segunda-feira, 25 de abril de 2011

Creme de alho francês, courgette e lentilhas verdes

Depois de períodos de excessos, entro sempre numa época de remissão, como que a purificar-me dos pecados cometidos. O meu jejum agora é que vai começar. Assim, depois do bolo de ontem, hoje a receita só poderia ser saudável e pouco calórica. Um creme aveludado, que soube muito bem. Para comer sem culpas.

Ingredientes:
2 alhos franceses (a parte branca)
1 cebola média
150 g de lentilhas verdes (ou de outra cor qualquer)
1 courgette (por descascar)
1 batata grande
30 g de azeite
água q.b.
sal q.b.

Preparação:
No copo da Bimby, coloquei os alhos franceses, a cebola e o azeite e piquei 5 segundos, na velocidade 5. Fiz descer os resíduos das paredes do copo e programei 5 minutos, 100 graus, velocidade 1. Juntei a batata, a courgette e as lentilhas. Coloquei água, a cobrir os legumes (é preferível pôr pouca e acrescentar depois, se for necessário), temperei com sal, coloquei a varoma com brócolos (aproveito para cozer legumes, a vapor, enquanto faço as sopas) e programei 25 minutos, temperatura varoma, velocidade 1. No fim, triturei, na velocidade 7, até a sopa estar bem cremosa. Simples, saborosa, e nutritiva.

6 comentários:

  1. Ilídia,
    Que delicia de sopa... Realmente e' uma oprima ideia de desintoxicar o nosso metabolismo dos excessos do pecado da gula : ) Bem saudável e com um aspecto maravilhoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mesmo o que precisava depois desta quadra festiva.Já ontem fui ao VIII festival de sopas que ocorreu em Centro Cultural de São Bento, ilha Terceira. Experimentei cada sopinha deliciosa.No paladar ficou-me uma sopa de peixe, uma sopa de funcho e um creme de alface gourmet.Tudo acompanhado com chás. O chá de ananás e salva era muito reconfortante. Nunca pensei que tantos restaurantes e até particulares participassem.
    Vivam as sopas!!!
    Bjs Patrícia

    ResponderEliminar
  3. a aparência está muito boa. deu vontade. boa semana

    ResponderEliminar
  4. Esta é das boas, pouca batata e lentilhas :)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Helena, quem não tem Bimby faz no tacho. Pica o alho francês e a cebola e refoga-os no azeite. Depois, junta as lentilhas, as courgettes e as batatas, cobre com água e deixa cozer. No fim, passa com a varinha mágica.

      Volte sempre.

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.