domingo, 20 de novembro de 2011

Um serão divertido

Esta sexta-feira, o Manuel e eu pusemos os aventais e fomos para a cozinha. De manhã, tinha-lhe prometido que faríamos bolachinhas coloridas. Quando o fui buscar ao colégio, fez questão de me relembrar. Assim, depois do jantar, pusemos mãos à obra. Ele estava tão impaciente que quase não me deixava procurar a receita. Assim, escolhi a primeira que encontrei, no livro Cozinhar à minha maneira, da Vorwerk. Uma receita bastante saborosa e perfumada, originária da Rússia.
 A Bimby fez a massa e nós cortámos as bolachas, com forminhas próprias para o efeito.


Enquanto estavam no forno, fomos preparando a cobertura glacê. Depois do açúcar misturado com a clara, na Bimby, ele adicionou as cores.


Quando as bolachas saíram do forno, começámos a decoração: com uma colher pequenina, pusemos pequenas quantidades de cobertura nas bolachas, decorámo-las com confetis e pusemo-las num tabuleiro, para secarem. 

Foi para a cama mais tarde do que o habitual, mas muito, muito feliz. E, afinal de contas, as regras foram feitas para serem quebradas de vez em quando, não é verdade?

Bolachas de cardamomo e mel
Ingredientes para cerca de 80 unidades
270 g de açúcar
1 clara de ovo
100 g de manteiga
250 g de mel
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
1/2 colher de chá de noz moscada em pó
1/2 colher de chá de sal
500 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó para bolos (15 g)
1 ovo

Preparação:
Coloque no copo o açúcar e pulverize 30 segundos/ velocidade 10. Retire e reserve. (Se não tiver bimby, pode usar açúcar confeiteiro).
Coloque no copo a manteiga, 120 g do açúcar reservado, o mel, as especiarias e programe  5 minutos/ 100 graus/ velocidade 1.
Junte a farinha, o fermento, o ovo e amasse 1 minuto/ velocidade 4. Reserve a bola de massa numa tigela tapada. Deixe arrefecer e repousar duas horas no mínimo (não deixei, pois o Manel estava muito impaciente e já era tarde :)
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Corte a massa em 4 partes iguais, estenda cada parte entre duas folhas de papel vegetal até ter a altura de 5 mm. Corte a massa estendida como desejar e leve as bolachas ao forno 12 a 15 minutos.
Entretanto, faça a cobertura: Com a "borboleta", coloque no copo 150 g de açúcar pulverizado, a clara e bata 1 minuto/ velocidade 3. Retire a "Borboleta".
Decore as bolachas a gosto.

Não decorámos as bolachas todas. Depois de pôr o Manel na cama, fiz uma fornada de bolachas mais "adultas" :)

22 comentários:

  1. Ilidia, só a felicidade deles de poderem meter a mão na massa vale tudo, não é verdade?
    Ficaram lindas as bolachinhas, tanto as infantos como as "adultas". Usaste a quantidade de açucar e mel indicada? Não ficam muito doces?
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá, Gisela. Sim, usei a quantidade recomendada. Como sou muito inexperiente neste mundo das bolachas, tive medo de alterar a receita e de não ficar boa. Como dá muita quantidade de massa, não achei demasiado doce. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindas! E essa bimby dá uma ajuda preciosa. As crianças adoram fazer bolachinhas, o teu Manel deve ter ficado radiante :) Fiquei com vontade de fazer bolachas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Manuela, a Bimby é, realmente, uma grande ajudante. Permite-nos poupar tempo e trabalho. Trabalho que pode ser canalizado para a parte mais divertida: a decoração :) O Manel adorou :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia, que serão tão bem passado.
    Recordo com muita saudade momentos passados com os meus filhos, quem os queria ver felizes, era deixá-los ir comigo para a cozinha fazer um bolo ou umas bolachinhas para o lanche.
    Gostei muito das vossas bolachas, crescida como sou, fiquei encantada com as bolachas decoradas, estão lindas.
    Um beijinho com votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Que alegria é visitar o teu blog.
    Mais alegria é quando vimos os outros alegres e felizes.
    Parabéns pelas bolachinhas e pelas fotos.
    Beijinhos e até amanhã.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ilidia, vejo que já te iniciás-te no mundo das bolachas, agora aguenta-te pois acho que o Manel não te vai dar descanso,lol.
    E para iniciante saiste-te muito bem elas ficaram lindas tanto as infantis como as dos adultos... 5* Parabens.

