muito distante de Galveias, mas onde, afinal, se vivia de forma muito semelhante. Ainda agora o comecei, mas apeteceu-me vir aqui falar deste livro do escritor que escreve tão bem as coisas que sinto.




21 comentários:

  1. O livro de que gostei mais do JLP chama-se Nenhum Olhar. A metáfora dos dois irmãos gémeos siameses unidos pelo dedo mindinho, eu que tenho dois filhos gémeos, e todas as angústias da vida, traduzidas nas vidas simples de pessoas de uma aldeia comoveram-me. Bom, que esteja rodeada de um Abraço.
    Aceite outro.
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Fiquei de lágrima no canto do olho, acho que se deve ao facto de a minha avó ter falecido à poucos meses... Gosto muito de JLP e tive o breve prazer de conversar um pouco com ele precisamente na apresentação do "Livro", que veio assinado. É de uma simpatia e simplicidade apaixonantes :)

    ResponderEliminar
  3. Primeiro cativou-me o discurso do JLP aqui na feira do livro, durante o Verão deixei-me encantar por "Livro" e agora estou ainda mais tentada a dar utilidade a um voucher que recebi no Natal!

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ler o último de Valter Hugo Mãe e na estante já espreita "Abraço"... Estava com dificuldade em decidir-me, mas acho que fiquei convencida! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  5. Creio não conseguir acrescentar nada ao que escreveste sobre os livros dele. Disseste as coisas daquela maneira que fica. Um ensaio que vale por si. A tentar dizer os efeitos avassaladores da literatura. É que deve ser assim, a literatura. Atingir-nos. E dizer as coisas que pensamos e sentimos. Mas que não conseguimos dizer bem como ou o que são.
    Ainda bem que existe, o José Luís Peixoto. E tu, que o lês.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Que bem que disse tudo! E mais uma vez as minhas preferencias tão iguais as suas. Também o Livro foi o que menos senti. O Cemitério foi lido devagarinho, numa tentativa de o poupar, de o guardar, por ser tão bom. Em trabalho, vou tendo oportunidade de conhecer alguns escritores. Digo, muito a brincar, que o JLP tem alguém numa cave a escrever para ele. Porque ninguém da minha idade pode escrever aquilo. Mas depois leio a Ilidia, que e da minha idade, e também ela escreve assim, a fazer-me engolir bocadinhos de sal.
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
  7. Um texto intnço e cheio de memórias que consegues transmitir com palavras. Gostei de te ler e por momentos lembrei-me da minha avó que também está presente na minha vida, apenas por memórias.
    Ainda não tive oprtunidade de ler nenhum livro de autor, mas prometo que o farei. Agora estou a ler um muito cativate, gosto deles assim, e que já estou com pena de o terminar. O importante é ter sempre um livro como companhia, não é?


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Deve ser muito bom quando nos encontramos assim num livro. Eu acho que nao sou grande adepta de leituras porque ainda nenhum me tocou assim tão profundamente.

    Tania *

    ResponderEliminar
  9. O primeiro livro que li dele foi 'Morreste-me'. Ficou-me para a vida, esse livro e um poema d' A Criança em Ruínas'

    ResponderEliminar
  10. Babette, nunca cheguei a ler Nenhum Olhar (É o primeiro que escreveu, creio). Mas vou fazê-lo, depois desta sua partilha. Percebo a forma como se identificou com o livro, o que corrobora aquilo de que falo no meu texto: os livros tocam-nos de modo particular, devido às nossas experiências de vida. E a beleza da Literatura está, em grande parte, nisso.

    P.S.: Tenho saudades de a ler e de ver os seus cozinhados :)

    Ondina, é essa a ideia que também tenho de JLP: alguém grande, mas que não se deslumbra facilmente com a fama. E essa simplicidade e honestidade refletem-se na sua obra, também ela honesta e despretenciosa.
    Em relação à tua avó, verás que, com o tempo, aquilo que no princípio é uma saudade dolorosa se transforma numa lembrança doce. Mas demora um certo tempo, infelizmente.

