domingo, 11 de dezembro de 2011

"Carpe diem" com chocolate quente

Os feriados e fins de semana têm sido passados a trabalhar. É inevitável, na minha profissão. Para ter uma semana e meia de pausa, há que sacrificar muitos dias que era suposto serem de descanso. 
Tento tornar esses dias de trabalho em momentos prazerosos. A lareira acesa, roupa confortável, uma vela perfumada tornam o ambiente agradável. Parece que o trabalho fica mais disfarçado por estes pequenos nadas.
Ontem, parei de corrigir testes e fui fazer chocolate quente. Bem espesso, com marshmallows, para o conforto ser completo. Três chávenas de chocolate quente. Love in a mug, como diz a minha amiga Diana. Thank you, darling. 


Chocolate quente 

Levei ao lume 500 ml de leite e, quando estava quase a ferver, juntei 100 g chocolate, em pedaços pequenos. Deixei engrossar, mexendo sempre, pacientemente (poderia ter posto a Bimby a mexer, mas, depois de horas a corrigir análises de poemas de Ricardo Reis, apeteceu-me dedicar-me a esta tarefa desprovida de raciocínio). Deixei-me levar por este pequeno prazer. Tranquilamente. 
Distribui o chocolate quente pelas chávenas, juntei marshmallows e uma cholher de chá de açúcar baunilhado. Entreguei uma chávena a cada um dos meus homens e bebi a minha. A seguir, consciente de que não valia a pena fugir ao meu Fado, voltei aos testes.

N.B.: A quantidade recomendada é de 250 ml de leite e 50 g de chocolate por pessoa. Pensei em Reis e evitei excessos. Aproveitei o momento, com moderação. Para evitar sofrimento na hora de subir à balança :)


22 comentários:

  1. ESTA COM UM ASPECTO TÃO BOM QUE EU JÁ BEBIA..
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Nada mais reconfortante do que um chocolate quente.

    ResponderEliminar
  3. your welcome, my darling :)..bjo de boa semana~Diana

    ResponderEliminar
  4. Adorei a expressão "love in a mug", que delícia - tal como o choc quente com marshmallows, que é uma perdição!!!! Assim sabe melhor trabalhar (estou neste momento a fazer uma pausa de uma aula para amanhã de manhã, a gripe obriga a paragens...)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia, chocolate quente é o meu pequeno/grande gosto das noites frias à lareira.
    Faltam-me os marshmallows...
    Beijinhos, com votos de uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  6. Hummmm nada com uma bela chávena de chocolate quente, uma mantinha quentinha, um bom filme e a companhia perfeita <3

    ResponderEliminar
  7. Ilidia até me ri quando li este post tenho neste momento o meu marido a corrigir testes já deita fumo pelas orelhas :) acho que lhe vou fazer um chocolate quente :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Belo chocolatinho, bem reconfortante. No teu caso calhou a desbancar! Eu fiz bolachas de gengibre... quentes e boas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. São, obrigada.

    Cristina, concordo. A expressão "chocolate quente" está cheia de conotações boas :)

    Diana, só me dás boas ideias :)

    Ondina, as melhoras.

    Duxa, obrigada.

    MissB, sem dúvida :)

    Mónica, faça isso. Ele vai apreciar.

    Susana, calhou mesmo "a desbancar" :) Bolachas de gengibre vão bem com chocolate quente :)

    Beijos e boa semana para todas.

