quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cozinhar com arte

Um livro de receitas ou um livro de arte? Ambas as coisas, este livro da Leonor Sousa Bastos.
Já conhecia o blogue dela há algum tempo. Um blogue fascinante, com receitas maravilhosas, fotografias deliciosas (food porn, segundo um crítico do New York Times), da autoria de Miguel Coelho, e textos curtos, mas plenos de sensibilidade.
Mal soube que do blogue ia resultar um livro, fiquei atenta. Pus-me logo na fila. Comprei-o, mal tive oportunidade. Folheá-lo é como folhear um livro de arte, tal é a beleza das imagens, a começar pela da capa, deliciosamente ambígua. E as receitas não desiludem. São perfeitas. E os textos da Leonor, de uma sensibilidade e ternura imensas: "(...) este livro não poderia ser mais do que um acto de amor. O amor que cria, renova e renasce, o amor em que acredito como condição única de felicidade, verdade legitimadora, impulso vital que me trouxe até aqui e que me vai levando mais além. Este é o convite para um dia especial, um dia ao acaso, um dia tão doce que dispense quaisquer palavras..." (prefácio).
Este bolo foi feito num dia ao acaso, em que recebemos um telefonema da M. e do D. a convidar-nos para jantar. Perfeito, simples, ao lanche, ou acompanhado por uma bola de gelado de baunilha, como sobremesa.








10 comentários:

  1. Eu tenho este livro desde o primeiro dia em que saiu, e digo-te uma coisa coisa não o trocava por nenhum outro,pois é único!!!!!
    Desde o inicio até ao fim a qualidade é tanta quer nas receitas quer nas fotos, que dificil, dificil é escolher uma receita para fazer!!!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei logo de olho nesse bolo quando colocaste aqui a primeira foto. Está mesmo irresistivel. As sobremesas da Leonor são, de facto, fantásticas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto fabuloso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Além do aspecto maravilhoso do bolo não posso deixar passar a oportunidade de dizer que o prato é como o bolo, simples e elegante, e,se não me engano é VA certo? Beijinho

    ResponderEliminar
  5. e é belo bolo sim senhora amiga, têm coisas fantásticas...bjokitas

    ResponderEliminar
  6. Cinha, é, realmente, um livro fantástico. Vê-se que foi feito com amor.

    Carla, obrigada. Este bolo é muito bom. Antes dele, não gostava de banana em bolos. Com ele, converti-me.

    Sandra, obrigada.

    Fraldinha, obrigada, em nome da minha amiga. A foto do bolo partido foi tirado na casa dela. O prato é Vista Alegre, sim.

    Belinha, obrigada.

    Beijos para todas.

    ResponderEliminar
  7. Tenho de ver se consigo folhear esse livrinho. Parece me que tenho mais um livrinho para a minha biblioteca culinária.

    Esse bolinho tá com optima cara!!


    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Olá, Ilídia!Fiquei curiosa, tenho que ver este livro, pois gosto muito do blogue da Leonor! O teu bolo está com um aspecto magnifico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Ilídia,também eu sou uma admiradora da Leonor, penso que nos transmite muito nas suas receitas, é amorosa e cativante, tive oportunidade de ver o lançamento desse livro e fiquei encantada com o seu jeito simples e doce.
    O teu bolo está divino, e sei que mais dia, menos dia terei que o experimentar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Vim cá espreitar a receita. Gostei tanto do bolo que vou ter de fazê-lo :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.