    Maria, obrigada, querida :)

    Menos, se empregar esse voucher neste Abraço, não se arrependerá :)

    Rita, curiosamente também acabei recentemente o Filho de Mil Homens, de VHM, outro grande da nossa Literatura :)

    Mar, ainda bem que existe, sem dúvida. E sabes no que penso às vezes? Ainda bem que tem pouco mais idade do que eu e que, se tudo correr bem, há de viver e escrever durante muito tempo. É que quando gosto muito de um artista que já tem uma certa idade, fico angustiada, por pensar que já não produzirá muito mais :)

    Guida, muito obrigada pelas suas palavras simpáticas. Já percebi que temos muitos gostos em comum. O Cemitério é delicioso, não é? :) Gostei da metáfora do sal, e não deixo de me sentir lisonjeada com os seus elogios. Significam muito para mim:)

    Susana, são as memórias que ficam. E temos que as preservar. Recordar a minha avó, comentar com a minha mãe certas conversas, certas características da sua personalidade, certos episódios que vivemos juntas ajuda-me a apaziguar as saudades que tenho dela.
    Quanto a JLP, temos alguns livros dele na "nossa" biblioteca. Foi um dos escritores que percebi LOGO que tinha de estar naquelas estantes. Tens de ler. Mas sim, tens razão, o importante é ter um livro como companhia. Se for um livro bom como os dele, melhor ainda.

    Tânia, tenho pena. Continue a tentar. Acredito que encontrará o livro que fará de si uma leitora. Experimente um dos de JLP.

    Um Abraço para todas.

    ResponderEliminar
  11. Leonor, Morreste-me fica, realmente para a vida :) Agora ando com vontade de ler Gaveta de Papéis. Li um pequeno texto e apaixonei-me.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  12. Abraçaste-me por completo com o teu texto. Já li Cemitério de Pianos e Livro. JLP é sem dúvida um escritor de uma sensibilidade inigualável que tem o condão de nos tocar no nosso âmago, como se as suas vivências fossem também as nossas. A literatura portuguesa no seu melhor!
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  13. envolveste-me no livro, despertaste-me para o autor...que nunca li :(.
    Obrigada...por qual devo começar?? (estou a necessitar de um livro que me prenda logo na primeira linha...na primeira palavra...)

    ResponderEliminar
  14. Patrícia, JLP é, realmente, um escritor belíssimo. Temos, atualmente, alguns escritores jovens muito bons. Gosto de vários, mas este é, pelas razões que já referi no meu texto, aquele que mais me toca.

    Mané, por que não este Abraço? É um livro autobiográfico, que me parece adequadíssimo para um primeiro contacto com o escritor. E depois, os outros, mais ficcionais.

    Beijinhos para as duas.

    ResponderEliminar
  15. Olá Ilídia! Já tanto ouvi falar desse escritor e sempre bem. Já vi entrevista dele e achei-o bem humilde. Estou com curiosidade de ver a escrita dele. Se bem me lembro acho que ja tinhas falado dele num outro teu post, por isso estou duplamente curiosa. Gostei do teu texto... Hoje estou nostálgica. bjs e boas leituras acompanhadas de um belo chá quentinho

    ResponderEliminar
  16. Carla, tens mesmo de conhecer os livros dele. São fabulosos. Sim, publiquei ha algum tempo um poema dele, "Na hora de pôr a mesa". E é possível já ter falado dele mais vezes, pois é dos meus escritores de eleição.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Definitivamente, escreves como o próprio JLP - e isto é um elogio! Sinceramente, gostei.
    Beijinhos
    Luís Filipe Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luís. Vindo de ti, este elogio tem muito valor.
      Um beijo

      Eliminar
  18. Cemitério de pianos foi também o primeiro livro que li dele. E depois este Abraço. E que bonito o excerto que publicaste do "seremos sempre cinco". Lembro-me de já o ter lido na íntegra, mas onde?

    ResponderEliminar
  19. Olá, Vespinha. Este poema está em Cal, se não me engano. Mas tenho-o na íntegra aqui: http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2011/09/tofu-e-solidao.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.