    ResponderEliminar
  10. Ilidia,tambem foi o que acabei de beber agora a pouco chocolate quente com marshmallows,cheguei a casa do trabalho tinha lareira acessa e um chocolate quente a minha espera,que bom,agora caminha e dormir um bom soninho toda consoladinha...
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adorei este post. Chocolate quente este Outono ainda não o bebi mas com o frio que aperta e agora com este incentivo cá me parece que não tarda. Boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Olá cara Ilidia
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e experiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar
  13. Sei como é. Isso de precisarmos de coisas à volta que nos ajudem nas horas longas de correcção de testes. Para mantermos a cabeça disponível, muito provavelmente. Para não ser uma coisa mecânica, automática. Talvez seja por aqui. Comigo é chá quente no Inverno. Ou chá fresco nos dias mais quentes lá para o terceiro período. Mas o seu chocolate quente parece querer tornar-se um dos meus próximos auxiliares:)

    Um beijo. E uma boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  14. Cindy, são estas pequenas coisas que tornam os dias bem melhores :) Chegar do trabalho e entrar no nosso casulo :)

    Fraldinha, obrigada. Aproveita, que sabe bem :)

    Paulo, obrigada pela visita. Passarei no seu blogue mal tenha oportunidade.

    Mar, normalmente também opto por chá (chocolate quente, só mesmo muito raramente). No sábado, porém, apetecia-me algo mais pecaminoso. E soube muito bem. E sabe o que fiz depois de corrigir testes? Um bolo. Apeteceu-me ir para a cozinha, bater um bolo. Tardíssimo. Cada um com a sua mania :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Um verdadeiro chocolate quente com pedaços! Além da textura aveludada e do aroma quente, que as fotos deixam adivinhar, ainda tem a vantagem de o podermos mastigar.
    Sabes como é que eu sou... para mim a comida deve implicar sempre o ato de mastigar... um simples chá ou um mero copo de leite obriga sempre a um acompanhamento sólido, lol!
    Bj.
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Como te compreendo Amiga! Ando a devorar tudo o q tenho nos armários (só material engordativo, já se sabe:((( espero acabar rapidamente os testes senão n sei onde vou parar!... Ontem, panquecas pro jantar! Realmente, ainda n me dei foi pro chocolate quente (felizmente!), mas este teu tem um aspecto... E a foto está 5*!!! bj Gd. Márcia

    ResponderEliminar
  17. Maria, este chocolate soube-me pela vida. Depois de horas a corrigir testes, aquela pausa e este chocolate confortaram-me. E sim, sabe bem mastigar os marshmallows:)

    Márcia, estes dias têm sido duros. E vão continuar a sê-lo até ao fim da semana. Acabo as reuniões na terça. Depois, pretendo hibernar:) Em relação ao chocolate quente, ainda bem que raramente me dá para isso. Seria catastrófico :) Qualquer dia, ligo-te.

    Beijos para as duas

    ResponderEliminar
  18. Às vezes penso que deveria ter escolhido outra profissão só para poder fugir a estes momentos periódicos de correção de testes. Nestas alturas (que se repetem n vezes por ano)os professores andam mesmo esgotados, atordoados com o volume de trabalho que é intensificado pela crescente burocracia. Nada como chocolate para apaziguar. Ainda há pouco fui ao armário despenseiro e petisquei um quadradinho de chocolate de culinária (o único que por norma tenho sempre em casa) Que consolo nestas épocas! E é tão bom quando o chocolate nos sabe pela vida.
    Beijinhos e até amanhã (esperando que o nosso dia seja melhor)
    Patrícia

    ResponderEliminar
  19. Patrícia, eu sinto-me exausta. Não tenho tido tempo para nada. Acabei agora de corrigir testes (por hoje, que amanhã há mais) e vou dormir. Só penso na próxima semana.
    Hoje, tomei chá, que não posso andar a beber chocolate todos os dias :)
    Beijinhos e até amanhã.

    ResponderEliminar
  20. Olá Ilídia!
    Só esta imagem da caneca a fumegar já reconforta, só de olhar!!
    Adorei o pormenor dos marshmallows, deve ficar uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que vida a nossa, Ilídia! Acabei as avaliações e estava ali a reconfortar-me com um chá bem quente e um cookie de chocolate feito por mim :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Também acabei hoje as avaliações. Começo amanhã as reuniões. A última começa às 19:00. Tenho também no sábado e na segunda. Não vejo a hora de chegar a terça. Estou exausta :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.