quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lasanha de frango e segurança rodoviária

Enquanto esta lasanha estava no forno, o Manuel entrou pela cozinha, em alvoroço. Mãe, a galinha tá morta. Foi um carro! Vinha com a avó, que aproveitou o episódio para o instruir quanto à forma de se comportar na estrada. Ele insistiu para que eu fosse com ele à rua, ver a galinha. Eu jamais tomaria a iniciativa de levar o meu filho a ver um espetáculo daquela natureza. No entanto, já que ele queria tanto que eu fosse com ele, acedi. Pelo caminho, ia-lhe falando da importância de olhar para ambos os lados antes de atravessar a estrada. Ele ia ouvindo os meus conselhos, muito atentamente. Chegámos ao pé da galinha e ele, de semblante carregado, repetia: Ela atavessou a estrada. Não olhou. E veio um carro. A minha mãe estava connosco. E, quando ia atravessar, ele avisou-a: Vó, olha pós dois lados. Parece-me que percebeu a lição. Oxalá nunca se esqueça dela.


Ingredientes para a massa:
100 g de beterraba cozida, em pedaços (usei apenas 70 g, por isso a massa ficou pouco colorida)
1 ovo (médio)
230 g de farinha T65
1 colher (de sopa) de azeite 

Ingredientes para o recheio:
Aproveitamentos de frango grelhado (2 peitos)
100 g de cogumelos frescos, laminados
1 cebola 
1 alho francês
azeite q.b.
1 colher de chá (rasa) de cominhos em pó
sal e pimenta q.b.

Ingredientes para o molho béchamel (segundo o livro-base da Bimby):
750 g de leite
75 g de farinha
40 g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:
Comecei por preparar a massa: Coloquei no copo a beterraba e o ovo e programei 20 segundos/ velocidade 10. Juntei a farinha e o azeite e amassei 2 minutos / velocidade espiga. Moldei uma bola, embrulhei em película aderente e deixei repousar 15 minutos à temperatura ambiente. Seguidamente, preparei-a, na máquina das massas: coloquei os rolos da massa na posição mais larga. Dividi a massa ao meio e formei duas bolas. Polvilhei-as com farinha e espalmei-as com as mãos. Passei o primeiro pedaço pelos rolos da massa. Coloquei a tira de massa sobre a mesa e dobrei-a ao meio. Passei de novo a massa, dobrada, pelos rolos da máquina. Coloquei os rolos nos números seguintes e passei a massa pela máquina, até atingir a espessura desejada. Repeti o procedimento com o outro pedaço de massa.
Entretanto, preparei o recheio: levei ao lume, a cebola, o alho francês e o azeite. Deixei refogar e adicionei o franco, desfiado e os cogumelos. Temperei com os cominhos, sal e pimenta. Enquanto acabava de cozinhar, preparei o molho béchamel: coloquei na Bimby todos os ingredientes e programei 8 minutos, 90 graus, velocidade 4.
Montagem da lasanha: cobri o fundo de uma assadeira com massa. Dispus um terço do recheio e cerca de 1/2 concha de béchamel. Fui repetindo as camadas, terminando com uma camada de molho. Polvilhei com queijo mozzarella e levei ao forno, a gratinar.

11 comentários:

  1. E a aventura das lasanhas continua...
    Com massa caseira o sabor deve mesmo ser outro.Gostei do pormenor da beterraba na massa (para a próxima põe mais um bocadinho) e do pormenor dos cominhos no recheio.
    Espero que o Manel tenha mesmo aprendido a lição. Todos os dias relembro estes mesmos cuidados à Vivi. Espero que com tanta repetição a informação fique retida para ser aplicada nos momentos precisos.
    Ainda bem que referiste que fizeste a lasanha com sobras de churrasco, não fossem as más-línguas pensar que tinhas aproveitado a dita galinha!:)))
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. QUE BELA LASANHA , COM FRANGO NUNCA FIZ.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Ai amiga, essa idade é linda e todas as vezes que contas um acontecimento relembro a infância do meu filho... é pena passar tão depressa! Tenho a certeza que ele aprendeu a lição, pois nessas idades tomam melhor consciência das situações perigosas do que na adolescência.
    E continuas a dar trabalho à tua maquineta, e que belo trabalho, gostei muito. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Valeu a galinha morta para que a lição fique marcada.
    A Lasanha está com um aspeto fabuloso, as camadas perfeitas e sem demasiado molho. Nota 10 ;)

    ResponderEliminar
  5. Uma lasanha optima e de aspecto fantastico!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Ilídia pela tua descrição das palavras do Manel, o teu filhote é um querido, aprendeu bem a lição e até fez questão de lembrar a avó :)
    A lasanha, gostei do aspecto de e frango nunca experimentei.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ilídia, parece que aprendeu bem a lição! A lasanha está nota 10! Perfeita. Deve ser mesmo uma delicia fazer a nossa própria pasta, gostei do pormenor da beterraba.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. mmmmmmmmmmmm ficou tão bonita atua lasanha !! Que lindo o Manel, o cuidado que ele teve com a sua avò !!!!!! beijokas Diana

    ResponderEliminar
  9. Uma boa lição, convem que nunca se esqueçam dos conselhos dos pais.
    Lasanha de frango nunca fiz, mas parece-me uma excelente ideia
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Lições importantes com uma bela lasanha a acompanhar... Vão ficar memorizadas de certeza!
    Babette

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.