    Beijinhos e e votos de um bom resto de domingo ;)

    P.S- Para quem serão essas da caixinha?!
    Eu estou muito doentinha,lol ;)

    ResponderEliminar
  8. Ficaram encantadoras. As minhas meninas também gostam destas tarefas. Ainda hoje a L. ajudou a avo a preparar um pão de ló.
    Abraço e desejo de boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Olá, Ilídia!As crianças adoram esses momentos e vão recorda-los quando forem adultos. São os melhores presentes que podemos oferecer: momentos bem passados. As bolachinhas ficaram lindas, ambas as versões! A forminha do boneco de gengibre é muito prática, óptima para estas brincadeiras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mas que cozinheiro tão geitoso!!!!As bolachas ficaram lindas, o meu filho tmb adora ajudar na cozinha, eles ficam tão felizes....!!!!!

    Bjs e um especial para esses cozinheiro, boa semana

    ResponderEliminar
  11. Que serão tão agradável! As crianças adoram estes momentos. E a bimby dá mesmo uma ajuda preciosa. Lindas as bolachinhas :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ambas as versões, e é mesmo muito divertido colocar as crianças a ajudar!

    ResponderEliminar
  13. linda as bolachas....e com cardamono que eu adoro..
    bjs
    camilla
    http://menuaquarela.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  14. Uma ternura só! As mãos pequeninas do seu filho. As bolachas coloridas. E o que ficou deste dia no imaginário do Manuel. Tanto, com toda a certeza. E não importa nada que tenha ido dormir mais tarde. Esteve com a mãe a fazer as bolachas mais bonitas do mundo:). Era preciso ter as horas de sono regulamentares? Não neste dia.

    Um beijo de boa semana. Amanhã (ou daqui a pouco:) vou para Lisboa com oitenta alunos, à Casa Fernando Pessoa e aos lugares por onde ele andou. Deseje-me sorte daí, sim? Tenho sempre medo que algo corra mal.

    Mar

    ResponderEliminar
  15. Adorei as fotos, estão lindas! E as bolachinhas um verdadeiro mimo. parabéns, está tudo 5 estrelas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adorei as bolachas, gostaria de as fazer mas fiquei com algumas dúvidas. Quando diz "Coloque no copo o açúcar e pulverize 30 segundos/ velocidade 10. Retire e reserve. (Se não tiver bimby, pode usar açúcar confeiteiro)."são as 270 g?é que depois fala em 120 g de açúcar reservado e mais à frente em 150 para a cobertura, então os 270g são 120 para as bolachas e 150 para a cobertura?o da cobertura também precisa de se pulverizado ou de confeiteiro? como decorou as bolachas dos adultos? já agora onde comprou a caixa da imagem? obrigada

    ResponderEliminar
  17. Ilídia, aceitou o meu comentário mas não me respondeu, eu já sonho com as bolachas e até o cardamomo já comprei. A caixa gostaria de saber onde comprou para poder oferecer, uma vez que, dá para 80 bolachas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Peço desculpa. Aceitei o comentário, na hora não pude responder e entretanto esqueci-me. Vou tentar responder às suas questões:
      - Sim, pode usar açúcar confeiteiro, pois o processo que indico serve para transformar açúcar granulado em confeiteiro.
      - Em relação às quantidades de açúcar, é isso mesmo: 120 para as bolachas e os restantes 150 para a cobertura. O açúcar da cobertura tem mesmo de ser confeiteiro, caso contrário, esta terá um aspeto inestético.
      - As bolachas dos adultos não foram decoradas; tirei-as do forno e guardei-as, simples. Em relação à caixa, não a comprei. Reutilizei uma caixa de bombons que me ofereceram. Já os vi à venda em supermercados.
      Espero que tenha ficado esclarecido(a). Boa sorte.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  18. Fiquei esclarecida, assim que as fizer venho cá contar. Muito obrigada e já agora parabéns pelo blog está fantástico. Comecei a seguir as suas receitas ainda no Receitas ao Desafio, agora sigo os 2. Já fiz grande parte e estou sempre à espera de novidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas simpáticas palavras. Fico muito feliz. Fico à espera das notícias das bolachas.
      Beijinhos

      P.S. Já agora, podia deixar um nome ;)

      Eliminar
  19. Sandra Maldonado, sigo-a desde o Faial e estou farta de a recomendar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandra. Fico feliz. E gosto mais assim, com um nome :)
      Beijinhos
      P.S.: Não se esqueça de dizer como ficaram as bolachas, quando as fizer.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.