quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aconchego


A casa nunca sabe tão bem como no outono e inverno. Quando lá fora há frio e vento e chuva, damos mais valor às nossas quatro paredes. 
Gosto das estações mais frias. Talvez por gostar muito de casa. Gosto de chegar da rua, fechar a porta e ter a sensação de que entrei no meu casulo. Enquanto preparo o jantar, acende-se a lareira. E não é preciso um jantar muito elaborado para a felicidade ser completa. Para começar, uma sopa. Depois, um bife, acompanhado de um esparregado e batata doce frita. E um copo de vinho tinto. 
O que se segue não é propriamente uma receita. É apenas a partilha do nosso jantar de hoje. A nossa forma preferida de comer bifes de vaca. Minimalista, sem artifícios distratores. Apenas três ingredientes: carne, azeite e flor de sal. Temperei os bifes (usei da vazia) com flor de sal e pincelei-os com azeite. Aqueci muito bem o grelhador (sem untar) e grelhei-os 2 minutos de cada lado (o tempo depende da espessura do bife, mas convém não grelhar muito tempo, pois ficam rijos). Entretanto, fui preparando o esparregado (desta vez, devido à falta de tempo, usei pré-preparado): num tacho, coloquei um fio generoso de azeite e 3 dentes de alho esmagados; adicionei o esparregado, ainda congelado, e deixei descongelar, em lume brando, mexendo de vez em quando. Com a ajuda da Actifry, preparei as batatas doces fritas: cortei as batatas em rodelas, sequei-as bem e coloquei na máquina; adicionei óleo (meia acti-colher, pois fritei apenas duas batatas), um nadinha de cardamomo em pó e 1 colher de chá de maple syrup. Não é uma receita, bem sei, é mais uma sugestão de uma refeição simples, que soube muito bem.



9 comentários:

  1. Que maravilha :)
    esta lareira e o ser possível fazer comentários.
    :) :) :)
    A carninha também está muito apetitosa
    Agora, desculpa, vou ficar à lareira
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Ilídia, ainda agora ao jantar comentei que chegou altura de acender a lareira, deste fim de semana não passa. Por cá o tempo também começa a pedir um calor todo especial, o calor da lareira.
    Gostei da vossa refeição, simples e muito feliz.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está uma receita bem ao meu estilo Ilídia...uma receita para a felicidade!!

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Ilídia, já apetece uma lareira acesa, pena a minha estar tão longe :). Gostei bastante do teu jantar, simples, descomplicado e bem apetitoso. E gostei principalmente das batatas doces fritas... devem ficar deliciosas.

    Beijinhos e continuação de um serão quentinho.

    ResponderEliminar
  5. Ilídia um jantar simples mas que eu adoro com o aconchego da lareira optimo :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ilidia,
    É tão bom o aconchego de casa. Entrar, fechar a porta e sentir o calorzinho tão bom!
    Também é assim que mais gostamos dos bifes, mas ultimamente temos temperado também umas gotinhas de whiskey e fica muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. "My castle, my home". Tão bom, sentirmo-nos bem em casa e no aconchego que nos dá...
    Um bom fds, querida Ilídia!
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto de batata doce frita! Só de pensar que até há bem pouco tempo dizia que não gostava. Pancadas! Não é uma novidade nenhuma que eu também adoro o Inverno, sabe tão bem esse aconchego de que falas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.