quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Açorda de alho: um prato desprezado

- Vais mesmo pôr uma açorda no blogue?! - Foi esta a pergunta da minha mãe, de sobrolho franzido, quando lhe pedi a receita. 
Realmente, a açorda de alho deve ser, de todas as comidas existentes, a mais desprezada. Açorda de alho era a comida de quem não tinha o que comer. Os ingredientes são do mais básico que há: água, alguns dentes de alho, ovos, um pouco de gordura e pão (que até pode ser duro). Nunca teve honras de refeição séria. Talvez por ser comida com demasiada frequência em muitas casas, onde as opções eram açorda, ou passar fome. 
Há uns dias, pedi à minha mãe que me fizesse uma açorda. Ela olhou para mim, como se lhe estivesse a pedir para me fazer um prato com ingredientes desconhecidos, vindos de outro planeta. Açorda?!
Hoje, foi o dia. E gostei muito. Talvez por não comer há anos. Talvez por nunca ter comido açorda por necessidade. Talvez por nunca ter sido a nossa única opção. Talvez por ter sido feita pela minha mãe, com todo aquele carinho de que só uma mãe é capaz. Talvez por tudo isso. Só sei que há muito tempo que não comia nada que me soubesse tão bem como esta açorda da minha mãe.

Aqui fica a receita 
(dita, muito por alto, pela minha mãe, que continua a achar que a receita da açorda de alho não é coisa digna de se partilhar com ninguém :)

Parte-se pão e põe-se numa terrina. 
Num tacho, ferve-se água, com um pouco de manteiga (cerca de 1 colher de chá) e dentes de alho, com a casca. Quando estiver a ferver, atiram-se os ovos lá para dentro. No fim, verte-se tudo sobre o pão. Pode aromatizar-se com um raminho de hortelã. E come-se, de preferência muito quente. E pode acompanhar-se com um copo de vinho tinto, que fica muito bem :)

27 comentários:

  1. Gostei muito desta sugestão. Vou experimentar. O simples também sabe muito bem
    Bus
    Fa

    ResponderEliminar
  2. Olá Ilídia!
    Parabéns por ter postado uma açorda! É uma boa sopa para se seguir aos exageros das festas... Desenjoa!
    Mas para mim que sou alentejana, a açorda faz-se de uma forma um bocadinho diferente.: alhos esmagados com sal, azeite e coentros (ou poejos) no fundo da terrina e água a ferver sobre esta mistura para fazer o caldo. Mergulham-se lá as fatias fininhas de pão alentejano duro. Deixam-se tomar do caldo e, quem é rico, come com ovos escalfados!!!
    Bom ano para si e para a sua mãe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta açorda pode ser desprezada por muitos mas por mim é muito apreciada e ainda ontem pedi que fizessem para mim. Aguardo que chegue o dia. Coincidência. Excelente prato para dias frios, em que não apetece cozinhar e bastante económico.

    ResponderEliminar
  4. O meu namorado adora este pratinho...deste-me uma óptima ideia, vou fazer a tua receita para ele.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. em sintonia sempre....já estava farta de carnes, peru, bolo,chocolates.....quando vi a Boca Negra, soube logo o que ia fazer........as tuas fotos estão 5 estrelas..bjos, Diana

    ResponderEliminar
  6. A açorda faz-me lembrar os tempos de faculdade, quando estudava pela noite dentro, pela madrugada fazia uma açorda parecida com esta. Confortava a alma e o estômago!Belos tempos e belo prato! Obrigada por este bocadinho de viagem ao passado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Ilídia,
    que belissima açorda. Por aqui, pelo menos na minha zona, fazemos açordas com o pão todo desfeito e cozido ao lume, mesmo em papa, o ovo é batido e misturado ao pão no final, só depois do tacho sair do lume, mexe-se muito bem e salpicamos com coentros picadinhos na altura.
    Na grande maioria das vezes faço com camarão, aproveitando a água deste para cozer o pão.
    Obrigada pela partilha da açorda da mãe;)
    As tuas imagens deixaram-me com água na boca.
    Feliz 2012*
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Ilídia açorda feita pela mãe é digna de colocar no blogue, que reconfortante!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto! Gosto muito de açorda mas por aqui fazemos de maneira diferente, fazemos um refogado ao qual acrescentamos água, alho e o pão "coze" neste caldo. No fim é que colocamos o ovo!

    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  10. Curiosamente aqui na minha zona a açorda de alho é servida como acompanhamento em muitos restaurantes. Fica óptima com carne ou peixe grelhado. Mas o aspecto é diferente do que mostras, o pão fica mais desfeito e o ovo é misturado no pão para tornar a consistência mais suave.

    ResponderEliminar
  11. Adoro açorda e acho que deve ser partilhada com quem quisermos. Gosto muito de açorda de alho com coentros, mas tudo muito desfeitinho, numa espécie de paparoca. Agora fiquei mesmo com vontade de um prato de açorda!

    ResponderEliminar
  12. Gostei de conhecer esta versão de açorda. Na minha zona não é muito comum. Há uma coisa a que se dá o nome de "sopa seca" e que se aproxima um pouco desta tua hipótese. E gosto muito de açorda. Muito das versões alentejanas. Perfumadas com coentros ou poejos. E ovos escalfados no final. Nem de propósito, na minha escola, na semana passada, tivemos açorda. Feita pela nossa directora alentejana. Um mimo para os professores, disse ela. E ensinou-me a genuína açorda alentejana.
    Percebo essas interpretações, relativamente ao facto de ser "comida de pobre". Mas sabes, de cada vez que vou a um restaurante mais ou menos sofisticado e vejo risottos na lista, ocorre-me sempre que em Itália, também aquele arroz é considerado comida de gente humilde. Já viste como são as coisas? Os códigos reclamam subversão. É bom subvertê-los, então. Fica linda, a açorda no teu blog:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha!Já quase me tinha esquecido deste prato. A minha mãe fazia de vez em quando...ela punha coentros... o meu pai adorava... eu e a minha irmã um pouco menos!!... mas vou fazer... tenho saudades de comer isso. Obrigada por me lembrar!

