A minha mãe diz que as minhas pizzas são as melhores que já comeu. E eu percebo-a. Para mim, os desenhos do meu filho, expostos no frigorífico, também são melhores do que os quadros de Picasso e Van Gogh :) As mães nunca conseguem ser objetivas em relação às obras dos seus rebentos. De vez em quando, telefono-lhe: Vou fazer pizza. Querem almoçar/ jantar connosco? A resposta é sempre afirmativa. Esta foi a última que fiz. Ainda com tomates e malaguetas da nossa horta. Ainda a saber a verão. A minha mãe adorou. E o meu pai também, apesar de ser sempre menos efusivo nos elogios :)
Massa (adaptada do livro base da Bimby):
200 g de água
50 g de azeite
1 colher de chá de sal
400 g de farinha (200 g de farinha de trigo + 200 g de farinha de espelta)
20 g de fermento de padeiro (ou meia saqueta de fermento seco, tipo Fermipan)
No copo, coloquei a água, o azeite e o sal e programei 1 minuto, 37 graus, velocidade 2.
Adicionei a farinha, o fermento e programei 2 minutos, velocidade espiga.
Deixei levedar num local morno até dobrar de volume.
Estendi a massa, com as mãos, sobre o prato, untado e enfarinhado. Pincelei com molho pesto e recheei.
Recheio:
1 cebola roxa, cortada em rodelas finas
1 mão cheia de mini-tomates amarelos
1 tomate maduro
1/2 malagueta, sem sementes, picada
um pouco de azeite
1 queijo mozzarella fresco
presunto
molho pesto
Levei a cebola e a malagueta a refogar um pouco, no azeite. Acrescentei os mini-tomates, cortados a meio, e o tomate, cortado em pedaços. Deixei cozinhar.
Pincelei a massa de pizza com pesto e coloquei a mistura de cebola, pimentos e tomate. Juntei a mozzarella, cortada às rodelas e levei ao forno. Servi com farrapos de presunto.
Está mesmo muito bem recheada!
ResponderEliminarQue óptimo aspecto... também gosto muito de fazer pizas, engraçado que a ultima que fiz também foi comida na companhia dos meus pais.
ResponderEliminarbj
Ilídia, esta foi a piza mais bonita que eu alguma vez vi. Sim. Fiquei encantada com a paleta de cores utilizada. Um espaço redondo para onde todos os sentidos convergem!
ResponderEliminarPatrícia
Com esse aspecto tenho a certeza que a tua mãe tem mesmo razão!
ResponderEliminarUAU Está lindíssima!
ResponderEliminarBeijinhos
Ilídia é de facto uma pizza fantástica cheia de cor e sabor de Verão.
ResponderEliminarBeijinho
P.S. - Também adorei o desenho do teu filhote, esta uma obra de arte :)
Ilídia,
ResponderEliminarMama mia que bela pizza... Esta com um aspecto delicioso. Mesmo cheia de cor e ainda por cima feita com ingredientes da tua horta. Pelos vistos foi mais que aprovada : )
Beijinhos
Ilídia, a tua mãe tem de certeza razão! Com esse aspecto parece-me das melhores pizzas mesmo. E é tão bom fazer uma noite de pizzas com a nossa família.
ResponderEliminarUm beijinho.
Que pizza bonita e cheia de cor!!!
ResponderEliminarSomos sempre fan numero 1 dos nossos filhos por mais anos que passem...
Bjoka
Rita
Eu que sou amante de pizza tenho que experimentar então a pizza melhor do mundo!
ResponderEliminarBeijinhos
Acho que percebo a sua mãe. E sabe, não me parece uma daquelas coisas incondicionais de mãe. Lindas, as fotografias. Impossível que não traduzam o bom que devem ter sabido, as pizzas de que a sua mãe gosta muito.
ResponderEliminarOs desenhos abstractos do seu filho são uma associação feliz ao seu dom para fazer pizzas com um aspecto irresistível.
Um beijo no início de mais um ano letivo e não lectivo:)
Mar
Ilídia,
ResponderEliminarA tua pizza ficou deslumbrante! São tão boas pizzas caseiras :)
Beijinhos
Que bela pizza e desenho do Manel!!!
ResponderEliminarÉ uma casa de artistas!
Beijinhos e até amanhã.
Bem eu não consigo coleccionar os Picassos das minhas. Apenas guardo religiosamente os trabalhos que fazem no colégio, sou uma mãe estranha :) conversa à parte minha querida Ilídia tenho que te dar os parabéns, a tua pizza está de ser lhe "tirar o chapéu". Gostei da ideia do pesto, e, adorei, vou-te copiar a ideia. Boa semana.
ResponderEliminarMuito obrigada a todas pelos elogios à pizza e à obra de arte do meu filho, claro :)
ResponderEliminarBeijinhos
Que pizza tão colorida, alegre e saborosa de certeza. E certeza tenho eu que a tua mãe não te mentiu. Tal como tu não mentes quando avalias os desenhos do teu filhote. Quanto ao teu pai, tenho quase a ceteza que ficou mais caladinho para vos apanhar distraídas e comer mais uma fatiazinha. bjs carla sousa
ResponderEliminarO filho claro ,puxa a mãe, muito talentosa !!! Uma bela duma pizza minha amiga, e ás tuas fotos estão 5 estrelas !!!!!
ResponderEliminarOlá, Carla. Se calhar foi mesmo estratégia do meu pai para comer mais :)
ResponderEliminarObrigada, prima :)
Beijos
Os desenhos dos nossos rebentos são sempre obras de arte para nós. O meu filho não tem alma de artista e o ano passado pintou uma tela na disciplina de EV e quando trouxe para casa só soube lhe deitar defeitos, (talvez conversas de colegas de escola), mas eu achei linda e coloquei no seu quarto num lugar com evidência. Acho que ele reparou que eu tinha achado uma obra de arte e isso noteu no seu rosto. Sei que vivemos num mundo cruel e só tem valor aquele que tem mais jeito, mas para as mães os filhos serão sempre melhores que os outro, pelo menos para mim.
ResponderEliminarAdorei a tua pizza e o molho de pesto que por acaso já tinhamos comentado sobre isso.
E com essa companhia deve ter sabido ainda melhor.
Beijinhos e até amanhã