quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O menino mija

Uma espécie de limbo. Ou de lusco-fusco. É sempre assim que entendo esta semana entre o Natal e a passagem de ano. Acaba-se uma festa. Para mim, a festa, que não gosto muito da passagem de ano. Uma semana em que se espera por outra festa. Uma semana em que há restos. De peru. De bacalhau. De sonhos. E aletria. E bolo-rei. Uma semana em que se come muito. E, na Terceira, uma semana em que se bebe muito. O meu menino mija é o que mais se ouve por estes dias. Uma tradição que consiste na visita a familiares e amigos e na degustação dos doces e licores que estão nas mesas. É da prova destas bebidas que deriva esta expressão brejeira. Nas casas terceirenses típicas, a mesa mantém-se posta desde o dia 24 até ao dia de Reis. Não é o caso da minha, que não me considero uma pessoa muito tradicional :) De qualquer modo, há sempre alguma coisa em casa para oferecer aos amigos que por cá passarem nestes dias.
Tradicionalmente, nas mesas do menino, para além dos licores e dos figos passados, estavam sempre presentes as laranjas. Uma tradição que terá advindo da importância que este citrino teve nos séculos XVIII e, principalmente, XIX, durante o ciclo da laranja. Este ano, quis dar um cunho mais tradicional à minha mesa e decorei-a com tangerinas da terra.
Como veem, o meu menino também mija :)

Deixo-vos a fotografia do meu primeiro tronco de Natal: o tronco de Natal da Gisa, cuja receita podem consultar no blogue da sua autora.


10 comentários:

  1. Também nAo tenho particular gosto pela comemoração de final de ano. A alegria excessiva, a corneta, as serpentinas e o comboio nAo estão no meu horizonte.
    Já essa tradição açoreana parece-me muito genuína e generosa.
    Curioso isso das tangerinas. Tenho-as ca por casa, para a boca e em breve para a mesa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Por cá também de vão comendo os restos. E tb não sou muito apologista da passagem de ano, é uma coisa que não faz grande sentido para mim, de modo que não perco muito tempo nem a planear nem a combinar nada, é o que sair naquela noite e está :)
    Lindo tronco. E essas tangerinas cheiram bem. Adoro tangerinas, hoje trago 2 na marmita!

    ResponderEliminar
  3. A pasagem do ano também não é festa que me inspire muito, limitamo-nos a juntar em casa de amigos a comer, a beber, a conversar e a rir, ou seja, nada que não se faça em qualquer outro dia do ano.
    Gostei foi desta tradição terceirense e quanto às laranjas também têm sido rainhas cá em casa, porque do meu ponto de vista, são um desentoxicante dos excessos desta quadra... sabem mesmo bem.

    Beijinhos e bom 2012

    ResponderEliminar
  4. O meu menino também mija :)
    Este ano até licor de tangerina fiz.
    Ai tanta porcaria que tenho comido! No Ano Novo tenho de entrar na linha.
    O teu tronco ficou lindo, nunca fiz nenhum.
    Beijinhos e boas entradas

    ResponderEliminar
  5. Já tínhamos falado deste ritual. Acho piada ao conceito, mas confesso que a ideia desse prolongamento de festas pode ser um bocadinho avassalador:) Pelo que pressupõe de excesso, talvez. De comida. De bebida. E talvez pelo que intuo de dificuldade em ter silêncio, talvez. Também gosto muito do silêncio que é possível no Natal. E muito do da passagem de ano, quando o mundo está sereno. Depois da euforia toda. Nunca reparaste? A somar à noite de Natal, deve ser das noites mais silenciosas do ano.
    Gostava de alguma vez ter sido capaz de fazer um bolo desses. Vi o da Gisela e senti a mesma coisa:)
    Lindas, as tangerinas. Conheces aquele poema do Eugénio de Andrade? Lindo. Sobre a cadência da palavra tangerina. Por sílabas fáceis de dizer.

    Um beijo quase no final do ano.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Uma fotografia gulosa na sua totalidade com os citrinos a quebrar o lustro tentador do chocolate. Irei espreitar a receita sim senhora ao pão e beldroegas.
    bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelos comentários. E eu que pensava ser a única pessoa a não gostar da passagemde ano...
    Mar, por acaso nunca tinha pensado nisso do silêncio. Não gosto mesmo deste dia. Não sei porque, mas fico sempre triste. Em relação ao poema de EA, adoro. Já o citei neste post, se quiseres espreitar :
    http://receitasaodesafio.blogspot.com/2011/04/duas-delicias-com-sabor-tangerina.html

    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  8. Eu também pensava que era a única que não apreciava e fazia festa rija na passagem de ano :) De qualquer forma, é sempre agradável sentarmo-nos à mesa com família e amigos, independentemente de que dia se trata!
    Adorei conhecer um pouco mais das vossas tradições, tão interessante :)
    O tronco está lindo, com os citrinos. também o espretei na Gisela e fiquei tentada.
    um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Ginja, sabes que me tenho surpeendido com a quantidade de pessoas que não gostam da passagem de ano. Parece que, afinal, há muita gente como nós :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Não costumo festejar o ano novo, já me basta os excessos do Natal. Não conhecia essa tradição da tua ilha.
    Fico feliz que tenhas escolhido o meu tronco para alegrar a tua mesa, ficou lindo com as tangerinas a decorá-lo
    Um beijinho e Feliz 2012

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.