    ResponderEliminar
  14. Ilidia
    Antes de mais, obrigada pelo simpático comentário no Reino da Prússia.
    Eu, adoro açorda, é um dos meus pratos de eleição. Quando chego ao Algarve, a primeira refeição que a minha mãe me prepara é, exactamente, açorda, perfurmada com poejos e coentros e feita com caldo de cozer o bacalhau. Só de pensar... ai!
    Desejo um excelente 2012!
    Um beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  15. Olá Ilídia foi com agrado que de facto vi a Açorda, lá em casa fazemos muitas vezes, principalmente aos domingos depois de alguns grandes almoços. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. As receitas mais simples são, por vezes, as mais surpreendentes. Nunca comi desta açorda, mas fiquei com vontade de experimentar.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Ilídia, adorei a açorda. Um prato bem aconchegante, para qualquer momento, saciante, faz-se com pouco lá está. E ter o ingrediente especial, o carinho da mãe, torna-o ainda mais especial.
    Por aqui fazemos açorda de maneira diferente. Em casa gostamos de fazer com camarão e muitos, muitos coentros :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada a todas pelos vossos comentários, pela partilha das vossas açordas:) Também conheço algumas versões continentais, com o pão desfeito e gosto muito. Faço com frequência açorda de tomate, como acompanhamento. No entanto, esta é a "nossa" açorda. E foi esta que me apeteceu ontem e que a minha mãe tão gentilmente me fez. Gosto desta pela sua simplicidade e pela ideia de reabilitar, talvez.

    Mar, tens de partilhar essa "genuína açorda alentejana" :) Eu adoro açordas, em todas as declinações, por isso, receitas nunca são demais. E sim, a açorda é como o risotto, a ratatouille e tantos outros pratos que eram desprezados e agora são elogiados.

    Sofia, bem-vinda ao Acre e Doce. É um prazer vê-la por aqui. E lê-la, no seu reino :)

    Lídia, como gostei de a ver por aqui :) Volte sempre.

    Beijos para todas.

    P.S.: Já disse à minha mãe o quanto a açorda dela foi apreciada. Ficou surpreendida, mas feliz:)

    ResponderEliminar
  19. Aqui está uma prato de que gosto bastante e até já teve direito a uma publicação no meu blog. O meu filho quando era pequeno pedia-me muitas vezes para fazer, acho que fazia mais vezes na altura. E agora depois dos excessos do natal nada melhor que uma bela açordinha para lavar a tripa,lol.

    Beijinhos

    P.S- As melhoras para o bebe.

    ResponderEliminar
  20. Adoro Açorda!
    E esta é a que eu gosto mais. Lá em casa a minha mãe fazia, de vez em quando, tal e qual. Hoje em dia faz menos e quando faz é uma festa. Todos têm saudades da açorda. Mas ela não gosta muito de fazer, por achar simples demais. O meu pai conta sempre a história da açorda, a que conta a Ilídia, de a comer noutros tempos. E pronto.
    Vou pedir à minha mãe que faça:) fiquei com vontade de comer :)
    Um beijinho,
    da Pipinha

    lindas as fotografias!

    ResponderEliminar
  21. Susana, realmente a açorda é um excelente prato desintoxicante. E eu bem que estou a precisar, depois dos excessos do Natal:)
    O Manuel já não tem febre. Pode ser que esta noite seja melhor.

    Pipinha, que bom vê-la por aqui! A amiga da minha amiga :)
    É curioso, pois pensava que esta versão tão "pobre" só se fazia cá. Sempre que comi açordas no continente, estas eram enriquecidas com bacalhau, ou marisco...
    Sim, peça à sua mãe que faça açorda. As comidas das mães sabem sempre melhor, não é?
    Beijinhos
    P.S.: Tenho espreitado os seus bolos e bolachas. Tentadores :)

    ResponderEliminar
  22. Também quando fui de férias a casa pedi à minha mãe que me fizesse uma de alho, tanto para eu aprender como para matar o desconsolo que não comia há tanto tempo! Situações parecidas =)

    ResponderEliminar
  23. Andi, estas comidinhas simples das mães deixam mesmo saudades :) E, feitas por elas, sabem melhor:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Ilidia
    O CVheirinho da Açorda chegou aqui, podes dizer à tua mãe que eu gostei da sugestão (aliás parece que não fui a única).
    Bjs e bom regresso às aulas

    ResponderEliminar
  25. Obrigada, Mané. Eu digo-lhe :) Sim, é verdade, nunca pensei que as pessoas gostassem tanto de um post sobre uma comida tão simples. Fico feliz por isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Pois é! A nossa amiga traz destas coisas boas, conhecer mais. Pessoas, lugares :)
    É verdade, aqui desde sempre comi esta açorda simples, apesar de também comer a de bacalhau, e menos as alentejanas :)Vou pedir-lhe sim. E que me conte a história da açorda dela também.
    Fico contente que visite o bolo ao cubo. É um gosto receber as minhas visitas!
    Beijinhos
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  27. Como eu gosto de açorda!!! Aqui no Alentejo faz-se com azeite em vez de manteiga e muitos coentros, e é um prato que me enche a barriga e me deixa feliz.
    Um beijinho e Feliz 2012

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.