quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um esparregado. Três agradecimentos.



Gosto do hábito rural de os vizinhos e amigos oferecerem um pouco do que têm no seu quintal. Cresci a ver as vizinhas trocarem entre si couves, funcho, salsa, uvas... Ainda hoje adoro quando o meu pai me chega à porta com um ramo de salsa, um caixote de cebolas, ou de batatas. Mais do que pelo valor dos alimentos, gosto do carinho que os acompanha. Desta vez, a minha mãe trouxe-me um saco enorme de espinafres, oferecido por uma amiga. Aproveitei e fiz este esparregado, verde e cremoso. Obrigada, D. Noémia. Estava muito bom.

Aproveito para agradecer à Mariana por ter recomendado o Acre e Doce aos leitores do seu blogue, e, ainda, àqueles que já me visitaram e deixaram os seus simpáticos comentários. Ando bastante ocupada (esta é uma altura do ano crítica para qualquer professor), mas hei de passar pelos vossos blogues para os conhecer. Um beijinho a todas.


Ingredientes (para 4 pessoas):
400 g de espinafres frescos
sal q.b.
2 dentes de alho
30 g de azeite
50 g de farinha
200 g de leite
1 colher de sopa de vinagre.

Preparação:
Colocar no copo os espinafres, a água, o sal e programar 8 minutos, 100 graus, velocidade 1. Escorrê-los bem e reservar.
Colocar no copo os alhos, o azeite e picar 4 segundos, velocidade 5.
De seguida, programar 5 minutos, varoma, velocidade 2.
Adicionar os espinafres e programar 5 minutos, 100 graus, velocidade 2.
Adicionar a farinha, o leite e programar 20 segundos, velocidade 7.
Programar mais 7 minutos, 100 graus, velocidade 2.
Bater alguns segundos na velocidade 5 para homogeneizar o esparregado até à consistência desejada. Temperar com o vinagre.


Fonte: Livro base da Bimby

7 comentários:

  1. Sabes , começei a gostar de esparregado há mesmo muito pouco tempo e cada vez gosto mais.

    Boa sugestão!!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. À medida que fui crescendo o meu paladar foi-se adaptando a certas coisas. Se havia coisas que detestava, adoro-as agora. O esparregado é uma delas, como-o com tudo. Então quando é assim, com ingredientes caseiros, melhor ainda.
    Também cresci habituada a ver isso e é das coisas que mais tenho saudades quando penso no meu Pico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estamos viradas para os legumes... o teu esparregado ficou com uma cor linda, bem apetitoso!
    Ainda há vizinhos bondosos hoje em dia que gostam de oferecer aquilo que têm e dão com muito sentimento. No fds passado tambem tive uma oferta parecida, foi um saco de favas e um molho de nabos do quintal do meu cunhado e eu adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de esparregado.
    O que mostras tem uma cor mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  5. Aprendi a gostar de esparregado desde cedo, era um acompanhamento que em casa dos meus se fazia com muita frequência, trouxe o hábito comigo e já passei aos meus filhos;) é mesmo bom!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. A mim não precisavas agradecer fiz com carinho e porque acho que mereces a recomendação, o que é bom e de qualidade merece ser divulgado, já agora aproveito para dizer que o esparregado é dos meus acompanhamentos preferidos com peixe frito SIMPLESMENTE ADOROOO!!!

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. Adoro esparregado. Não tenho Bimbi, mas, agora que passei por aqui, decidi fazê-lo um dia destes. À maneira antiga, claro. Dá mais trabalho, mas fica bom na mesma.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.