quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vida cor-de-rosa

Quase todos os blogues de culinária que conheço têm um tom ligeiro e despreocupado. Fala-se de comida, do tempo, de livros de receitas, de vida doméstica, de louças e de mesas bonitas. 
Mulheres sem ter que fazer e com pouco conteúdo? Não creio. Pessoas que vivem à margem dos problemas do país, da Europa, do mundo? Não me parece. Gente que tenta iludir-se, vendo apenas o lado bom da vida? Talvez. Gente que tenta contrariar, nem que seja através de um blogue, o clima negro que parece ter-se abatido sobre as nossas cabeças? Sem dúvida! Numa altura em que custa ver um noticiário, em que abrir um jornal é um gesto difícil, em que dói ver os rostos preocupados de quem não sabe se terá emprego amanhã, é reconfortante refugiarmo-nos na simplicidade de uma refeição feita para a família. Nem que seja por uns momentos, esquecemos as preocupações que nos assolam os dias. A seguir, vimos aqui partilhar com quem nos quiser ler aquilo que fizemos. 
Hoje, não cozinhei. Saí de casa às 8:30 e só entrei em casa mais de 12 horas depois. Entre aulas e uma reunião, tive quem cozinhasse para mim. A minha amiga Rosa, que me serviu uma sopa e uma salada, que me souberam pela vida. Um gesto que, se num dia normal sabe bem, num dia impiedoso como o de hoje, teve um valor redobrado. Em casa, tinha os meus dois homens, à minha espera, já de pijama, e lareira acesa. E são estas coisas que são de enaltecer aqui. Porque pretendo ter um blogue positivo, que seja uma ode às coisas boas da vida: Amor, Amizade, Felicidade. Porque para preocupações, desalentos, receios já basta o dia-a-dia real. Que o virtual, pelo menos, se mantenha cor-de-rosa.
                                                                                                                                                        Imagem retirada daqui.

15 comentários:

  1. Li atentamente o teu post e o link relativo às novas teorias sobre a felicidade e achei-os ambos muito interessantes porque bastante reais e até pedagógicos. Para se ser feliz é preciso estar-se desperto, atento às pequenas coisas que nos rodeiam e às quais devemos dar valor todos os dias porque provêm das relações que estabelecemos com as pessoas, quer sejam estas do círculo familiar ou do círculo de amigos. No fundo, é necessário ter-se bons pensamentos e rodearmo-nos de pessoas com ideias positivas, pessoas estas que até da adversidade retiram ensinamentos e que criam energias positivas à sua volta. Não sou uma pessoa isotérica que se guia por cartas,superstições ou cristais, que busca a felicidade, o equilíbrio espiritual de forma incessante.Procuro aceitar a realidade e tenho consciência dos momentos de dificuldades que o país e as famílias estão a atravessar porque todos os dias converso com jovens e adultos de meios socio-económicos diferentes ( e ser professora e diretora de turma facilita-me este diálogo), e o meu discurso é sempre composto pelo reforço positivo, porque as pessoas precisam de ser acarinhadas, compreendidas, e é importante quando nos sentimos bem a concorrer para a felicidade de outros. Talvez penso assim porque a vida me corre, ou melhor, sempre me correu bem. Não sei. Contudo, prefiro seguir o lema Think Pink.Sinto-me feliz assim.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. OLa Ilidia... temos o mesmo problema, eu também sou professora do terceiro ciclo e de vez em quando em aulas de substituição ao 2º ciclo quando os colegas faltam... nao é façil principalmente com duas crianças np 1º ciclo uma no primeiro ano outra no segundo.... fugir ao conzento em que o pais se encontra é dificil... vou tentando contornar e a cozinha é o meu escape, a minha fonte cor-de-rosa... um mundo magico onde tudo se transforma e nada se deita fora ao acaso!!!

    Para dizer adorei o teu blog e vou voltar mais vezes!!!

    Beijinhos

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Claro que temos preocupações, como as restantes pessoas. Mas também somos gratas pelas coisas maravilhosas que a vida nos oferece e as que cultivamos.
    O seu blog e inspirador.
    Gratíssima ;)
    Bom fim de semana com os seus!

