segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Waffles num domingo de outono



Quem costuma ler este blogue sabe como gosto de preparar o pequeno-almoço de fim de semana. E também sabe como gosto do outono. Imaginem o prazer que me deu preparar este pequeno-almoço. Num domingo de outono típico: sombrio, ventoso e frescote. Ainda ensonada, dirijo-me à cozinha e ponho café a fazer. Esta bebida milagrosa não me dá vida só a mim. O cheiro e o barulho provenientes da máquina também dão vida à casa. São como um sinal de que já começou o dia.
Nestes dias, gosto de abrir os estores e deixar entrar a luz. Gosto de olhar para o jardim enquanto cozinho. De vez em quando, passa uma folha. O Manel saltita à minha volta. Ainda falta muito, mãe? 
Hoje, apeteceu-me perfumar a casa com especiarias. Daí a escolha desta receita de waffles bem aromáticos. Para beber, para além do café, sumo de um fruto bem outonal: dióspiro. Raramente sou efusiva na descrição das receitas, mas desta vez, é  inevitável. Foi um pequeno-almoço perfeito. Talvez os melhores waffles que já fiz. 

Waffles de sour cream e especiarias
¾ cup (90 g, aproximadamente) de farinha
¼ cup (30 g, aproximadamente) de farinha de milho
½ colher de chá de fermento
¼ colher de chá de bicarbonato
¼ colher de chá de canela em pó

¼ colher de chá de noz moscada (substituí por cardamomo em pó)
¼ colher de chá de gengibre em pó
¼ colher de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
½ cup (120 ml) de leite
½ cup (120 ml) de sour cream (na falta deste, creio que poderão utilizar iogurte grego)
1/3 cup (80 ml) de óleo vegetal
1 ovo grande, ligeiramente batido



Misture bem os ingredientes secos. Junte os restantes ingredientes e misture, até obter uma massa homogénea, parecida com massa de panquecas.
Deixe repousar pelo menos meia hora. 
Aqueça a máquina de waffles (não é necessário untar).
Vá colocando pequenas porções de massa e deixe na máquina alguns minutos. 
Polvilhe com açúcar confeiteiro (uso um coador) e sirva com mel, ou iogurte grego, ou fruta. Eu servi com lemon curd, presente da minha vizinha, e agora amiga, Diana, e amêndoa laminada e tostada (resto de outra receita).
(Creio que com esta massa também se poderão fazer panquecas.)




Sumo de dióspiro e laranja (na Bimby)
Coloquei, no copo, a polpa de dois dióspiros, uma laranja e um limão (sem as partes brancas, nem as sementes) e 50 g de açúcar. Programei 2 minutos, velocidade 9. Adicionei 700 g de água e envolvi bem, na velocidade 4.


22 comentários:

  1. Foi um dia de Outono bem começado...Este fim de semana tb fiz wafles e souberam mesmo bem!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. As fotos aguçam-me o apetite, logo eu que não tenho máquina... perfeitos!!! As fotos falam por si. Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Que pequeno almoço tão aconchegante. Estou a imaginar o cheirinho do café acabado de fazer e das especiarias dos wafles. Perfeito!!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Que pequeno almoço delicioso...Muito bom aspeto, nota 10!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Um pequeno almoço maravilhoso... Os teus wafles ficaram com um aspecto delicioso, também foi o meu pequeno almoço este fim de semana. Ficaram lindos e prefeitos : )

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Ilidia
    O que eu luto com o meu computador para te deixar um comentário!! O blog sobe aos soluços, continua a soluçar no sentido inverso mas..nunca acerta, e pior ainda não quer parar, para chegar a este quadradinho onde se deve dizer, GRITAR (até pelo stress com que fico) "quero um por favor"!
    Beijinho
    Mané
    O Bolo da Tia Rosa
    Aproveotto para dizer que tb gostei do post anterior mas....o computador venceu um avez mais (acho que ele não gosta de ti, até ´pq é um dos pouquissimos blogs onde me acontece isto :(

    ResponderEliminar
  7. Que waffles fantásticas!(pena eu não ter uma maquineta dessas)Fiquei logo com vontade de ir para a cozinha. A tua máquina fotográfica é mesmo um ferrari!E aprendeste a conduzi-lo bem depressa! As fotos transbordam cores e o cheirinho a café acabadinho de fazer é mesmo convidativo. Um pequeno almoço idílico.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. I'm so glad the waffle recipe was enjoyed by you. Thank you for providing the link back to my original recipe as well.

