domingo, 11 de setembro de 2016

Setembro. E uma receita de lulas.

Setembro chegou, com a sua luz e doçura especiais. Damos as boas-vindas às beladonas, ainda de olho nas coisas de verão. Voltámos ao trabalho e, não tarda nada, o Manuel regressa à escola. Aí sim, começam as rotinas a sério. Tentamos esticar o verão o mais possível. Se o tempo o permite, um mergulho ao final da tarde. Depois, jantar no jardim. Os gatos aproveitam para passear muito e para se rebolarem na relva. No inverno, hão de preferir esticar-se nos sofás. A horta anda abandonada. Quando colho o pouco que resta, fico triste por ver a invasão da junça e das beldroegas. Mas tem-me apetecido outras coisas. Praia e livros. 
Os livros escolares começam a misturar-se com os outros. A tetralogia da Elena Ferrante está quase no fim. Vou ter saudades daquela gente. Bem que andava meio mundo apaixonado por estes livros. Impossível não gostar, parece-me. Livros destes são raros. 
As refeições são simples, com muitos grelhados, pensados quase na hora. Daí a escassez de receitas novas por estes lados. Ainda assim, de vez em quando apetece-me experimentar uma coisa diferente. Desta vez, uma massa, com sabores e cheiros de verão. 








Espaguete com lulas 
alcaparras e azeitonas
(Adaptada de Nigellissima, de Nigella Lawson)



Ingredientes para quatro pessoas:
3 colheres de sopa de azeite
1 chalota, descascada e picada
sal a gosto
1 dente de alho, descascado
3 colheres de sopa de salsa fresca picada, mais um pouco para servir
1/2 colher de chá de flocos de malagueta seca
1 lata de 400 g de tomate em pedaços
125 ml de vinho branco seco
300 g de esparguete
450 g de lulas limpas, cortadas em anéis
azeitonas e alcaparras a gosto (opcional)


Preparação:
Começar por pôr a água ao lume para cozer a massa, numa panela grande, com água temperada com sal. Quando ferver, juntar o esparguete e cozê-lo al dente, seguindo as instruções da embalagem. Escorrer e reservar 1 chávena de água da cozedura. 
Entretanto, numa panela larga, aquecer o azeite, adicionar a chalota picada e uma pitada de sal. Deixar cozinhar, mexendo sempre, em lume médio, alguns minutos.
Baixar um pouco o lume, adicionar o alho picado (costumo usar um esmagador - é bem mais prático), as 3 colheres de salsa e os flocos de malagueta. Mexer cerca de 30 segundos e juntar a lata de tomate.
Juntar o vinho, deixar ferver, baixar o lume e deixar engrossar, em lume brando, cerca de 10 minutos.
Adicionar as lulas e, quando o molho tornar a ferver, elas devem estar tenras e bem cozinhadas (costumo verificar com um garfo, só para ter a certeza). Juntar 2 colheres de sopa da água da cozedura ao molho, as alcaparras e as azeitonas e, finalmente, o esparguete. Se for necessário, pode juntar-se mais alguma água da cozedura. Polvilhar com mais um pouco de salsa no momento de servir.


Continuação de bom domingo! Terceirenses, aproveitem bem a tolerância de ponto de amanhã ;)





6 comentários:

  1. Querida Ilídia,
    setembro é o mês de retomar as rotinas. Não tem que ser doloroso... e se houver comidinha ainda com sabor a verão, então não custa mesmo nada.
    Meio mundo ficou «agarrado» à Ferrante, não? Entretanto também já li «Crónicas do mal de amor» que reúne as três primeiras novelas que escreveu. Gostei sobretudo do «Dias de Abandono».
    Regressei das férias com vontade de fazer um upgrade no blog e criar uma conta no instagram. Um dia ainda me rendo ao facebook :))))))
    Dias bons para ti e para os teus
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Guida,

      este ano as minhas rotinas têm sido diferentes. Bem mais trabalhosas do que o habitual. Projetos novos que requerem muita dedicação. Temos de falar qualquer dia ;)
      Acabei hoje a saga da Ferrante. Sinto-me meia enlutada. Vou sentir falta daquela gente, daquele bairro. Que história bem escrita! Quero ler os outros também.
      Muito bem! Estou a ver que as férias te inspiraram! Que bom!

      Beijos para vocês,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Setembro é o mês dos regressos.
    Engraçada, esta receita. Eu não sou muito de comprar lulas mas estavam em promoção no continente e trouxe um saco de 1 kg :)
    Fiz um refogado com tomate da orta e cebolas e juntei as lulas. Credo aquilo reduzio tanto de tamanho...bom mas adiante. numa refeição fiz batatas cozidas e ontem á noite fiz esparguete, e juntei. Claro que a minha filha disse logo: Oh mãe lulas com esparguete?? Onde è que tu viste isto?? Hoje vou-lhe mostrar qeu afinal lulas e esparguete é um prato que não foi "inventado" por mim. Alcaparras nunca provei. Quem sabe a próxima receita de lulas cá por casa seja esta. obrigada. Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha feito lulas com massa, acho. Mas gostei. Muito de verão :)
      Experimente a receita. Acho que vai gostar :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Humm... Tem um aspecto formidável. Adoro lulas, uma refeição que me agrada.
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.