    ResponderEliminar
  4. Também sinto isso muitas vezes ao ler blogues. Mas podem sentir também isso ao ler o meu. Acho que por detrás de um prato está uma história e cabe ao pessoal querer partilhar ou não. O mundo virtual é como o Secret Story, tudo o que é mau oculta-se e mostra-se um máscara sorridente para esconder uma dura realidade. Mas mais importante do que revelar emoções virtualmente é não fazermos o mesmo sorriso amarelo na vida real. Aqui sim, podemos ser reais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ilídia na verdade é frustante ver telejornais e desfolhar um jornal, todos os dias temos más notícias e infelizmente a pouca experiência que tenho na vida diz-me que as coisas vão piorar, temos de viver o dia a dia...
    O blog é sem dúvida uma virtualidade em que não faz transparecer o que se passa na realidade.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia! Concordo com as tuas palavras, mas também há blogues onde esse cinzentismo e negativismo já se faz sentir infelizmente. Eu pessoalmente gosto de partilhar as coisas simples do dia-a-dia, a que nem sempre damos o devido valor. Tal como dizes "na simplicidade de uma refeição feita para a família" ou numa flor que se cultiva, etc.
    Beijinhos e bom FDS!

    ResponderEliminar
  7. Adoro o teu blogue! Já alguma vez te tinha dito?!?
    Bem sabes que, apesar de nem sempre fazer comentários, todos os dias passo por aqui. E não há dia nenhum que falemos uma com a outra sem que façamos referência ao acre e doce.
    Continua assim minha querida, porque nos ajudas a fazer uma pausa positiva em cada um dos nossos dias atarefados, em que acumulamos funções de mães, profissionais, donas de casa, esposas, filhas, irmãs.........
    Beijinho grande.
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Um beijo com carinho pelo seu dia impiedoso. E um outro pela vontade de espalhar felicidade. Obrigada por isso. Por si.

    Um beijo de bom fim-de-semana.

    Mar

    PS: Chegou ao fim:) Achei que ia gostar de saber. E gosto que o fim também fique aqui cristalizado.

    ResponderEliminar
  9. Realmente é mesmo bom visitar o teu blog.
    Continua a dar-nos presentes como este!
    Sim, os teus lindos textos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Depois de subri n vezes e de descer n2, "nas ruas do teu blog", venci e finalmente consegui, uma vez mais, apanhar o quadradinho que teimosamente me fugia enqunto eu lutava por deixar umas parcas palavrinhas...Ufff, este teu blog é sem dúvida um teste para mim!!
    Qtio ao texto gostei e identifico-me :)
    Beijinhos
    PS Hoje falei de ti no meu blog
    !!
    (http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/11/creme-de-acelga.html)

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todas pelas pelos vossos simpaticos comentários e pelas vossas partilhas.

    Maria, sim, já me tinhas dito, mas é sempre bom ouvir novamente:)

    Mar, sim, gostei de saber :) Fico ansiosamente à espera.

    Mané, obrigada pela persistência. E gostei de ouvir Pessoa no teu blogue :)

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Ilídia. Apesar de concordar com o que dizes, acho sempre que um blogue reflecte um pouco de nós. É o nosso diário aberto ao mundo onde podemos falar do que quisermos. E, hoje, mais do que nunca, comida rima com crise. Haja saúde e alegria para se poder colocar na mesa uma comidinha da boa e partilhar com o mundo. Mas, por vezes sou atacada pelo negativismo, como toda a gente, e, olha, a minha comida rima mesmo com crise. Beijinhos e bom fim.de.semana

    ResponderEliminar
  13. Fraldinha, concordo contigo. Aliás, eu também já falei da crise aqui, e também tenho posts um pouco amargos. E quem me conhece diz que o meu blogue reflete mesmo MUITO de mim, o que mostra que o blogue não está separado da minha vida real. O que quero dizer é que tento fazer deste blogue um espaço otimista e que me faça esquecer (e a quem me ler) algumas das agruras do dia-a-dia. No fundo, tento que seja mais doce que acre, percebes? ;) Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Ando aqui às voltas sem resposta para ti. Pela primeira vez na vida. Então fechei o teu blogue voltei a abrir, voltei a ler e por um lado dou-te razão, mas por outro não. É bom sermos positivos, mas também não nos podemos iludir. Mas por outro lado sermos positimos é meio caminho andado para as coisas nos correrem bem. Vês como estou toda baralhada? Vou mas é ver o teu post do peixe e deliciar-me, pois tenho a certeza que não me vou baralhar. bjs

    ResponderEliminar
  15. E são blogs assim que dá gosto ler...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.