    ResponderEliminar
  9. Está decidido... vou comprar uma máquina de waffles!! Adorei essa descrição tanto como a receita em si. E dado que eu sou uma apaixonada por pequenos-almoços, julgo que não posso perder mais tempo :)

    ResponderEliminar
  10. Ou as fotos estão soberbas ou os waffles eram do melhor ou até as duas hipóteses! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tudo maravilhoso. Mas aquele sumo de dióspiro é que me sabia pela vida.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Ilídia foi um começo de dia em grande, não sou aprecidora de café já esses waffles não me escapavam :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ilídia, ofereceram-me há pouco tempo uma máquina de waffles, mas ainda não tinha encontrado uma receita que me fizesse abrir os olhos, esta parece perfeita pela descrição e pelas fotos. Um óptimo pequeno-almoço outonal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Que bom Ilídia, dá gosto começar dessa forma tão feliz e tranquila o fim de semana, quando penso em fim de semana, também o penso assim, a desfrutar da melhor forma todos os momentos.
    Estou em pulgas para ir "desarrumar" a minha máquina, guardadinha deste o tempo frio.
    Gostei tanto do teu(grande)pequeno-almoço, que vou tentar copiar tudinho:)))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Minha querida, não tenho dúvidas que estes waffles ficaram uma verdadeira delícia! A avaliar por aqueles que comemos da última vez...
    Quanto ao sumo de diospiro, um fruto que eu adoro e que me faz suspirar de saudades da minha terra nesta altura do ano, nem sei o que dizer! Consegues-me sempre surpreender!!
    Bjs e espero que desta o meu comentário também chegue ao destino!!!

    ResponderEliminar
  16. Mas que delícia, nunca fiz waffles, mas vontade não falta :)

    ResponderEliminar
  17. Sabemos que sim. Que este é um dos seus rituais que fazem bem. Que bom que sejam partilhados aqui. Para que a inspiração seja disseminada. Este é também um dos meus hábitos de Inverno. Adoro o cheiro a canela e a laranja. A alegria do meu filho. E o depois. Com café quente. Sabem bem com café quente. E a chuva toda que quisermos.
    Obrigada por me lembrar que ainda não fiz waffles desde que a chuva voltou. Tenho de tratar disso rapidamente. E sabe que mais? Daqui a pouco sim:) Melhor não adiar as coisas que fazem bem.

    Um beijo da sua amiga Mar. Posso dizer assim, não posso?:)

    ResponderEliminar
  18. Obrigada a todas pelos comentários tão simpáticos. Esta receita é, realmente muito boa. As especiarias estão na dose certa. Perfeitos! O sumo de dióspiro foi uma agradável surpresa.

    Mané, obrigada pela persistência :)

    Patrícia, a máquina é, realmente, jeitosinha :). No entanto, sinto que a estou a subaproveitar. Preciso de um curso. Não sei para que servem a maior parte das funcionalidades. Um desperdício :(

    Querida anónima do Receitas ao Desafio :), sei que és a Maria porque foste a única do grupo que comeu waffles cá em casa :), mas para a próxima assina, sim? Tens de provar estes. São maravilhosos! E vou ver se arranjo uns dióspiros para te fazer um sumo :)

    Mar, fico feliz por, no meio dos seus afazeres, ainda arranjar um tempinho para me vir visitar. Mais um privilégio ;) Faça estes waffles, pois valem bem a pena. Aposto que o seu António gostará, tal como o meu Manuel gostou :)E claro que sim, claro que pode dizer assim :)

    Shez, thank you so much for this recipe. We all loved it. I replaced the nutmeg for cardamom. Next time, I will try the original recipe.

    ResponderEliminar
  19. Ainda bem que não tenho essa máquina, senão eram mais umas calorias a juntar às outras :)lol
    Pela descrição parecem ser maravilhosas... sem palavras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. que lindos os teus waffles...fico feliz por saber que gostaste do Lemon Curd.......bjo estralado Di.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.